segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Messi, Neymar e muito mais: os detalhes da Bola de Ouro da FIFA

De Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.

09/01/12 - A FIFA, entidade máxima do futebol, em parceria com a revista France Football, anunciou os melhores do esporte no ano de 2011, a "Bola de Ouro FIFA", em cerimônia realizada há pouco na cidade de Zurique, na Suíça. O destaque, obviamente, fica para mais uma conquista do argentino Messi, de apenas 24 anos, escolhido pela terceira vez seguida o melhor jogador do mundo, prêmio que recebeu das mãos de Ronaldo, que também já conquistou três vezes o prêmio, assim como o francês Zinedine Zidane. Para o torcedor brasileiro, outro destaque: Neymar conquistou o "Prêmio Puskás", por ter marcado o gol mais bonito de 2011. O Japão também foi destaque nessa cerimônia, tendo sido envolvido diretamente em três premiações (Fair Play, melhor treinador do Futebol Feminino e melhor jogadora do mundo).

Vamos aos detalhes de cada prêmio.


Daniel Alves, Messi, Pelé e Neymar após a premiação.
(Foto: Getty Images)


Seleção Mundial da FIFA/FIFPro

A seleção do ano teve como escolhidos os seguintes jogadores:

Goleiro: Iker Casillas (Real Madrid);
Defensores: Daniel Alves (Barcelona), Gerard Piqué (Barcelona), Sergio Ramos (Real Madrid) e Nemanja Vidić (Manchester United);
Meio-campistas: Andrés Iniesta (Barcelona), Xabi Alonso (Real Madrid) e Xavi Hernández (Barcelona);
Atacantes: Lionel Messi (Barcelona), Cristiano Ronaldo (Real Madrid) e Wayne Rooney (Manchester United).

Todos os escolhidos são magníficos jogadores, de fato. Mas, como sempre, nomes que poderiam estar presentes nessa lista têm que ser levantados. Será que Neymar não teria uma vaguinha? E o zagueiro brasileiro Thiago Silva? Schweinsteiger? Van Persie (que nem entrou na lista dos 23, mas fez uma temporada muito boa)? Para pauta de discussão, o assunto é relevante, mas o merecimento dentre os 11 é inegável.

Prêmio Presidencial

O técnico do Manchester United, Sir. Alex Ferguson foi o homenageado com o "Prêmio Presidencial", entregue por Joseph Blatter, presidente da FIFA. Em 2011, o treinador escocês completou 70 anos de idade, 25 deles comandando a equipe inglesa. 

Ferguson merece todo o reconhecimento pelo que fez ao futebol do Manchester, conquistando 12 dos 19 títulos da Premier League pertencentes ao United, vencendo por duas vezes a Champions League, assim como dois Mundiais, além de cinco Copas da Inglaterra, quatro Copas da Liga Inglesa e outros muitos campeonatos. Ferguson é a certeza de que é possível ter bons resultados se apostando em trabalhos sequenciais. 




Os melhores treinadores do ano: Josep Guardiola (FC Barcelona) e Norio Sasaki (Seleção Feminina do Japão).
(Foto: Getty Images)

Técnico do Ano da FIFA no Futebol Feminino

O técnico japonês Norio Sasaki, 53 anos, que levou a seleção do seu país ao título da Copa do Mundo Feminina em 2011, merece todo o destaque. O seu feito não era nem de longe imaginável por todos aqueles que acompanharam o evento. Por lá, o Japão derrotou os Estados Unidos, a Suécia e a anfitriã Alemanha. Ele foi escolhido o melhor treinador do Futebol Feminino da temporada. Reconhecimento de um grande trabalho.

Técnico do Ano da FIFA no Futebol Masculino

Josep Guardiola trouxe de volta a magia do futebol. O treinador do Barcelona mostra a cada partida que é possível se jogar um futebol bonito e, ao mesmo tempo, vencedor. Prêmio incontestável para o melhor treinador, de longe, surgido nos últimos anos. 

"Sou um dos técnicos apaixonados por esse esporte, e quero dedicar aos apaixonados que ajudaram a montar, ao longo de mais de cem anos, um grandíssimo clube como o Barcelona ", disse ele, após receber o seu terceiro prêmio consecutivo. O futebol atual deve muito a Pep Guardiola.

Prêmio FIFA Fair Play

O Prêmio de Fair Play foi entregue para o presidente da Federação Japonesa de Futebol, Junji Ogura. O Japão se recuperou rapidamente de um terremoto e tsunami que destruíram boa parte do país no ano passado. O país foi responsável por sediar o Mundial Interclubes de 2011 e seleção feminina conquistou o título da Copa do Mundo de Futebol.

Neymar recebeu o Prêmio Puskás, pelo gol mais bonito de 2011.
(Foto: Getty Images)

Prêmio Puskás da FIFA

Com um gol indescritível marcado contra o Flamengo, no dia 27 de Julho de 2011, Neymar conquistou o Prêmio Puskás, referente ao gol mais bonito do ano. O jovem atacante santista concorreu com um gol de Lionel Messi (contra o Arsenal nas semifinais da Liga dos Campeões 2010/2011) e outro de Wayne Rooney (marcado contra o Manchester City, pela Premier League, no início de 2011). "Estou muito feliz por estar participando desta festa e concorrendo com dois grandes craques de quem sou fã. Muito obrigado". Palavras de Neymar. Palmas para o craque brasileiro.


Jogadora do Ano da FIFA

O prêmio de melhor jogadora do mundo é de uma japonesa. A capitã da Seleção do Japão, Homare Sawa, vestida com roupas tradicionais de seu país, se mostrou muito emocionada com a conquista do prêmio. Ela não é melhor tecnicamente do que Marta, que também concorreu ao prêmio, mas a temporada da brasileira não foi das melhores, enquanto a de Sawa sim. Parabéns a mais uma representante do Japão que brilhou em 2011.


Sawa e Messi, os melhores jogadores de 2011.
(Foto: Getty Images)


Bola de Ouro FIFA

Esse era barbada. Lionel Messi, craque argentino crescido na Espanha, mais precisamente em Barcelona, conquistou pela terceira vez o prêmio de melhor jogador do mundo. A conquista põe Messi ao lado de Ronaldo e Zidane, aqueles que mais conquistaram o prêmio (três vezes). Das mãos de Ronaldo, o argentino recebeu pelo terceiro ano consecutivo seu prêmio e declarou: "É o terceiro, e a honra é a mesma. Queria muito compartilhar o prêmio com meus companheiros do Barcelona e da seleção argentina, porque sem eles não teria chegado nem às duas conquistas anteriores, nem a esta. E especialmente a Xavi, com quem estou competindo por este prêmio pela quarta vez. É uma honra".

Houve um tempo de Pelé e outro de Maradona. Com toda a certeza, esse é o tempo de Messi.  O resto é bobagem.

0 comentários :

Postar um comentário