De Belo Horizonte.
Olá, amigos. Nos aproximamos de um final simplesmente épico do Campeonato Brasileiro 2011. Dos dez jogos, serão oito clássicos regionais, onde apenas dois deles parecem não empolgar tanto os torcedores. E um dos dois jogos restantes é importantíssimo na luta contra o rebaixamento. De qualquer forma, todas as partidas têm importância. Um torneio tão disputado e tão emocionante merecia um final como esse.
Corinthians e Vasco podem conquistar o título; Flamengo, Coritiba, Internacional, Figueirense e São Paulo brigam pelas últimas vagas para a Libertadores; Atlético-MG, Atlético-GO e Bahia brigam pela última vaga na Sul-americana; Cruzeiro, Ceará e Atlético-PR brigam para não cair. Queria um final melhor do que esse?
Vamos fazer aqui um apanhado sobre cada partida da última rodada, sua importância e os destaques.
Para começar, falemos de Corinthians e Palmeiras. No domingo, o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho recebe a festa da torcida do Timão que tem tudo para comemorar o título. Aliás, só depende de um mísero empate contra o Palmeiras no Pacaembu. Mesmo com dois desfalques (Ralf e Emerson), o Corinthians tem tudo para vencer esse jogo. Para ser campeão, a equipe do Parque São Jorge precisa apenas empatar. Ao Palmeiras, a única motivação é o prêmio de 20 mil reais a cada jogador caso vençam o rival.
De olho em São Paulo, o Vasco tem que vencer o Flamengo no Engenhão de qualquer forma. O cruzmaltino tem desfalques (Juninho, Alan e Leandro), mas também tem retorno (Felipe). Pelo futebol apresentado nas últimas oportunidades, o Vasco é amplo favorito à vitória, mas se tratando de um grande clássico como é esse Vasco x Flamengo, não podemos prever nada. Certo é que o Flamengo de Luxemburgo entra em campo necessitando de um empate para se garantir na Libertadores do ano que vem. Dependendo de outros resultados, o Flamengo se classifica para a competição até se perder o jogo.
Atlético-PR e Coritiba fazem no Paraná um clássico importantíssimo para ambas as equipes. Precisando fazer a sua parte e torcendo contra Ceará e Cruzeiro, o Furacão precisa vencer o Coritiba de qualquer maneira. O Coxa vê no clássico uma bela oportunidade para se garantir na Libertadores da América. Vindo a vaga na Libertadores ou não, a campanha do Coritiba em 2011 comprova o excelente trabalho feito pelo treinador Marcelo Oliveira e seu grupo de jogadores.
Aqui em Minas Gerais, Cruzeiro e Atlético-MG fazem um dos clássicos mais importantes, e ao mesmo tempo, um dos mais vergonhosos da história do confronto. Com a corda no pescoço, a Raposa não pode nem pensar em perder para o Galo. Se Ceará ou Atlético-PR vencerem seus jogos, o Cruzeiro seria rebaixado. O Atlético-MG já se salvou do rebaixamento e "comemorou" o fato, mas ainda busca uma vaguinha na Sul-americana. O Cruzeiro vai à campo desfalcado (Fábio, Montillo e Marquinhos Paraná), enquanto o Atlético vai completo. Também pelo futebol apresentado, qualquer um crava o Galo como favorito, o que pode não se comprovar quando a bola rolar. A Arena do Jacaré terá presença total de torcedores do Cruzeiro que acompanharam os 90 minutos mais tensos do clube nos últimos anos.
O desanimado Avaí e o esperançoso Figueirense fazem outro clássico importante nessa última rodada. Aliás, importante apenas para um dos lados. Já rebaixado, o Avaí não tem outra motivação a não ser a possibilidade de impedir que o Figueira vá para a Libertadores. Para conseguir tal feito, o Figueirense terá que vencer na Ressacada e torcer contra Flamengo, Coritiba e Internacional. Os dois últimos até podem empatar. Missão difícil para Jorginho e seus comandados.
São Paulo e Santos jogam em Mogi Mirim. O Tricolor ainda tem possibilidades, remotas, de conseguir se classificar para a Taça Libertadores, tendo que vencer o Santos e torcer pela derrota do Flamengo, e por empates de Coritiba, Internacional e Figueirense. O Santos já não almeja mais nada nesse Brasileirão, já garantido na Libertadores por ter conquistado a edição 2011.
No Beira-Rio, o Internacional recebe o Grêmio no clássico que pode colocar o Colorado na Libertadores. Uma vitória e um empate do Coritiba dão a quinta colocação ao Inter, ou até mesmo um empate no Gre-Nal e uma derrota do Coritiba contra o Furacão. Ao Grêmio, o único objetivo é impedir que isso aconteça, já que o Tricolor já se garantiu na Sul-americana e não tem mais chances de ir à Libertadores.
Em Volta Redonda, Botafogo e Fluminense fazem clássico sem tantas esperanças. Ao Fluminense, o único objetivo é assegurar a terceira colocação, já que o clube tem garantida sua vaga na Libertadores. O Botafogo aposta numa sequência muito improvável de resultados para que possa também conseguir uma vaguinha. Coritiba, Internacional, Figueirense e São Paulo teriam que perder, e o Botafogo tem que vencer, de qualquer forma. Improvável sim, impossível jamais. Tomara que os atletas do Fogão também pensem assim para que o jogo ganhe mais em emoção.
Em Pituaçu, Bahia e Ceará fazem partida que merece atenção especial. O "Bahêa" ainda quer uma vaguinha na Sul-americana, e o Vovô busca a fuga contra o rebaixamento, tendo que vencer e torcer contra o Cruzeiro no clássico mineiro. Durante o fim de semana passado, boatos surgiram de que o Tricolor entregaria o jogo, graças a uma nota infeliz publicada no site do clube no sábado, desejando que o Ceará também permanecesse na Série A. Acredito não passar apenas de um boato e espero estar certo.
Até num jogo em que se desenha como o "chato" da rodada, há certa importância. No Serra Dourada, o Atlético-GO enfrenta o rebaixado América, precisando empatar para se garantir na Copa Sul-americana.
Que rodada será essa, hein? Algo simplesmente espetacular envolve toda a torcida brasileira nesse final de semana. Com toda a certeza, esse será um final dos mais emocionantes de todos os tempos num Campeonato Brasileiro. E para aqueles que ainda dizem que falta emoção em torneios de pontos corridos, eis uma bela resposta. As coisas não são bem assim.
Após a rodada, você confere cobertura completa do nosso site na 38ª rodada do Campeonato Brasileiro. As análises, os resultados e a classificação final, assim que a rodada acabar.
Hoje a bola esteve comigo, João Vitor Cirilo. Amanhã, Eduardo Carmo dará sequência às colunas.
Um abraço a todos e boa rodada final de Brasileirão!
0 comentários :
Postar um comentário