domingo, 4 de março de 2012

Botafogo vence, segue invicto e garante liderança no grupo A da Taça Rio

Do Rio de Janeiro.

Cheio de desfalques e tentando improvisar diante de um adversário fechado, o Botafogo venceu o Volta Redonda por 3 a 1, em São Januário, pela segunda rodada da Taça Rio, o segundo turno do Campeonato Carioca. Com o Engenhão fechado devido a um festival de shows, o Alvinegro escolheu o estádio vascaíno para mandar a partida. A vitória contou com dois gols de Herrera e um de Antônio Carlos, este último aos 43 minutos do segundo tempo. O Voltaço conseguiu marcar com gol contra de Márcio Azevedo.

O atacante Herrera marcou dois gols na vitória do Fogão.
Foto: Agência AGIF 
Ainda sem contar com Jobson, suspenso, Elkeson e Maicosuel, ainda em recuperação, além de Andrezinho, que voltou a sentir incômodo na coxa direita, Oswaldo de Oliveira mandou para o ataque a dupla Herrera e Loco Abreu. O uruguaio, reintegrado à equipe após amistoso de sua seleção contra a Romênia, não teve grande atuação e saiu de campo marcado por uma chance de gol perdida. Herrera também perdeu duas oportunidades de ampliar. Mas as jogadas aéreas – uma com o próprio argentino – salvaram o time de General Severiano no segundo tempo.  

Apesar de os dois times entrarem em campo almejando a liderança em seus grupos, o jogo começou morno. O Botafogo era pressionado pela marcação do adversário e só conseguia trocar passes, sem chegar ao ataque. Foram poucas as finalizações dos dois lados no início de partida. Só depois dos primeiros dez minutos o Glorioso tomou a iniciativa e encontrou brechas na defesa do time da Cidade do Aço. Aos 16, Herrera teve a primeira grande oportunidade e aproveitou, quando recebeu ótimo passe de Loco Abreu e sutilmente tocou por cobertura na saída do goleiro Douglas, abrindo o placar.

Pouco depois, o argentino recebeu de Felipe Menezes na área, mas pegou embaixo da bola e chutou por cima do gol. Não seria a única chance perdida pelo atacante. Aos 25, Marcelo Mattos fez bom lançamento e encontrou Herrera sozinho, na cara do gol, mas ele mandou para fora, para o desespero do torcedor, que compareceu em pequeno número em São Januário nesse domingo.

Uma nova chance desperdiçada veio com Loco Abreu. Herrera fez bom lançamento para o uruguaio, que não conseguiu dominar e deixou a bola escapar, ficando com o goleiro Douglas. Era nítida a superioridade do Botafogo diante dos espaços deixados pela defesa adversária e pela ausência de um homem de finalização no Volta Redonda.

Mas, sem aproveitar as chances, o Alvinegro viu, aos 39, o Voltaço chegar ao empate. Após escanteio pela direita, Joabe cabeceou, Jefferson e Marcio Azevedo tentaram salvar, mas a bola tocou nos dois jogadores e acabou entrando. O árbitro marcou gol contra do lateral esquerdo. Ao final, o Botafogo correu para tentar virar, mas só conseguiu uma cabeçada de Loco Abreu, que passou por cima do gol.

Pressionado pelo empate, o Botafogo não conseguia criar jogadas, errava passes e só encontrava nas bolas aéreas um meio de buscar a virada no segundo tempo. O Volta Redonda se retraia em campo para tentar o contra-ataque, mas também não tinha sucesso. Aos 13, após escanteio cobrado por Renato, Antônio Carlos tentou uma bicicleta e errou. Aos 25, Felipe Menezes teve o rebote e tentou bater cruzado, mas Douglas fez a defesa. O goleiro ainda foi testado em chute de longe de Marcelo Mattos, e em cabeçada de Antônio Carlos, e nas duas vezes impediu que a bola entrasse.

Só aos 31 o jogo pelo alto deu certo para o Alvinegro. Antônio Carlos tocou para Herrera e o argentino cabeceou para o fundo da rede, fazendo 2 a 1. Apesar de o zagueiro estar em posição duvidosa, o árbitro validou o gol. Faltando 6 minutos para o fim de jogo, Oswaldo de Oliveira colocou Lucas Zen no lugar de Felipe Menezes, tentando segurar o resultado já positivo. Mas ele viria a ser ainda melhor. Aos 43, após levantamento de Renato, Antônio Carlos cabeceou e achou o ângulo direito de Douglas, liquidando o resultado.

A vitória garantiu o Botafogo na liderança do grupo A, com 6 pontos. O próximo compromisso do Glorioso será no sábado, em Moça Bonita, contra o Bangú. Já o Volta Redonda, líder do B até essa rodada, caiu para terceiro, e segue com 3 pontos. No domingo, a equipe recebe o Bonsucesso, no Raulino de Oliveira.

BOTAFOGO: Jéfferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Renato, Felipe Menezes (Lucas Zen) e Fellype Gabriel (Caio); Herrera e Loco Abreu (Willian).
Técnico: Oswaldo de Oliveira

VOLTA REDONDA: Douglas, Marquinhos (Henrique), Robson, Naldo e João Paulo; Roberto Andrade, Manteiga, Rafael Granja e Glauber (Anderson Gomes); Joabe e Jhonnattann (Julio Cesar).
Técnico: Ricardo Drubscky

0 comentários :

Postar um comentário