segunda-feira, 25 de março de 2013

Finalmente 16

Basquete universitário chega às semifinais de conferência; dezesseis times lutam pelas quatro vagas do Final Four

De Aracaju.
Por Henrique Ferreira.

25/03/2013 - Nos EUA, o "Sweet Sixteen" é o dia mais esperado de toda garota. Mas, para alguns americanos que já passaram dessa idade, existe outro Sweet Sixteen importante. É a reta final do basquete universitário da NCAA, onde os dezesseis melhores times do país batalham pelo título de suas regiões e uma chance de chegar ao Final Four, a final nacional. Confira como anda a situação do bracket:

MIDWEST
Os grandes favoritos de Louisville chegaram tranquilamente às semifinais regionais. Atropelaram North Carolina A&T (79 a 48) e Colorado State (82 a 56). Duke e Michigan State também cumpriram o esperado, passando por Albany e Creighton - no caso de Duke -, e Valparaiso e Memphis - no caso de Michigan State -, e agora se enfrentam. A grande surpresa é Oregon, que já tinha vencido a conferência sobre a favorita UCLA, eliminou os também favoritos Oklahoma State e Saint Louis e agora vai para o seu grande desafio, surpreender os Louisville Cardinals.

SOUTH
Kansas, principal postulante ao título regional, chegou sem problemas às semifinais, passando por Western Kentucky e North Carolina e agora enfrenta a boa Michigan, que bateu South Dakota State e surpreendeu ao atropelar a Virginia Commonwealth, de nível similar. Do outro lado Florida, que também tem chances de título regional, passou por Northwestern e Minnesota, e vai enfrentar sua surpreendente vizinha Florida Gulf Coast, grande zebra da NCAA ao passar por Georgetown e San Diego State.

WEST
Os críticos de Gonzaga mostraram que tinham razão. A melhor campanha da temporada regular da NCAA não bastou para o time da costa, surpreendido por Wichita State, que também eliminou Pittsburgh. Maior surpresa que Wichita, é seu adversário La Salle, que veio do pré-bracket e venceu apertado Kansas State e Mississipi. Do outro lado, Ohio State quer aproveitar a falha de Gonzaga, e após passar por Iona e Iowa State, enfrenta Arizona, que foi beneficiada pelo chaveamento, passando por Belmont e Harvard.

EAST
A região leste não deu chane para surpresas. Indiana, Miami, Marquette e Syracuse são realmente as melhores universidades e chegam forte nas semifinais regionais. Indiana, favorita, passou por James Madison e Temple, e agora tem Syracuse pela frente, que passou por Montana e California. Do outro lado, Marquette vem de duas guerras contra Davidson e Butler, já Miami não teve muita dificuldade contra Pacific e Illinois.

O NCAA Sweet Sixteen será disputado nos dias 28 a 29 deste mês. As finais, conhecidas como Elite Eight, são disputadas nos dias seguintes (30 e 31). O March Madness termina com os campeões regionais, que vão nos dias 6 e 8 de abril disputar o Final Four, pelo título de basquete universitário nacional.

0 comentários :

Postar um comentário