sábado, 3 de dezembro de 2011

Na raça, Vôlei Futuro vence a primeira na final do Paulista

De Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.

03/12/11 - Quem acompanhou a primeira partida da final do Campeonato Paulista de Vôlei Feminino viu que a vitória realmente teria que ser para quem foi. Num jogo que teve reações fantásticas nos dois primeiros sets, Vôlei Futuro venceu Osasco por 3 sets a 1, com parciais de 25/20, 25/22, 26/28 e 26/24 em jogo que durou 2h07 na noite de ontem em Araçatuba.

A maior pontuadora do jogo foi de Osasco: Ju Costa conseguiu colocar a bola no chão por 17 vezes. De qualquer forma, grandes destaques puderam ser acompanhados do lado da equipe da casa. Paula Pequeno e Fernanda Garay, com 15 pontos, além de Walewska, com 14, jogaram excepcionalmente bem, sendo fundamentais para o resultado final da equipe do Vôlei Futuro. Como um dos fatores principais e decisivos no resultado, podemos destacar que os vários erros de Osasco prejudicaram a equipe. Foram 30 erros contra 19 da equipe do Vôlei Futuro.

Outro fator de destaque, além da reação da equipe do Vôlei Futuro, foi a inversão do 5-1 realizada pelo técnico Paulo Coco no primeiro set. As entradas de Ana Cristina e Fê Berti deram nova cara à equipe, que superou os próprios erros a partir daí. 

A vitória foi muito comemorada por jogadoras, comissão técnica e pelo torcedor de Araçatuba, que lotou o Ginásio Plácido Rocha no aniversário da cidade, empurrando a equipe da casa que agora está a uma partida do primeiro grande título de sua história.

O técnico Paulo Coco analisou a partida após a vitória de sua equipe: “ Hoje começamos atrás nos dois primeiros sets e conseguimos reverter, nós temos um grande elenco, fizemos vários revezamentos que foram importantes em momentos decisivos da partida. As trocas de saque também foram bem sucedidas e tivemos um baixo número de erros. Agora precisamos continuar com o pé no chão, só corremos a metade do caminho e para o time ser campeão tem muita coisa pela frente, a dificuldade vai ser redobrada em Osasco e temos que corrigir muitos erros e estarmos preparados para uma série longa”.

Na segunda-feira, a cidade de Osasco recebe a segunda partida da série decisiva do Paulista Feminino de Vôlei. Osasco precisa vencer para forçar um terceiro jogo, enquanto Vôlei Futuro precisa vencer apenas mais uma vez para conquistar o título.

No bloqueio e nos ataques, Paula Pequeno e Walewska (de azul) fizeram grande partida.
(Foto: Fabio Rubinato/AGF)

Detalhando o jogo...

Osasco errou muito no início da partida. Apenas Jaqueline errou quatro vezes antes mesmo da primeira parada técnica. De qualquer forma, Vôlei Futuro demorava a entrar no jogo. Osasco chegou a ter boa vantagem de quatro pontos. Quando o jogo estava em 10/14, o técnico Paulo Coco resolveu fazer a inversão do 5-1, com as entradas de Ana Cristina e Fê Berti. A inversão deu muito certo. Vôlei Futuro voltou ao jogo, melhorou em todos os fundamentos e ainda voltou a contar com os erros de Osasco para fazer 25/20 no primeiro set. Para se ter uma ideia de quanto esses erros fizeram diferença no resultado do primeiro set,  Osasco errou 10 vezes, enquanto Vôlei Futuro errou apenas 3.

A equipe de Osasco voltou arrasadora para o segundo set. Apesar de pontuar primeiro, Vôlei Futuro voltou muito mal. Osasco tinha na líbero Camila Brait muita eficiência na recepção, e em Ju Costa a segurança no ataque. Osasco também cresceu bastante no bloqueio na primeira parte do set. Após a primeira parada técnica, Vôlei Futuro acordou e conseguiu outra reação sensacional. A vantagem, que era de sete pontos a favor de Osasco, passou a ser de 2. O técnico de Osasco, Luizomar de Moura, parou o jogo duas vezes, mas o filme do primeiro set parecia se repetir quando a equipe de Araçatuba novamente passou à frente. Apresentando dificuldades até em bolas consideradas fáceis, Osasco foi engolido por Vôlei Futuro. Apesar de esboçar reação final, era tarde demais. 25/22 para Vôlei Futuro. Destaque para Paula Pequeno no ataque e para Walewska nos bloqueios.

Enfim, um início do set de Vôlei Futuro foi melhor quando a terceira parcial veio. Com muitos erros de ataque, principalmente de Tandara, Osasco demonstrava certa apatia e nervosismo na partida. Enquanto isso, a central Walewska comandava os ataques e bloqueios de Vôlei Futuro. A exemplo do que aconteceu nos dois primeiros sets, outra reação pôde ser comprovada no terceiro set, mas dessa vez proporcionada por Osasco. Com muita vontade, as visitantes conseguiram eliminar a vantagem das donas da casa e levaram o jogo empatado até o final do set. Apesar de ter três chances para fechar o jogo, Vôlei Futuro foi superado por Osasco que contou com a sorte para vencer em 28/26.

Mesmo após a frustração e a sensação de ter jogado a vitória fora no terceiro set, Vôlei Futuro se manteve em vantagem durante todo o quarto set. O time de Araçatuba só foi incomodado na reta final quando Osasco reagiu bem e demonstrou forças para levar o jogo para um set decisivo. Um ace de Walewska definiu o jogo. 26/24 no set, 3 a 1 no jogo e 1 a 0 na série final.


Ficha do Jogo:

Vôlei Futuro 3x1 Sollys/Osasco
1º: 25/20
2º: 25/22
3º: 26/28
4º: 26/24

VÔLEI FUTURO:
Começaram: 1-Walewska, 2-Andressa, 4-Paula Pequeno, 15-Ana Tiemi, 16-Fernanda Garay e 11-Joycinha. Líbero: 5-Stacy Sykora.
Entraram: 6-Ana Cristina, 8-Fê Berti,10-Ju Odilon e 17-Clarisse.
Técnico: Paulo Coco.

OSASCO:
Começaram: 5-Adenízia, 6-Thaísa, 8-Jaqueline, 14-Fabíola, 16-Tandara e 17-Ju Costa. Líbero: 18-Camila Brait. 
Entraram: 1-Ivna, 4-Samara e 7-Karine.
Técnico: Luizomar de Moura.

Local: Ginásio Plácido Rocha, em Araçatuba (SP).

0 comentários :

Postar um comentário