quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

City vence mas não avança

De Belo Horizonte.

Apesar de ter feito a sua parte, o Manchester City não conseguiu se classificar para a segunda fase da Liga dos Campeões da Europa. Atuando no City of Manchester Stadium na noite de hoje (7), os donos da casa venceram o Bayern de Munique, já classificado e líder do Grupo A, por 2 a 0, com gols de David Silva e Yayá Touré.

O Manchester não dependia só de si para obter a classificação. Para a conquista da segunda vaga do Grupo, os ingleses deveriam torcer por um tropeço do Napoli diante do já eliminado Villarreal, na Espanha. O Napoli venceu por 2 a 0 e confirmou sua classificação em segundo lugar.

Dessa forma, o Grupo A terminou com Bayern de Munique em primeiro lugar com 14 pontos, seguido por Napoli com 11 pontos e Manchester City com 10, além do Villarreal, que não pontuou, sendo a segunda pior equipe desta fase da Liga, ficando à frente apenas do Dínamo Zagreb, que teve pior saldo. Bayern e Napoli estão classificados para as oitavas, enquanto o Manchester City entrará na segunda fase da Liga Europa.

As oitavas de final da Champions League acontecerão no ano que vem, com confrontos e datas ainda a definir.

O espanhol David Silva jogou muito bem, marcando um dos gols do jogo de hoje.
(Foto: Getty Images)

Falando do jogo

O City iniciou a rodada em terceiro lugar e de olho na partida entre Villarreal e Napoli. Se o Villarreal não segurasse os italianos, tudo terminaria como começou. De qualquer forma, o primeiro passo para a classificação do Manchester City era vencer o Bayern, fazendo a sua parte.

Enquanto o City veio com todos os seus titulares, com a exceção do lateral-direito Micah Richards, o Bayern, já classificado, veio com apenas dois dos seus atletas considerados titulares absolutos (Badstuber e Luiz Gustavo).

O Manchester City começou melhor. Mantinha a posse de bola, trocava mais passes e não dava chances para o Bayern criar. Por sua vez, os alemães se preocupavam com a marcação, presos em seu próprio campo. Os ingleses conseguiram incomodar primeiro. Aos 6 minutos, Nasri escapou pela direita e cruzou para Agüero cabecear por cima. 

Após o décimo minuto, o Bayern tentou se soltar e conseguiu fazer Joe Hart trabalhar pela primeira vez aos 11 minutos, em chute de Ivica Olić. Mas o Manchester era melhor e voltou a pressionar. Em uma descida ao ataque do hoje lateral Savić, o City teve uma falta a cobrar na lateral do campo. A cobrança de David Silva foi em direção ao gol, mas o zagueiro Lescott impediu a subida do goleiro alemão Butt. A falta foi marcada e o gol anulado, aos 15 minutos.

A ansiedade parecia atrapalhar a equipe de Manchester, o que pôde ser comprovado pelos muitos erros de passe na intermediária ofensiva, impedindo que contragolpes fossem criados. A defesa "povoada" do Bayern também fazia a sua parte para que o gol inglês não saísse.

O Manchester seguiu em cima e conseguiu achar seu gol de uma forma em que ainda não havia tentado: finalizando de fora da área. Após troca de passes rápida, David Silva recebeu de Dzeko e chutou forte, no canto direito do goleiro Butt, marcando seu primeiro gol na Champions League, o primeiro do City no jogo. 1 a 0, aos 36 minutos.

Após o gol sofrido, a defesa bávara se abriu e o City ainda teve pelo menos três chances claras de ampliar até o final do primeiro tempo. Na primeira delas, Boateng apareceu em cima da linha e evitou que a bola entrasse após Agüero fazer o carnaval pela esquerda. Aliás, por aquele setor, o direito de marcação do Bayern, era por onde o City criava com mais facilidade, explorando as falhas na marcação do brasileiro Rafinha. Por lá também, aos 42 minutos, Silva fez bela jogada e rolou para Barry mandar por cima, dentro da  área. O primeiro tempo se encerrou com vitória do Manchester City por 1 a 0, o que dava a classificação à equipe inglesa, já que o Villarreal segurava o Napoli na Espanha.


Agüero perdeu grande chance no final do primeiro tempo.
(Foto: Getty Images)

Na volta para o segundo tempo, nada de alterações. Nem táticas, nem na postura das equipes. O City continuou em cima, pressionando, e conseguiu o seu segundo gol logo aos 6 minutos da etapa complementar, aproveitando a falha do setor defensivo bávaro. Yayá Touré roubou a bola no meio, tabelou com Agüero e Dzeko e aproveitou a bobeira da zaga para tocar por baixo do goleiro, ampliando para 2 a 0.

O gol deu tranquilidade para o City na partida, mas enquanto isso o Napoli marcou duas vezes contra o Villarreal, confirmando sua classificação. A vitória manteve o Manchester City na terceira posição, colocando o clube na Liga Europa. Bayern de Munique e Napoli ficaram com as vagas na próxima fase da Liga dos Campeões da Europa.

Ficha do Jogo:

Manchester City 2x0 Bayern de Munique

MANCHESTER:
25-Hart
15-Savić
4-Kompany
6-Lescott
22-Clichy
18-Barry
42-Yayá Touré (34-De Jong)
19-Nasri
21-David Silva (11-Adam Johnson)
16-Agüero
10-Dzeko (45-Balotelli)
Técnico: Roberto Mancini

BAYERN:
22-Butt
13-Rafinha
17-Boateng
28-Badstuber
26-Contento
30-Luiz Gustavo
44-Tymoshchuk
23-Pranjić
27-Alaba
11-Olić
9-Petersen (14-Usami)
Técnico: Jupp Heynckes

Estádio: City of Manchester, em Manchester (Inglaterra)

Árbitro: Stéphane Lannoy (FRA)
Auxiliares: Eric Dansault (FRA) e Frédéric Cano (FRA)
Árbitros adicionais: Ruddy Buquet (FRA) e Fredy Fautrel (FRA)

Cartões amarelos: Luiz Gustavo e Olić (Bayern)

0 comentários :

Postar um comentário