segunda-feira, 1 de outubro de 2012

"Curiosidades do mundo da bola": Campeonato Francês

De Belo Horizonte.
Por Rafael Lopes.


01/10/12 - Olá, amigos! Chegamos com a terceira edição do "Curiosidades do mundo da bola", aqui no BOLEIROS DA ARQUIBANCADA. Como vocês já puderam conferir, na primeira semana trouxemos as curiosidades sobre o Campeonato Inglês e, na segunda semana, o papo foi sobre o Campeonato Alemão. Hoje, faremos uma viagem até a França. 



O Campeonato Francês de futebol é disputado desde 1893, com 119 edições até a temporada 2012. Os times que mais se sagraram campeões foram o Saint-Étienne e o Olympique de Merseille, cada um com 10 títulos. E o time que mais vezes disputou a primeira divisão foi o Sochaux: 65 vezes no total. Em toda a história da França apenas duas equipes conquistaram um Campeonato Europeu: o Paris Saint-Germain, com a Copa da UEFA de 1995-1996, e o Olympique de Merseille, com a Champions League de 1992-1993. O Campeonato Francês também conta com um time de Mônaco, o AS Mônaco, que inclusive conquistou o título por sete vezes.

O primeiro Campeonato Francês aconteceu em 1893, e foi organizado pela USFSA (Union des Sociétés Françaises de Sports Athlétiques – União das Sociedades Francesas de Esportes Atléticos) sob o nome de USFSA Football Championship. O torneio era extremamente curto e consagrou o campeão com apenas duas partidas. Isso porque o International Athletic Club desistiu de jogar a primeira fase. No final do campeonato, o Standard Athletic Club conquistou o título, após vencer a segunda partida contra o White Rovers por 2 a 0 (houve a segunda partida porque a primeira terminou com um empate por 2 a 2).
Atual escudo do Standard Atheletic Club, campeão francês de 1893.


A era do amadorismo no futebol francês terminou em 1932-1933, quando foi disputado o primeiro Campeonato Francês profissional. O torneio foi dividido em dois grupos, chamados A e B, no qual a final era disputada pelo vencedor de cada chave. No grupo A, o Olympique Lillois ficou com a primeira posição, enquanto no Grupo B o vencedor foi o FC Antibes. Porém, o Antibes foi acusado de suborno e perdeu o direito de disputar a final, dando a chance para o AS Cannes (segundo colocado no grupo) disputá-la. Na final, o AS Cannes acabou derrotado por 4 a 3 pelo Olympique Lillois, que se consagrou campeão.

Logo na temporada 1933-1934, a fórmula do campeonato foi modificada, sendo disputado integralmente por pontos corridos. E o time que conquistou o título foi o FC Sète, com 34 pontos, apenas um ponto na frente do segundo colocado, o SC Fives. O torneio contava com apenas 14 times, e o Sète venceu 14 partidas, empatou seis e perdeu seis, em 26 partidas. Lembrando que naquela época a vitória valia apenas dois pontos, o empate um e a derrota não somava pontos.

Finalmente, em 2002-2003, o Campeonato Francês passou a ser chamado de Ligue 1. E o campeão foi o Olympique Lyonnais, o Lyon, que já havia vencido no ano anterior e ainda venceria outros cinco de maneira consecutiva, somando a maior sequência de títulos da história do futebol francês: sete.

0 comentários :

Postar um comentário