sexta-feira, 19 de abril de 2013

Dramaticidade e igualdade

Em jogo equilibrado, São José derrota Minas por apenas um ponto e empata a série dos playoffs do NBB em 1 a 1

De São Paulo.
Por Eduardo do Carmo.

19/04/2013 - A série da primeira rodada de playoffs do Novo Basquete Brasil entre São José/Unimed e Icatu/Minas está empatada. Após vitória dos mineiros na primeira partida, em Belo Horizonte, a equipe paulista deu o troco nesta sexta-feira, no ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos. Em duelo decidido apenas na última posse de bola, o São José ficou a maior parte do jogo em desvantagem no placar, mas fechou em 61 a 60. O vencedor deste confronto encara o Unitri/Universo (Uberlândia) nas quartas de final.

Mesmo com dores no tornozelo, o armador Fúlvio (à direita) comandou a vitória do São José 
(Foto: Antonio Basílio/PMSJC)

Por ter feito melhor campanha na fase de classificação, o São José terá mais uma partida em casa, neste sábado (20), às 18h. Na segunda-feira (22), às 20h, a Arena Vivo, em Minas Gerais, recebe o jogo 4. Se necessário, a quinta partida volta para o ginásio Lineu de Moura, na quinta-feira, dia 25, às 20h.

O ala Dedé (com dores no joelho) foi o desfalque do São José. Fúlvio era dúvida até momentos antes do início do confronto. O armador torceu o tornozelo em Belo Horizonte, mas foi para esta partida. O ídolo da torcida joseense, mesmo com fortes dores, foi o cestinha com 16 pontos. Fúlvio ainda pegou sete rebotes e deu sete assistências. Com 13 pontos e 17 rebotes, o pivô Murilo também foi essencial para a vitória dos mandantes.

Pelo Minas, o ala Renato Lamas sofreu contusão nas costas e não participou do jogo. O maior pontuador dos visitantes foi o ala/armador Betinho com 14. Mineiro e Beal fizeram 12 pontos cada. Com dez pontos, seis rebotes e quatro assistências, o armador Borders foi outro destaque da equipe mineira.

Quando a bola subiu...

O Minas começou bem e abriu 5 a 0 no marcador. O armador Fúlvio fez os primeiros pontos do São José. Foram duas bolas certeiras da zona de três. A equipe visitante, porém, seguiu na liderança do placar: 11 a 6. Faltando pouco mais de cinco minutos, o técnico do time mandante, Régis Marrelli, solicitou tempo técnico. Na volta, os joseenses seguiram com mau aproveitamento e o time mineiro colocou 16 a 6.

Após a distância imposta pelo adversário, o São José cresceu, anotou sete pontos seguidos e forçou tempo técnico do Minas. No momento em que a partida recomeçou, o time da casa recuperou a posse de bola. No ataque, Fúlvio acertou mais um arremesso de três e deixou tudo igual: 16 a 16. Ao final do primeiro quarto, virada do São José: 21 a 20.

No segundo período, o São José controlou o jogo, fez um bom trabalho defensivo e, faltando pouco mais de quatro minutos para o fim, abriu 11 pontos: 33 a 22. O Minas se recuperou nos minutos finais e encostou no placar: 37 a 34.

Após o intervalo, a equipe de Minas Gerais manteve a recuperação e virou para 46 a 40. O São José deixou muito espaço em sua defesa, mas o Minas passou a errar os seus ataques. Com isso, a equipe da casa entrou no jogo novamente e encostou. O Minas levou vantagem de dois pontos (51 a 49) para os últimos dez minutos.

Muitos erros do São José marcaram o início do quarto período. Restando seis minutos, o Minas tinha parcial de 7 a 2 no quarto e 58 a 51 na partida. O time do interior paulista aproveitou dois vacilos dos mineiros e diminuiu o prejuízo para apenas três pontos: 60 a 57.

Após quatro minutos sem pontuação, a disputa pela posse de bola ficou intensa e o nervosismo atrapalhou as duas equipes em diversos lances. São José conseguiu dois pontos (60 a 59) e o placar não mudou por quatro minutos. Faltando 15 segundos, o Minas teve dois lances livres, mas Betinho errou as duas oportunidades. Na sequência, com apenas dois segundos, o São José teve dois lances livres. Antes, porém, o ala/armador Laws (São José) claramente andou com a bola, mas a arbitragem não marcou nada. O armador Fúlvio converteu os dois lances e colocou os joseenses na frente: 61 a 60. Na última posse de bola, o Minas não pontuou e o São José faturou a vitória de forma dramática.


Ficha do jogo:

São José/Unimed 61x60 Icatu/Minas
1º tempo: 37x34 (21x20 e 16x14)
2º tempo: 24x26 (12x17 e 12x09)

SÃO JOSÉ:
Começaram: Fúlvio (16), Laws (5 pontos), Luiz Felipe (3), Jefferson (10) e Murilo (13).
Entraram: Chico (6), Deivisson (4), Calvo (4) e Ícaro (0).
Técnico: Régis Marrelli

MINAS:
Começaram: Borders (10), Beal (12), Betinho (14), Douglas Nunes (5) e Mineiro (12).
Entraram: Danilo Fuzaro (2), Coelho (0) e Crosby (5).
Técnico: Raul Togni Filho

Local: Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP).

0 comentários :

Postar um comentário