quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Cariocas vivem noite mágica na Copa do Brasil

Botafogo e Flamengo garantem vaga nas quartas de forma dramática. Mengão tirou o Coritiba nos pênaltis; Botafogo marcou contra o Ceará no último minuto



De Belo Horizonte.
Por Vinícius Silveira.

04/09/2014 - Ultimamente, as quartas-feiras têm sido extremamente empolgantes para os torcedores de futebol do Brasil. Essa quarta (3) foi especial para os torcedores cariocas. Em situações adversas na Copa do Brasil, após derrotas nos jogos de ida, Botafogo e Flamengo não tinham o melhor dos cenários. O Fogão precisava ir ao Ceará após perder em casa por 2 a 1. Já o Flamengo queria mais: reverter um 3 a 0 que levou do Coritiba na capital paranaense. Mas, no fim das contas, tudo deu certo, de modos diferentes.

Foto: Botafogo/Divulgação

No Ceará, um daqueles jogos em que todos os ingredientes foram colocados em prática e resultaram em jogo épico. No Castelão, em Fortaleza, teve polêmica, nervos à flor da pele, e claro, gols, muitos gols. O Botafogo viu a classificação para as quartas de final passar longe, mas com dois tentos nos acréscimos e após um apagão no estádio, a Estrela Solitária reluziu com a força dos velhos tempos botafoguenses e o time carioca venceu o Ceará, de virada, por 4 a 3, com dois gols já além do tempo regulamentar. Na primeira partida, o Vovô havia vencido no Maracanã por 2 a 1. No agregado, deu 5 a 5, com o Fogão avançando por ter marcado mais vezes fora de casa.

Com o resultado, o Botafogo pega o Santos, que teve a passagem carimbada após a eliminação do Grêmio no STJD devido aos casos de racismo contra o goleiro Aranha. As datas e mandos de campo serão definidos na sexta-feira (5), às 14h, na sede da CBF, onde o sorteio será realizado.

No Castelão...

O primeiro tempo teve emoções para dar e vender desde o primeiro minuto: muita catimba, ânimos exaltados e bom futebol. Aos 14 minutos, Edilson bateu colocado, com estilo, para o fundo do gol do goleiro Jaílson. O resultado ainda dava a classificação ao Ceará, que se postava em campo de maneira defensiva, apostando nos contra-ataques, mas após a abertura do marcador pelo time carioca, o Vovô saiu em busca do ataque.

Após os 20 minutos, só deu Ceará no jogo e o resultado foi imediato. Bill empatou a partida após cruzamento de Magno Alves. Seis minutos depois, Yuri Mamute, que entrou em lugar de Daniel, lesionado, cometeu pênalti no rápido lateral esquerdo Vicente. Na batida, o "Magnata" Magno Alves não perdoou o goleiro Andrey e virou o placar para 2 a 1. Após a virada, o Vovô cometeu o mesmo erro que o Botafogo protagonizou anteriormente. O acomodamento dentro do jogo foi fatal. Aos 46, Yuri Mamute empatou após belo cruzamento de Edilson: 2 a 2.

No segundo tempo, a partida reservava mais emoções. O Ceará chegou a desempatar o jogo com Magno Alves, mas a arbitragem marcou impedimento equivocadamente. Após o lance, uma queda de energia elétrica deixou o Estádio Castelão com a bola parada durante 22 minutos. Na volta, os dois times pareciam não se entregar e fizeram um jogo eletrizante. Aos 30, o goleiro Andrey deu um presente para Bill desempatar e trazer alegria ao torcedor cearense: 3 a 2. Ao Botafogo, restava marcar dois gols.

As mudanças do técnico Vagner Mancini deram um efeito vibrante na equipe. A Estrela Solitária passou a brilhar intensamente, como há muito tempo não acontecia. O tempo era inimigo do Botafogo, mas o time e a torcida botafoguense acreditam até o fim. A fé teve um reflexo direto na reação e ela começou a mostrar sua força aos 49 minutos, quando Ramirez aproveitou o chute de Wallyson para empatar: 3 a 3. Um minuto depois, já após o tempo regulamentar, foi a vez de André Bahia tirar proveito do apagão cearense e virar o placar: 4 a 3. A festa do alvinegro de General Severiano vai perdurar por pelo menos uma semana.

Paulo Victor, um dos heróis da classificação, vibra.
(Foto: Flamengo/Divulgação)

Valeu a pena acreditar

O Flamengo também arrancou uma classificação impressionante no Maracanã. Após perder o primeiro jogo por 3 a 0 para o Coritiba, o rubro-negro devolveu o marcador para cima do Coxa-Branca. A abertura do placar foi ao fim do primeiro tempo, aos 48, em gol de pênalti (duvidoso) do atacante Alecsandro. A cena se repetiu aos 11 da etapa final, quando o centroavante deixou mais um também cobrando penalidade inexistente. Pressionando e acreditando até o fim, Eduardo da Silva marcou o terceiro aos 35 minutos. A equipe carioca tirou da cartola uma reação impossível para muitos, mas perfeitamente possível para os flamenguistas.

Nas cobranças de pênalti, quem entrou em cena foram os goleiros Paulo Victor, do Flamengo, que pegou duas cobranças, e Vanderlei, do Coritiba, que defendeu três cobranças. Contudo, dentro de uma série incrível de penalidades perdidas, o rubro-negro foi mais competente e venceu por 3 a 2, com conversão final de Canteros. Os rubro-negros vão encarar o América-RN, que eliminou o Atlético-PR após fazer 3 a 0 na ida e perder por 2 a 0 fora de casa também nessa quarta.

***

Copa do Brasil - Oitavas: 
Jogos de volta 
Terça (2/9), às 19h30: 
Quarta (3/9), às 19h30: 
Santa Rita 1x2 Cruzeiro (Agregado: 1x7)
Atlético-PR 2x0 América-RN (Agregado: 2x3)
22h: 
Quinta (4/9), às 20h: 
Atlético-MG x Palmeiras (Agregado: 1x0)
Jogo suspenso: 
Santos x Grêmio (Agregado: 2x0 - Grêmio eliminado pelo STJD)

--------------------------------

Cruzamentos das quartas de final:
Santos x Botafogo
Cruzeiro x ABC
Flamengo x América-RN
Atlético-MG ou Palmeiras x Corinthians

0 comentários :

Postar um comentário