domingo, 8 de abril de 2012

Lorena brilha e mantém Vôlei Futuro na briga

Do Rio de Janeiro.
Por Jonas Moura.


Depois de perder em casa a primeira partida da semifinal da Superliga Masculina de Vôlei para o RJX/Rio de Janeiro, o Vôlei Futuro deu o troco no Maracanãzinho. No comando do oposto Lorena, que não havia atuado bem no jogo anterior, mas fez a festa na manhã desse domingo de Páscoa, o time de Araçatuba igualou a série, vencendo por 3 sets a 1 (18/25, 27/25, 25/23 e 25/21). As equipes voltam a se enfrentar na sexta-feira, às 21h, em Araçatuba, para definir quem será o adversário do Sada Cruzeiro na grande final.


Eleito o melhor em quadra e autor de 23 pontos, o oposto do Vôlei Futuro foi o nome do jogo. Quem também se destacou foi o central Vini, autor de 4 aces no quarto set. Pelo RJX, Théo, com 17 pontos, foi o principal destaque.


Depois de começar perdendo, time de Araçatuba ganha confiança e mantém vivo o sonho do título inédito.
(Foto: CBV)
Detalhando o jogo


A vontade de chegar à primeira final de uma Superliga era a mesma dos dois lados, e no início do primeiro set o que chamava a atenção era o equilíbrio, tanto nos acertos quanto nos erros. Lipe atacou para colocar os cariocas na frente na primeira parada técnica, e em seguida sua equipe conseguiu pressionar a recepção do time paulista para abrir a confortável vantagem de 13/8. O ataque do time da casa funcionava com tranquilidade, com Marlon variando e, como sempre, jogando com muita velocidade. Vendo a confiança dos donos da casa, o técnico Cézar Douglas bem que tentou modificar o time, mas nada funcionou. Num ataque para fora, Lorena deu o 25º ponto para que os cariocas abrissem 1 a 0, com 25/18.


O erro do oposto de Araçatuba encerrou o set, mas também pôs fim ao momento conturbado que o atormentava desde a primeira partida. A partir do segundo set, ninguém segurou Lorena, que apareceu pelo fundo para colocar o Vôlei Futuro na frente, com 11/9. Nem as belas recuperações de bola do RJX faziam com que o time carioca voltasse a dominar. Ricardinho agora tinha um oposto para resolver os problemas. O que deu mais ânimo ao destaque de Araçatuba foi uma discussão na rede com Théo, depois que os jogadores do RJX pediram um desvio no bloqueio que não aconteceu. Os cariocas ainda conseguiram reagir, com Lipe botando no chão em velocidade (20/20). Mas Lorena e cia. queriam tanto a vitória que nada pôde evitá-la. Um bloqueio de Camejo em Lipe deu os números finais: 27/25.


Para segurar Lorena, Dante cresceu no bloqueio no início do terceiro set e Lucão, com uma bomba no tempo atrás, anotou 5/0. O central ainda apareceu num de seus melhores fundamentos, o saque, para impor pressão e levantar a torcida, em peso no Maracanãzinho (9/3). Parecia que a confiança que colocou o RJX vivo no momento decisivo da Superliga tinha voltado de vez, com Lipe e Lucão virando tudo. Foi quando Cézar Douglas mandou Dentinho, que havia saído no primeiro set, de volta ao jogo. Um ace do ponteiro e outro de Michael recolocaram o Vôlei Futuro na disputa. Mas quem fez a diferença foi de novo o oposto Lorena, que atacou para empatar (19/19). No bloqueio de Vini, os paulistas viraram. E com Lorena bem mais uma vez, eles venceram por 25/23.


No quarto set, os jogadores arriscavam tudo no saque. Foram 9 pontos só nesse fundamento. E o primeiro ponto já saiu assim, com Vini soltando um foguete. Para não ficar atrás na estatística, Lucão marcou dois aces logo em seguida. E Riad, outro que entrou na disputa, achou a quadra para fazer sua equipe encostar no placar, favorável aos paulistas (7/8). Vini estava impossível e não demoraria a fazer outro ponto no serviço (12/10). E assim seguia a disputa, com o Vôlei Futuro se mantendo na frente. O set era mesmo de Vini, que contra-atacou numa bela jogada armada por Ricardinho e, depois, voltou a fazer estrago com seu viagem. (22/18). Chega, né, Vini? Mas o central ainda acertou a paralela de forma incrível, sem chance para a recepção de Thiago Sens. Théo também deixou sua marca quando foi sacar, conquistando o 21º ponto dos cariocas. Mas no lance seguinte ele sacou na rede, para selar a vitória da equipe de Araçatuba, por 25/21.



RJX/RIO DE JANEIRO:
Começaram: Marlon (4), Théo (17), Lipe (11), Dante (10), Riad (7) e Lucão (15). Líbero: Allan.
Entraram: Guilherme, Thiago Sens, Paulo Victor e Ualas.
Técnico: Marcos Miranda 

VÔLEI FUTURO:
Começaram: Ricardinho (1) , Lorena (23), Dentinho (2), Camejo (13), Vini (9) e Michael (5). Líbero: Mário Júnior. 
Entraram: Leonardo, Maurício, Evandro, Piá e Bob (4).
Técnico: Cezar Douglas

0 comentários :

Postar um comentário