Do Rio de Janeiro.
Por Bernardo Peregrino.
30/03/12 - Mesmo jogando com muita preguiça, o Fluminense venceu o Zamora, da Venezuela, por 1 a 0 e garantiu, com duas rodadas de antecedência, a classificação para as oitavas de final da Taça Libertadores da América. O tricolor foi beneficiado pela vitória do Boca Juniors sobre o Arsenal, mais cedo, por 2 a 0. Agora, o tricolor chega aos 12 pontos, mantendo os 100% de aproveitamento, e briga para conseguir o primeiro lugar geral na primeira fase, o que daria ao Flu o benefício de sempre decidir os confrontos eliminatórios em casa.
Rafael Sóbis comemora o gol do jogo.
(Foto: Raphael Dhavid Normando/Photocamera)
O Fluminense entrou em campo consciente de sua superioridade técnica – o Zamora não ganhou nenhum jogo nessa edição da Libertadores, ao passo que o Flu ganhou todos os jogos --, mas não conseguiu evitar a acomodação. Preguiçoso, o tricolor chegou até mesmo a tomar um calor do frágil time venezuelano. Quando acelerou o jogo, o Flu levou perigo, como aconteceu aos 12 minutos. Após uma bela troca de passes, Wellington Nem apareceu, pela esquerda, dentro da área e bateu cruzado, mas Forero defendeu. Dois minutos depois, Wellington Nem, novamente, conseguiu chegar na área aos trancos e barrancos e foi derrubado pelo goleiro, mas a arbitragem nada marcou, apesar dos protestos de Fred.
A letargia tricolor acabou acordando o Zamora, que tentou ensaiar aquilo que a sua limitação técnica permitia chamar de pressão. Aos 23, Córdoba foi à linha de fundo, pela direita, e rolou para chegada de Zambrano, que, na marca do pênalti, chutou por cima do gol. Depois disso, Thiago Neves arriscou de fora da área aos 25, mas só com 38 minutos jogados é que o clube carioca teve outra chance real. Deco tirou da cartola um de seus primorosos lançamentos e Fred recebeu sozinho na área. O camisa 9 matou no peito, mas concluiu por cima. Aos 43, o atacante novamente foi lançado em profundidade, dessa vez por Diguinho. Porém, o bandeira marcou impedimento, que não havia.
Na segunda etapa, o Fluminense voltou com a mesma preguiça que deu a tônica da primeira metade do jogo. Mesmo assim, logo aos 6 minutos, Thiago Neves cobrou escanteio pela direita e Fred, livre, cabeceou por cima. Uma nova chance só apareceria aos 24, quando Thiago Neves escorou de cabeça para Fred, que apareceu cara a cara com Forero, tocou de cobertura e só não marcou porque o zagueiro tirou. Para não deixar Diego Cavalieri apenas assistindo o jogo, González arriscou de fora da área e o goleiro tricolor espalmou para o lado.
Só então Abel Braga resolveu mexer no time, colocando Lanzini e Rafael Sóbis. Rapidamente, as mudanças surtiram efeito: Lanzini sofreu falta na entrada da área, e Sóbis cobrou. A bola desviou na barreira e enganou Forero: 1 a 0, aos 33. Se o Flu já fazia pouco quando o jogo estava 0 a 0, diminuiu o ritmo de vez com a vantagem. Dessa vez, o desinteresse não fez mal; a classificação estava garantida.
Zamora: Forero; Semperena, Bustamante, Galezo; Zafra, Rodriguez, Vargas, Noriega; Gonzalez, Zambrano (Yanes), Córdoba (Martínez). Téc.: Oscar Gil
Fluminense: Diego Cavalieri; Bruno, Leandro Euzébio, Anderson e Carlinhos; Valencia, Diguinho e Deco; Thiago Neves (Lanzini), Wellington Nem (Rafael Sóbis) e Fred. Téc.: Abel Braga
0 comentários :
Postar um comentário