De Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.
11/04/12 - Tudo bem que a superioridade não foi tão grande assim, mas o placar largo mostra que o Grêmio não sofreu tantos riscos no jogo da noite de hoje contra o Ipatinga. O Tricolor recebeu o clube mineiro no Estádio Olímpico e venceu por 3 a 0, resultado que o classificou para as oitavas de final da Copa do Brasil 2012. O Grêmio já havia vencido o jogo de ida, no Ipatingão, por 1 a 0, e só seria eliminado se perdesse o jogo de hoje. Os gols do Grêmio foram marcados pelo Bertoglio, no primeiro tempo, e por seu compatriota Miralles, além de Léo Gago, ambos na etapa complementar. Na próxima fase, o Grêmio irá enfrentar o vencedor do confronto entre Náutico e Fortaleza, que começam a decidir vaga para as oitavas de final a partir de amanhã, quinta (12).
Bertoglio, autor do gol que abriu o marcador no jogo de hoje.
(Foto: Ricardo Rímoli/Agência Lance)
O jogo mal havia começado e o Grêmio já abria o placar, com Bertoglio aproveitando-se de passe de Marco Antônio para driblar o goleiro e inaugurar o marcador. O 1 a 0 dava ainda mais tranquilidade para o Grêmio. A postura inicial do Tricolor na partida era bem ofensiva. O time gaúcho marcava o Ipatinga no seu campo, muitas vezes aproveitando-se disso para retomar a bola no seu campo ofensivo. O técnico Ney da Matta, do Ipatinga, optou por uma escalação mais conservadora, tendo em Jônatas Obina, artilheiro do time na segunda divisão do estadual de Minas Gerais, o único atacante. Aos 18 minutos, quase Léo Gago ampliou, quando recebeu passe de Bertoglio e finalizou cruzado, da esquerda. A bola passou raspando a trave do gol defendido pelo goleiro Bruno.
O Ipatinga só conseguiu sair de seu campo defensivo aos 22, quando veio trocando passes pelas costas do lateral direito do Grêmio, Gabriel, mas não conseguindo concluir a jogada em gol graças a interceptação da zaga gremista. O Grêmio respondeu um minuto depois quando Marco Antônio, "fominha", preferiu a finalização sem ângulo ao invés de servir a Bertoglio, que entrava livre pela área. O goleiro Bruno defendeu. O Ipatinga tentava surpreender o time adversário em finalizações de longe, mas não conseguiu mais incomodar. O Grêmio começou a errar muitos passes, o que fez com que aquele domínio inicial deixasse de existir.
Miralles comemora um dos gols do Grêmio no jogo.
(Foto: Ricardo Rímoli/Agência Lance)
Na segunda metade do jogo, restava ao Ipatinga a busca do resultado de qualquer maneira, já que teria que virar a partida se quisesse se classificar. A equipe mineira esbarrava nas suas próprias limitações para criar algumas oportunidades no início do segundo tempo, mas conseguiu uma clara aos 16 minutos. Após o desvio de cabeça, a bola sobrou para Jônatas Obina que, quase na pequena área, finalizou torto, pra fora.
O jogo estava sob controle do Grêmio, que ampliaria o placar aos 31 minutos, com o argentino Miralles, que entrara ao decorrer da etapa complementar. O argentino recebeu o passe e, da entrada da área, finalizou para o gol. A bola entrou no ângulo esquerdo do gol defendido pelo goleiro Bruno. 2 a 0. Quando o Ipatinga conseguiu fazer um gol, foi marcado o impedimento de Kaká, aos 36. Aos 39, o Grêmio ampliaria com Léo Gago, finalizando forte de fora da área e marcando um belo gol. 3 a 0.
Ficha do Jogo:
Grêmio 3x0 Ipatinga
GRÊMIO:
Victor, Gabriel, Werley, Gilberto Silva e Pará; Fernando, Souza, Léo Gago e Marco Antônio (Felipe Nunes); Bertoglio (Miralles) e André Lima (Leandro).
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
IPATINGA:
Bruno; Fabinho (Laécio), Cláudio Luiz, Azevedo e Bruninho; Leanderson, Éverton, Marcel (Kaká), Leandro Braslia (Diney) e Wellington Bruno; Jônatas Obina.
Técnico: Ney da Matta
Estádio: Olímpico Monumental, em Porto Alegre
Público: 12605 torcedores
Renda: R$ 170.313, 25
Árbitro: Felipe Gomes da Silva
Auxiliares: Ediney Mascarenhas e Michael Correia
0 comentários :
Postar um comentário