Suécia derrota Canadá por 8 a 6 e conquista sexto título no Mundial masculino de Curling
De São Paulo.
Por Eduardo do Carmo.
08/04/2013 - A Suécia não tomou conhecimento dos maiores vencedores da história do Mundial masculino de Curling e faturou o hexacampeonato, neste domingo, na cidade de Victoria, no Canadá. Contra a seleção anfitriã, os suecos venceram a decisão por 8 a 6 e quebraram um jejum de oito competições sem títulos. O Canadá, vice-campeão, segue soberano com 34 conquistas ao total.
Suécia derrota a poderosa seleção do Canadá e fatura troféu no mundial masculino de curling.
(Foto: Agência Reuters)
O caneco anterior da Suécia foi conquistado em seus domínios. Em 2004, na cidade de Gävle, os suecos foram os campeões. De 2005 até 2012, o Canadá ficou com o lugar mais alto do pódio em seis oportunidades. As três últimas edições tiveram os canadenses na primeira colocação. Tudo isso e o fator casa deixou a seleção da América do Norte com status de favorita. No entanto, de acordo com os jogos, a Suécia ganhou o seu espaço e chamou a atenção pelas estratégias apresentadas.
Na primeira fase, o Canadá foi apenas o quarto. A Suécia, por sua vez, ficou na segunda colocação, atrás da Escócia. E foi justamente com os escoceses o primeiro desafio na fase final: o playoff. Nele, vitória sueca por 6 a 5. Por ter a melhor campanha, a Escócia aguardou o vencedor do confronto entre Dinamarca (3º) e Canadá (4º) para a disputa das semifinais. Os canadenses bateram os dinamarqueses por 8 a 6. Na semi, nova vitória do Canadá, dessa vez por 6 a 3. Antes da decisão, na disputa pelo terceiro lugar, a Escócia venceu a Dinamarca por 7 a 6 e ficou com o bronze.
A decisão
A decisão
A Suécia sempre esteve no comando do placar na final. Após a disputa do terceiro end, a vantagem já era de três pontos (4 a 1). No quarto end, o Canadá fez dois pontos e encostou. A Suécia, porém, venceu os dois seguintes por 1 a 0. No sétimo, os donos da casa fizeram 1 a 0, mas sofreram 2 a 0 no oitavo. Com 8 a 4, a situação ficou difícil para o Canadá, que ainda fez 2 a 0 no penúltimo end. Já no último, com o martelo a seu favor, a Suécia apenas administrou a vitória.
Federação Mundial anuncia classificados para os Jogos de Inverno
Ainda no domingo, a Federação Mundial de Curling divulgou a lista de classificados para os Jogos Olímpicos de Inverno, em Sochi (Rússia), em 2014. São eles: Canadá, Rússia, Suécia, Grã-Bretanha (por conta da posição da Escócia), Noruega, Dinamarca, China e Suíça. Ainda restam duas vagas que serão disputadas no pré-Olímpico, entre 11 e 15 de dezembro. No masculino, Estados Unidos, Nova Zelândia, República Tcheca, França, Japão, Alemanha, Finlândia e Coreia do Sul brigarão pelas vagas restantes.
Rússia, Suécia, Suíça, Grã-Bretanha, Canadá, Estados Unidos, Dinamarca e Coreia do Sul são as seleções classificadas entre as mulheres. No pré-olímpico, estarão Alemanha, Japão, China, Itália, Letônia, República Tcheca e Noruega.
0 comentários :
Postar um comentário