quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

O problema de Federer tem nome: Rafael Nadal

De Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.


26/01/12 - A freguesia prossegue. O espanhol Rafael Nadal e o suíço Roger Federer, 2º e 3º melhores tenistas do mundo, se enfrentaram nesta quinta-feira (26) pela primeira semifinal do Australian Open. Resultado? Vitória de Rafael Nadal por 3 sets a 1, com parciais de 6/7 (5), 6/2, 7/6 (5) e 6/4. No retrospecto do confronto entre os dois, essa foi a vitória de número 18 de Nadal em 27 partidas disputadas. Roger Federer completa dois anos sem títulos em Grand Slams, e Rafael Nadal segue em busca de repetir o feito de 2009, ano em que venceu o primeiro Grand Slam do ano.


Federer pecou muito ao longo do jogo, sobretudo no terceiro set, quando tinha a vantagem e se acomodava nela. Contra tenistas de nível mais baixo, talvez isso não atrapalhe, mas contra um Rafael Nadal, isso não pode acontecer. Falando um pouco de estatísticas, Federer conseguiu 46 bolas vencedoras contra 36 de Nadal, e errou muito mais: 63 a 34. Eis aí a diferença do jogo de hoje.


Na final do Australian Open 2012, Rafael Nadal irá enfrentar o sérvio Novak Djokovic (número 1 do mundo) ou o britânico Andy Murray (número 4) que decidem vaga na outra semifinal nesta sexta-feira. O jogo iniciará às 19h30, no horário de Melbourne, 6h30 no horário de Brasília.


O 'freguês' continua, hein Nadal?
(Foto: Reprodução)


Detalhando o jogo


O início de jogo de Federer foi melhor, com o suíço confirmando seu serviço e conseguindo uma quebra de saque nos primeiros dois games. Dali pra frente, os dois tenistas seguiram confirmando seus serviços, com uma quebra voltando a acontecer apenas no sétimo game, desta vez devolvido por Nadal, que aproveitou alguns equívocos de Federer, e crescia na partida. O primeiro set foi para o tie-break, onde Federer conseguiu uma mini quebra e não errou mais. Com um erro de esquerda de Nadal, Federer fez 7-5 no tie-break, 7/6 no set e 1 a 0 no jogo.


No segundo set, Federer parecia que iria manter o embalo. Logo no primeiro game, quebra de saque e 40-0 para o suíço. O problema é que Federer também errava, e Nadal devolveu a quebra logo na sequência, da mesma maneira. A partir dali, Rafael Nadal começou a jogar como Rafael Nadal. No sétimo game, Federer perdia por 4/2 e o jogo foi interrompido para a queima de fogos do "Australian Day", feriado nacional na Austrália. Após o ocorrido, só Nadal jogou e fechou o set em 6/2.


O suíço continuou cometendo alguns erros no terceiro set e teve que suar para evitar três break points que cedera a Nadal. Como o espanhol não teve êxito na quebra, Federer voltou ao jogo. O momento importante do set foi o sétimo game, quando os tenistas chegaram empatados em 3/3 e Federer conseguiu quebrar o saque do espanhol. O problema para Federer é que, mesmo com a quebra, ela não obteve confiança e tranquilidade para a sequência do jogo, e Nadal quebrou seu saque com facilidade. Nadal confirmou seu serviço na sequência e Federer teve que sair do fundo de quadra para confirmar o seu em seguida. Federer errava muitas bolas, principalmente com a sua direita na paralela, jogada que ele gosta muito, mas conseguiu levar a partida para o tie-break, num 12º game onde Nadal teve o set point mas não conseguiu vencer. Apagão de Roger Federer no tie-break fez com que Nadal abrisse 6-1. Federer precisava de cinco pontos em sequência, mas só fez 4. 7/6 (5) para Nadal e 2 a 1 no jogo.


Quarto set sem quebras de saque em seu início. A maior chance para que isso acontecesse foi de Nadal, no quinto game, quando ele tinha um 4-15 e Federer conseguiu virar e confirmar seu serviço. No oitavo game, Federer teve grande oportunidade de quebrar o serviço de Nadal, o que faria que ele sacasse para a vitória no set. Com a confirmação do serviço, Nadal conseguiu a primeira quebra do set no 9º game, e sacaria para a vitória no jogo. Após várias oportunidades de quebra para Federer, os erros o condenaram novamente. Deu Nadal. 6/4 no set e 3 a 1 no jogo.

0 comentários :

Postar um comentário