quinta-feira, 18 de julho de 2013

O algoz ataca novamente

Classificado como primeiro do Grupo A, Brasil é derrotado pela Rússia, atual campeã olímpica, na fase final da Liga Mundial

De Aracaju.
Por Helena Sader. 

18/07/2013 - A Liga Mundial de Vôlei entrou em outra fase na última quarta-feira (17). Agora na competição, restam apenas seis equipes, que buscam sua vaga entre as quatro da semifinal. Depois de garantir a classificação como líder do grupo A na primeira fase, o Brasil enfrentou a Rússia, classificada do grupo B. E, assim como na final olímpica de 2012, a equipe verde amarela caiu diante dos russos pelo placar de 3 sets a 2 (17/25, 25/23, 25/22, 19/25 e 11/25). A partida foi realizada no ginásio Islas Malvinas, em Mar del Plata, na Argentina.

Com o resultado obtido, a Rússia garantiu dois pontos; o Brasil, um. A próxima partida dos brasileiros será sexta-feira (19), no mesmo local, às 16h30. O adversário da vez é o Canadá. Caso vença por 3 a 0 ou 3 a 1, o Brasil se classifica para as semifinais, mas o Canadá ainda estreia no torneio, hoje, contra a Rússia.

O grande destaque da partida foi o atacante russo Pavlov. O jogador foi o maior pontuador da partida, com 27 acertos. Pelo Brasil, o oposto Wallace, o ponteiro Lucarelli e o central Lucão foram os jogadores que mais marcaram. Cada um teve 13 pontos.

Brasil para na Rússia pela primeira partida da fase final da Liga.
(Foto: Divulgação/FIVB)

O jogo

A Rússia foi melhor durante todo o primeiro set. Muito desatento, o time brasileiro exagerou nos erros de contra-ataques. E com o “vilão” da final da Olimpíada, Murserskiy, de 2,18m, a Rússia aproveitava das falhas do Brasil para pontuar. A equipe europeia chegou a colocar uma vantagem de seis pontos para cima dos brasileiros. O técnico Bernardinho até pediu tempo, mas não adiantou: 25/17 para a Rússia.

Na segunda parcial, o jogo esteve mais equilibrado. O Brasil entrou mais concentrado. E com a categoria de Lucão foi que a vantagem brasileira apareceu. O central teve boa passagem pelo saque e colocou o Brasil na frente com 9/6. Confortável no placar, o Brasil cresceu na partida e aumentou no marcador para 13/8. Os adversários melhoraram no saque, reduziram a vantagem e encostaram no placar. Foi a vez de outro central entrar com tudo no saque: Éder. Dessa forma, o Brasil fechou o segundo set: 25/23.

A Rússia saiu à frente no terceiro set. Firme, o time brasileiro reagiu bem e o bloqueio ajudou. Lucarelli e Lucão apareceram bem no jogo e o Brasil abriu quatro pontos de vantagem no marcador. A Rússia voltou a equilibrar, mas o Brasil seguiu melhor até o final da parcial: 25/22.

Depois da virada nos sets, a Rússia queria mostrar competência e levar a partida ao tie-break. E conseguiram. Brasil repetiu as falhas do primeiro set e os russos não perdoaram. A vantagem russa chegou a oito pontos. Por fim, a partida foi levada ao quinto e curto set, pela vitória dos europeus por 25/19.

No set decisivo, o Brasil começou melhor e fez 2/0. A Rússia conseguiu virar o placar. Na virada de quadra, os russos tinham 8/6. Os brasileiros correram atrás e empataram a partida. Com Éder no bloqueio, os brasileiros passaram à frente. O final do set foi ponto a ponto, até que a Rússia ficou em vantagem e a levou até o final: 15/11.

EQUIPES

BRASIL – Bruno, Vissotto, Eder, Lucão, Dante e Lucarelli. Líbero – Mário Jr.
Entraram – Wallace, William, Isac, Lipe e Maurício Borges
Técnico: Bernardinho

RÚSSIA – Makarov, Apalikov, Sivozhelez, Pavlov, Spiridonov e Muserskiy. Líbero - Verbov
Entraram – Mikhaylov, Grankin, Zhilin e Ashchev
Técnico: Andrey Voronkov

Confira a ficha completa do jogo.

0 comentários :

Postar um comentário