Do Rio de Janeiro.
Por Pedro Muxfeldt.
18/06/2012 - Certa vez, Vinicius de Moraes foi categórico ao afirmar: “As muito feias que me desculpem mas beleza é fundamental”. Do verso do poetinha, podemos tirar a grande explicação para a vitória do Miami Heat por 91 a 85 sobre o Oklahoma City Thunder em partida válida pelo jogo 3 das finais da NBA.
O Thunder está longe de ser um time feio. Elenco qualificado formado por três craques e boas alternativas em todas as posições. Contudo, ainda falta à equipe azul um algo a mais. Esse algo a mais atende pelos nomes de LeBron James e Dwyane Wade.
Os dois alas de Miami vêm mostrando, durante esses playoffs, tudo que são capazes de fazer. Na primeira rodada, atropelamento sobre o New York Knicks. Na fase seguinte, três vitórias seguidas – sendo duas fora de casa – sobre Indiana Pacers para fechar a série. Já nas finais do Leste, definição em sete jogos contra o tradicional Boston Celtics.
Na atual série, os dois seguem carregando a franquia da Flórida nas costas. Após roubarem o mando de quadra do Thunder no jogo passado, James e Wade somaram 54 pontos e 21 rebotes para colocar o Heat em vantagem de 2 a 1.
A dupla de Miami apresentou seu cartão de visitas logo no princípio do confronto. LeBron anotou 10 pontos apenas no primeiro quarto. Wade, sofrendo com a defesa de Thabo Sefolosha, arremessava mal e optou por distribuir o jogo. Assim, o camisa 3 terminou a parcial com quatro assistências – três para Chris Bosh – e o placar apontava 26 a 20 para o Heat, no final do período.
![]() |
| LeBron James anotou 29 pontos na partida. (Foto: NBAE/Getty Images) |
No segundo quarto, a marcação de OKC apertou o cerco e o aproveitamento de Miami caiu. Aproveitando-se da sensível melhora em seu sistema defensivo, a equipe visitante reagiu e chegou a passar a frente no marcador. O Heat precisou correr atrás e, com duas bolas de longa distância de Shane Battier nos minutos finais, foi para o intervalo vencendo por 47 a 46.
Sonolento na primeira metade do jogo, Oklahoma acordou no terceiro período. A defesa dobrou de intensidade, criando muitas dificuldades (e erros) para Wade e Bron. A superioridade do Thunder também ficava patente no outro lado da quadra. Kevin Durant e Russell Westbrook, principais jogadores do time desde o primeiro tempo, pareciam acertar tudo que tentavam.
O domínio de OKC era tamanho que em determinado momento do quarto, a equipe vencia a tábua de rebotes por 13 a 4. Dessa forma, ficou fácil para os comandados de Scott Brooks abrirem 10 pontos de vantagem.
Entretanto, em infiltração de D-Wade, Durant cometeu sua quarta falta e foi substituído. Com o cestinha da temporada no banco, o Heat voltou à carga. Caprichando nos lances livres, o time de South Beach conseguiu retomar a liderança e fechar o quarto em 69 a 67.
No quarto final, a grande demonstração de força de Miami. Pela primeira vez nas pós-temporada, o time de Oklahoma sentiu a pressão dos momentos decisivos e cometeu erros em sequência. Sem ter nada com isso, os donos da casa foram frios nos lances derradeiros e liquidaram a fatura. Final: Miami 91 a 85.
Na terça (19), a American Airlines Arena volta a receber um jogo das finais da NBA. A partida, quarta da série, começa às 22 horas. Será que o conjunto de Oklahoma City conseguirá encobrir a beleza de Miami?

0 comentários :
Postar um comentário