segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Palmeiras garante favoritismo e se classifica no grupo E

De Araraquara - Globoesporte.com
Palmeiras dominou o jogo contra a Ferroviária, mas perdeu muitas chances de gol. Foto: Fernando Calzzani/Futura Press
Atacante palmeirense tenta vazar defesa do Ferroviária, na vitória por 2 x 0. (FOTO: Fernando Calzzani/ Futura Press)

O Palmeiras entrou em campo na última rodada da fase de grupos da Copa SP praticamente classificado. Jogando contra a Ferroviária, já eliminada, na Fonte Luminosa, o Verdão teria que sofrer goleada com diferença superior a seis gols para não se classificar. Sem pressão, e sem fazer muita força, o alviverde fez 2 a 0, com dois gols na segunda etapa, e passou para a próxima fase.

A defesa do Palmeiras completou a primeira fase da Copa SP sem sofrer gols. Não bastasse a boa fase lá atrás, quem abriu o placar na partida desta segunda-feira foi o 'zagueiro-artilheiro' Luiz Gustavo, que já marcou três gols, um em cada partida da primeira fase. O segundo gol teve nome de ex-jogador do Verdão: Diego Souza.
Apesar do placar, os palmeirenses não fizeram grande apresentação, como nas duas primeiras rodadas, e nem tiveram domínio na partida. Desde o começo, os dois times mostraram que o clima do jogo não seria dos mais quentes. Atuando em casa e querendo se despedir de bem com a torcida, a Ferroviária começou melhor. Experimentou chutes de longe duas vezes nos primeiros dez minutos, mas nenhum assustou.

Depois disso, o jogo continuou frio, o que irritou o técnico do Palmeiras, Marcio Vicente, que gritava na beira do gramado, pedindo para o time se movimentar mais. Funcionou. Os jogadores do Verdão passaram a se livrar da marcação e conseguiram o primeiro gol, mas não valeu. Luiz Gustavo antecipou a zaga e cabeceou aos 30, só que impedido.

No finalzinho da primeira etapa, quem teve a oportunidade de se consagrar foi o centroavante palmeirense Hugo. Aos 42 e a aos 46 desperdiçou duas chances incríveis de gol, cara a cara com Tales, arqueiro do Araraquara. Primeiro, chutou na trave. Depois, em cima do goleiro.

O segundo tempo permaneceu equilibrado até os 15 minutos de jogo. Cansado, o time da Ferroviária, que depois de duas derrotas nas duas primeiras rodadas ia mostrando boa resistência, começou a ceder espaço para o ataque palmeirense.

Luiz Gustavo aproveitou primeiro. Depois de falta cobrada pela direita com levantamento na área, o zagueiro apareceu antes da marcação para cabecear para o fundo do gol e abriu o placar. O segundo não demorou a sair. Quatro minutos depois, Diego Souza recebeu excelente lançamento de João Denoni, deixou o zagueiro Carlão na saudade e deu um tapa na bola de direita, para o fundo do gol.

Com a Ferroviária sem forças para buscar o empate e o resultado garantido, o Palmeiras diminuiu o ritmo e segurou o 2 a 0 até o minuto final. Fim de jogo, 100% de aproveitamento para o Verdão, que ficou em primeiro com nove pontos no Grupo E. A Ferroviária, dona da casa, se despediu da competição sem vencer.

Classificado, o Palmeiras aguarda seu adversário nas oitavas de final da Copa de SP, que será o primeiro colocado no Grupo F, liderado no momento pelo Monte Azul. Porto (PE) e Botafogo correm por fora para buscar esta vaga.

0 comentários :

Postar um comentário