Brasileiro número 1 do mundo vence segundo desafio no Australian Open ao lado do croata Ivan Dodig; entre os favoritos em simples, nenhuma surpresa
De Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.
22/01/2015 - O quinto dia de disputas no Australian Open, o primeiro Grand Slam de tênis do ano, não teve surpresas entre os favoritos. Novak Djokovic, Serena Williams, Roger Federer, Agnieszka Radwanska e Maria Sharapova, entre outros nomes, saíram vencedores em seus confrontos de terceira rodada e garantiram o lugar nas oitavas. Entre os brasileiros, uma eliminação e uma classificação: Thomaz Bellucci e Marcelo Demoliner pararam na segunda rodada das duplas, enquanto o número 1 Marcelo Melo e o croata Ivan Dodig garantiram seu lugar nas oitavas.
Djokovic no abraço em Andreas Seppi, adversário desta terceira rodada.
(Foto: Jason Lockett/Tennis Australia/Divulgação Australian Open)
Os dois líderes do ranking jogaram na faixa noturna em Melbourne, no mesmo horário. Na Rod Laver, a quadra principal, Serena Williams teve total tranquilidade para bater a jovem Daria Kasatkina (69ª do mundo), de apenas 18 anos, com duplo 6/1, em apenas 44 minutos. A número 1 do mundo cravou seu lugar nas oitavas, onde enfrentará com a russa Margarita Gasparyan (58ª), que eliminou a cazaque Yulia Putintseva (76ª), com 6/3 e 6/4.
Enquanto isso, na Margaret Court, Novak Djokovic jogava contra o italiano Andreas Seppi, cabeça de chave 28. Djoko teve um pouco mais de dificuldade, mas também passou sem perder sets: 6/1, 7/5 e 7/6 (6). O duelo das oitavas de final será complicado: contra o francês Gilles Simon, cabeça de chave 14.
Sharapova tem agora 600 vitórias na carreira, além de 144 derrotas.
(Foto: Ben Solomon/Tennis Australia/Australian Open)
Sharapova 600
Antes disso, outros favoritos já haviam garantido seu lugar nas oitavas. Cabeça de chave 4, a polonesa Agnieszka Radwanska passou com tranquilidade pela portorriquenha Monica Puig (52ª), com 6/4 e 6/0. Aga terá pela frente a alemã Anna-Lena Friedsam (82ª), que bateu a italiana Roberta Vinci (cabeça 13), atual vice-campeã do US Open.
Já a russa Maria Sharapova, cabeça de chave 5, eliminou a americana Lauren Davis (103ª), mas teve que jogar três sets para chegar a 600 vitórias na carreira: 6/1, 6/7 (5) e 6/0. A próxima rodada terá Sharapova contra Belinda Bencic (cabeça de chave 12), que eliminou a ucraniana Kateryna Bondarenko (92ª). Se Sharapova avançar e Serena Williams também, as duas se enfrentarão nas quartas de final.
Federer 300
No masculino, Roger Federer precisou de quatro sets para eliminar o búlgaro Grigor Dimitrov, cabeça de chave 27. O número 3 do mundo venceu por 3 sets a 1, com parciais de 6/4, 3/6, 6/1 e 6/4, chegando a 300 vitórias em Grand Slams, ficando atrás apenas de Martina Navratilova (306). Já se passaram 16 anos desde a primeira vitória do suíço em um dos quatro grandes torneios, conquistada no próprio Australian Open, em 2000, contra Michael Chang. Nas oitavas, Federer terá um interessante desafio contra o belga David Goffin (cabeça de chave 15), que eliminou o austríaco Dominic Thiem (19).
Também entre os homens, Tomas Berdych (cabeça de chave 6), Kei Nishikori (7) e Jo-Wilfried Tsonga (9) seguem. Berdych bateu o australiano Nick Kyrgios (29): 6/3, 6/4, 1/6 e 6/4; Nishikori passou pelo espanhol Guillermo Garcia-Lopez (26): 7/5, 2/6, 6/3 e 6/4; e Tsonga passou pelo compatriota Pierre-Hugues Herbert (167º): 6/4, 7/6 (7), 7/6 (4). A próxima rodada reserva o bom encontro entre Tsonga e Nishikori e entre Berdych e Roberto Bautista Agut (24), que desbancou Marin Cilic (12).
Federer chegou a 300 vitórias em Grand Slams.
(Foto: Ben Solomon/Tennis Australia/Australian Open)
Marcelo Melo segue
A chuva em Melbourne fez Marcelo Melo e Ivan Dodig esperarem mais sete horas do que o previsto para entrarem em quadra pela segunda rodada. Contra os americanos Austin Krajicek e Donald Young, os campeões do último Roland Garros não deram chances ao azar e jogaram como a segunda melhor parceria do torneio: 6/2 e 6/3. Nas oitavas, o desafio sairá do vencedor do duelo entre Pablo Cuevas/Marcel Granollers e Mikhail Elgin/Matwe Middelkoop.
Já Thomaz Bellucci e Marcelo Demoliner não tiveram a mesma sorte. Contra o filipino Treat Huey e o bielorrusso Max Mirnyi, os brasileiros até venceram o primeiro set por 7/5, mas perderam os dois últimos por 7/6 (2) e 6/4, parando na segunda rodada.
Quem também jogaria nesta sexta (22) seria Bruno Soares, estreando nas duplas mistas ao lado da russa Elena Vesnina. Porém, devido à chuva, o duelo contra a chinesa Saisai Zheng e o coreano Hyeon Chuna foi cancelado.
Dia 6

Na faixa noturna (a partir das 6h de Brasília), Madison Keys (15) joga contra Ana Ivanovic (20) e Bernard Tomic (16) enfrenta John Millman (95º) na Rod Laver; na Margaret Court, Andy Murray (2) será desafiado pelo português João Sousa (32) e Varvara Lepchenko (51ª) enfrenta Shuai Zhang (133ª).
O único brasileiro em quadra será Bruno Soares, ao lado de Jamie Murray. Os dois enfrentam os poloneses Mariusz Fyrstenberg e Jerzy Janowicz, pela segunda rodada das duplas.
Clique e confira todos os resultados do quinto dia.
Confira o cronograma completo de jogos.
0 comentários :
Postar um comentário