sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Palmeiras vence, Kléber põe fim a jejum, mas Vasco se classifica com gol de "Vira-Casaca"

De São Paulo.
26/08/2011.


Jumar fez o gol que deu o passaporte para o Vasco na segunda fase da Copa Sul - Americana (FOTO: Ag. Estado)

Finalmente Kléber pôs fim a sequência de dez jogos sem balançar as redes ontem no Pacaembu. Entretanto, o Vasco saiu com a classificação após fazer um gol fora de casa, na derrota por 3 a 1. Pelo lado mandante, Luan, Kléber e Marcos Assunção marcaram, mas já que é critério de desempate na Copa Sul-Americana, Jumar, que já jogou pela equipe alviverde fez o gol que credenciou o Vasco para a próxima fase. A competição que há um ano sede vaga ao campeão para a disputa da libertadores do ano seguinte acabou para o Palmeiras. Porém, a equipe carioca, por ter ganho a Copa do Brasil, já está garantida na disputa da Libertadores 2012, continua e espera o confronto entre Aurora (BOL) x Nacional (PAR).

A noite de quinta-feira foi diferente. Teve lançamento do novo uniforme com os ídolos do passado, entre eles Edmundo e César Sampaio; Felipão, por protesto contra a arbitragem, assistiu o jogo da arquibancada; Kléber Gladiador revelando que o assunto que gerou repercussão durante a semana que o envolveu é verdade (A maior torcida organizada do Corinthians mostrou uma ficha de sócio do jogador, solicitando à mão, em 2001, a carterinha de torcedor). Em contrapartida, o atleta disse que hoje joga no Palmeiras, e que o mesmo é o seu time de coração. Disse que torcia pelo Corinthians por influência do pai e encerrou dizendo que foi motivo de chacota entre os companheiros e que isso não o incomoda.

No mês de Agosto, o Palmeiras ainda não havia vencido até o confronto de ontem. O time estava em uma sequência de sete jogos sem vitórias, sendo a última no dia 30/07, quando venceu o Atlético-MG por 3 a 2 pelo Campeonato Brasileiro.

Apesar da desclassificação, o Palmeiras sai renovado, sem o incômodo dos jogos sem vitórias. A torcida reconheceu a atuação aguerrida da equipe e mesmo sem a pretensão alcançada, os mais de 10 mil torcedores presentes, aplaudiram os jogadores.

O JOGO

Com o placar de 2 a 0 no primeiro jogo, no dia 11/08 (Relembre aqui o primeiro duelo), o Verdão precisava vencer por diferença igual ou maior de três gols, para se classificar sem a necessidade de pênaltis. Mas com gol inesperado de Jumar, as chances ficaram pequenas e iam diminuindo até acabar no apito final de Hebert Roberto Lopes.



Palmeiras apresenta novo uniforme e Kléber quebra jejum de gols (FOTO: Fabio Braga/ Folhapress)

Com início festivo, apresentação de uniforme que faz alusão à camisa usada da era vitoriosa do Palmeiras, no começo da década de 90, o clima estava propenso a vitória palmeirense. Edmundo que diz ter paixão pelos dois clubes, foi convidado para apresentar a camisa usada durante a partida. Além do "Animal", César Sampaio, Alexandre Rosa e Tonhão, atletas do passado, também estiveram presentes na apresentação. O ex-jogador que atualmente trabalha como comentarista esportivo, também acenou sob forma de agradecimento aos vascaínos que ocupavam uma pequena parte do estádio.

A partida começou eletrizante, com os atacantes palmeirenses chegando com perigo à baliza de Fernando Prass logo aos 4 minutos. Impondo ritmo de jogo forte, o primeiro gol não demorou para sair e após chute de Valdívia e rebatida de Prass, Luan aos 12 minutos completou para o fundo das redes. Os cariocas atacaram apenas uma vez na primeira etapa, em um belo chute de Leandro, que obrigou Marcos a fazer grande defesa.

Ricardo Gomes optou por preservar alguns jogadores e foi a campo com um time misto. Juninho Pernambucano não foi relacionado para partida, assim como outros titulares. O segundo tempo começou da mesma forma que acabou o primeiro, com os mandantes pressionando. E assim, com passe de Luan, Kléber, aos 8 minutos fez o gol que quebrava o tabu de dez jogos sem marcar e que deixava o Palmeiras em condição de classificação nos pênaltis. Contudo, o Vasco precisava de apenas um gol para complicar os palestrinos, e Jumar passou de ex-jogador-chacota para autor de um golaço da intermediária, aos 12 minutos, e garantiu os cariocas na fase internacional. O gol de Marcos Assunção, em cobrança de falta após os 47 minutos não adiantou e mesmo com o placar de 3 a 1 quem comemorou foram os vascaínos.


Marcos nem se mexeu em chute no ângulo de Jumar. (FOTO: Eduardo Viana)

Mesmo sem a classificação, os palmeirenses saíram de campo sob aplausos pelo bom desempenho apresentado. O goleiro Marcos cobrou a mesma conduta dos atletas para os jogos posteriores, e principalmente o do próximo domingo, quando às 16h, Palmeiras e Corinthians se enfrentarão em Presidente Prudente na rodada de superclássicos. O Vasco espera o vencedor do jogo entre os bolivianos do Aurora x Nacional do Paraguai que ainda jogarão os dois jogos, o primeiro em Assunção no Paraguai dia 30/08 e o segundo dia 29/09 em na cidade boliviana de Cochabamba. Pelo Campeonato Brasileiro, o Vasco joga contra o Flamengo no Engenhão no mesmo dia e horário de Palmeiras x Corinthians.


PALMEIRAS 3 x 1 VASCO


PALMEIRAS: 12. Marcos, 2. Cicinho, 4. Thiago Heleno, 3. Henrique e 6. Gabriel Silva (24. Patrik); 23. Chico , 20. Marcos Assunção e 10. Valdivia; 11. Luan, 7. Maikon Leite (9. Vinícius) e 25. Kléber.

VASCO: 1. Fernando Prass, 2. Allan, 3. Renato Silva, 4. Dedé e 15. Márcio Careca; 18. Jumar(21. Fellipe Bastos), 5. Rômulo, 16. Bernardo (13. Victor Ramos) e 10. Diego Souza; 19. Leandro (23. Fagner) e 11. Élton.

Gols

Palmeiras: Luan – 12 min 1º T, Kléber – 8 min 2ºT e Marcos Assunção – 47 min 2ºT;
Vasco: Jumar – 12 min 2º T.
Cartões Amarelos
Palmeiras: Chico, Maikon Leite e Gabriel Silva;
Vasco: Renato Silva e Allan.

Data: 25/08/2011 - 20h15

Local: São Paulo – Pacaembu

Árbitro: Hebert Roberto Lopes (PR - FIFA)

Assistentes: Roberto Braatz (PR - FIFA) e Carlos Berkenbrock (PR - FIFA)

Renda e Público: R$ 291.048,00/10.497 pessoas

0 comentários :

Postar um comentário