quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Mundo do Tênis #12 - Especial US Open: Dia 10

Djokovic e Nishikori avançam em jogaços; Soares novamente é finalista nas duplas mistas e Melo é semifinalista nas masculinas. Veja destaques do 10º dia


De Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.

04/09/2014 - Um grande dia de disputas no US Open, último Grand Slam de tênis da temporada. Durante a tarde dessa quarta-feira (3), brasileiros em ação. Marcelo Melo foi feliz e é semifinalista das duplas masculinas. Bruno Soares, que também jogou as quartas das duplas masculinas, passou novamente à final das duplas mistas e pode repetir o título de 2012. Na chave de simples, destaque para os jogos masculinos e para um grande duelo que vem por aí: Novak Djokovic vs. Kei Nishikori.

O japonês Kei Nishikori, mesmo lutando contra a dor no tornozelo, fez história.
(Foto: Getty Images)

ATP - Masculino

Na chave masculina, dia de grandes jogos. À tarde, no primeiro dos jogos do dia pelas quartas de final, o número 3 da competição, Stanislas Wawrinka, e o número 10, Kei Nishikori, travaram batalha de cinco sets e com 4h15 de duração. E o jogo foi realmente espetacular. Com um trabalho de saque muito bom, Wawrinka compensou os muitos erros não forçados, mas isso não foi suficiente para impedir o histórico triunfo de Nishokori por 3 sets a 2, com parciais de 3/6, 7/5, 7/6 (7), 6/7 (5) e 6/4.

O detalhe é que Nishikori é o primeiro japonês a alcançar uma semifinal de Grand Slam desde 1933, quando Jiro Satoh chegou entre os quatro melhores em Roland Garros e Wimbledon. Na Era Aberta, ele é o primeiro do seu país a alcançar tal feito.

Para seguir fazendo história, Nishikori terá "apenas" o número 1 do mundo pela frente. Em jogo também muito bom e que terminou apenas nesta madrugada, Novak Djokovic derrotou o britânico Andy Murray por 3 sets a 1, com parciais de 7/6 (1), 6/7 (1), 6/2 e 6/4. Murray lutou muito, mas ganhou um fator extra inesperado: dores nas costas. A dificuldade para o saque e para os golpes de direita acabaram minando o jogo do escocês, que vê o sérvio chegar a mais uma semifinal de Slam como favorito.

WTA - Feminino

Entre as mulheres, o dia foi das duas últimas partidas das quartas. A número 1, Serena Williams, parece seguir firme rumo ao sexto título. Williams derrotou a italiana Flavia Pennetta, cabeça de chave 11, sem problemas: 6/3 e 6/2. Já a russa Ekaterina Makarova passou pela bielorrussa Victoria Azarenka, ex-número 1 do mundo e atual 17ª, também em dois sets: 6/4 e 6/2.

Melo e Dodig são semifinalistas das duplas masculinas.
(Foto: Ron Angle/VIPCOMM)

O Brasil no US Open

Temos um finalista na chave de duplas mistas do US Open. E ele é novamente o mineiro Bruno Soares, que conquistou o torneio em 2012 jogando com a russa Ekaterina Makarova. Agora, ao lado da indiana Sania Mirza, Bruno passou pela taiwanesa Yung-Jan Chan e o britânico Ross Hutchins. A vitória foi apertada, por 2 sets a 1, e as parciais foram de 7/5, 4/6 e 10-7. Na decisão, que ainda não tem data e hora confirmadas, Soares e Mirza, dupla número 1 do torneio, jogarão contra a americana Abigail Spears e o mexicano Santiago Gonzalez, que tiraram os americanos Taylor Townsend e Donald Young por 6/3 e 6/4.

Mais cedo, Soares foi eliminado nas quartas do torneio de duplas masculinas. Ao lado do austríaco Alexander Peya, o brasileiro perdeu para os espanhóis Marcel Granollers e Marc Lopez em dois sets: 7/6 (3) e 6/4. Os europeus terão um brasileiro como desafiante nas semifinais. Jogando com o croata Ivan Dodig, o também mineiro Marcelo Melo derrotou os argentinos Carlos Berlocq e Leonardo Mayer por 2 a 1, de virada (3/6, 6/4 e 6/2) e manteve o Brasil vivo.

JUVENIL - Na chave de simples, dia ruim para o Brasil. Rafael Matos foi derrotado pelo americano Stefan Kozlov (4) na segunda rodada do torneio masculino, por 7/6 (2) e 6/4. Já Orlando Luz, o cabeça de chave 2, também não foi bem, parando no alemão Jan Choinski (6/2 e 6/2).

As coisas melhoraram nas duplas. Pela segunda rodada, Rafael Matos e João Menezes passaram pelo japonês Sora Fukuda e o coreano Chan-yeong Oh em grande jogo: 7/6 (13) e 7/6 (4) para os brasileiros. Orlando Luz e Marcelo Zormann também se deram bem: 6/4 e 7/6 (3) sobre os americanos John McNally e Gianni Ross. Do lado feminino, Luisa Stefani e Tami Grende, da Indonésia, tiraram as espanholas Paula Badosa Gibert e Aliona Bolsova Zadoinov por 7/6 (5) e 6/4.

O 11º dia

Nesta quinta-feira, os trabalhos serão abertos com o duelo entre Marcelo Melo e Ivan Dodig contra Marcel Granollers e Marc Lopez a partir das 13h30, na Louis Armstrong. Na quadra principal, destaque para a outra semi das duplas masculinas, entre os irmãos Bob e Mike Bryan e os também americanos Scott Lipsky e Rajeev Ram. Na sequência, Tomas Berdych (6) e Marin Cilic (14) fazem o terceiro duelo das quartas de final, encerradas à noite com o interessante Gael Monfils (20) vs. Roger Federer (2).

O US Open é transmitido para o Brasil pelos canais ESPN e SporTV 2.


A coluna Mundo do Tênis vai ao ar sempre às segundas-feiras, dia de atualização dos rankings, aqui no Boleiros da Arquibancada. Durante o US Open, traremos informações com maior frequência, atualizando sobre os destaques do último Grand Slam do ano.

0 comentários :

Postar um comentário