segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Mano Menezes anuncia os convocados para os amistosos contra a Argentina

Por Arthur Stabile e João Vitor Cirilo.
De São Paulo e Belo Horizonte.

Após vencer a seleção de Gana pelo placar magro de 1 a 0, o treinador Mano Menezes convocou o time para encarar a Argentina, nos dias 14 e 28 de setembro. Nesta lista de 24 nomes, apenas jogadores que atuam no Brasil foram chamados, num acordo entre as duas confederações. Lembrando sempre que não haverá rodada do Campeonato Brasileiro nas duas datas.

Foto: Rafael Ribeiro / CBF

Confira os nomes:

Goleiros

Jefferson (Botafogo) - Já vinha sendo convocado por Mano Menezes quando a lista também incluiu jogadores que atuam no futebol do exterior. Provavelmente será o primeiro goleiro.


Fábio (Cruzeiro) - Retornou à Seleção na partida de hoje, contra Gana. Foi dar um passeio em Londres. Deverá ser o segundo goleiro nos amistosos. Mano deve preferir o goleiro do time alvinegro, mas Fábio poderia ter sua primeira chance como titular nesta partida, por estar em melhor fase que o concorrente.

Rafael (Santos) - É um goleiro promissor, foi campeão da Libertadores com o time praiano atuando bem, mas caiu de produção no brasileiro. Vamos ver o que fará no futuro, já que ficará na reserva.

Laterais

Danilo (Santos) - Fez boa Libertadores e se tornou campeão mundial sub-20 com a seleção brasileira. Não poderia ficar de fora.

Mário Fernandes (Grêmio) - Mário demonstrou ser um bom jogador. Se destacou como zagueiro do Grêmio, mas atuou muito tempo como lateral-direito, posição pela qual foi convocado. Além disso, sua idade influenciou na escolha de Mano, pois poderá atuar nas Olimpíadas.

Cortês (Botafogo) - Excelente lateral. Jovem surgido no Nova Iguaçu, aposta do Botafogo. E que aposta. Muitos já pediam seu nome na Seleção. Terá uma boa oportunidade.

Kléber (Internacional) – Pelo atual momento, o jogador não deveria estar nesta lista. Porém, Mano deve estar pensando que o jogador, pela idade, trará experiência para os novatos. Pode render.

Zagueiros

Dedé (Vasco) - Outro que já vinha sendo convocado. Bom zagueiro e incontestável sua presença na lista.

Rhodolfo (São Paulo) – Chegou neste ano no time paulista após bom rendimento no Atlético-PR. Até agora se mostrou ser um zagueiro seguro, que raramente perde as jogadas e não dá bote à toa. Por suas atuações chegou a ser sondado pela Juventus (Ita), mas permaneceu no São Paulo. Entre os nomes, merece ser titular junto com Dedé.

Henrique (Palmeiras) – Este jogador foi convocado pelo nome, pois atualmente não vem se destacando. Recentemente voltou ao time alviverde e ainda se readapta ao futebol nacional. Não deveria estar na lista. Até mesmo seu companheiro, Thiago Heleno, merecia mais essa oportunidade do que ele.


Réver (Atlético Mineiro) - Atua mal pelo Atlético Mineiro há tempos, sendo inclusive reserva em determinados momentos. Não merecia a convocação. De fato, a posição atualmente não tem tantos bons nomes.

Volantes

Ralf (Corinthians) – Vem sendo convocado por Mano desde o jogo com a Alemanha. É o reserva imediato de Lucas na contenção de jogadas e será titular na partida contra os Hermanos.

Rômulo (Vasco) - Volante de boa marcação. Será um bom teste para o cruzmaltino. Para uma sequência, talvez não seja um bom nome. Mas, Mano gosta de testes e é outro que tem idade olímpica.

Casemiro (São Paulo) - Bom volante. Tem idade olímpica, esteve na conquista do Mundial Sub-20. Pode atuar em todas as posições do meio-campo, tendo tanto boa qualidade ofensiva quando defensiva. Deve ser o coringa deste meio campo da seleção no futuro.

Paulinho (Corinthians) – Teve bom começo de campeonato brasileiro, assim como todo o time do paulista. Junto com Ralf, vem tendo uma regularidade, mas acabam prejudicados pela queda de ritmo da equipe. É novo, vale apostas.

Meias

Cícero (São Paulo) – A convocação deste jogador é muito precoce. Assim como Henrique, voltou a pouco tempo do exterior e ainda tem dificuldades para jogar. Não acredito que continue na lista.

Oscar (Internacional) - Joia colorada, também esteve no Mundial Sub 20. Grande jogador. Merece estar entre os nomes. Com a saída de Ganso, é provável que tenha sua chance nesta partida.


Lucas (São Paulo) – Ainda não teve sua chance como titular, mas é nome garantido nas convocações do treinador. Precisa jogar, é a única coisa que falta ao meia.


Thiago Neves (Flamengo) – Volta de lesão, mas pelo que vinha jogando com o Gaúcho no rubro-negro merece outra chance. Provavelmente começará em campo, pela idade e experiência, mas Lucas merecia mais esta chance do que o jogador do Flamengo.


Renato (Flamengo) - Convocação, no mínimo, contestável, pra não dizer que só ocupará uma vaga para completar os 24 jogadores (sempre necessário no Brasil, né?).


Atacantes


Fred (Fluminense) – Novamente o treinador da seleção insiste no centroavante tricolor. Habilidade e vontade ele já demonstrou ter, porém, não rendeu nada na Copa América e foi lembrado. O que será que Borges (Santos) terá que fazer para estar nesta lista? Só os 13 gols pelo alvinegro paulista não bastam?


Leandro Damião (Internacional) - Simplesmente o melhor centroavante do futebol brasileiro.


Neymar (Santos) - Convocação incontestável. Titular absoluto. Sem contar que sofre faltas e com um cobrador como Ronaldinho, é mais uma arma para o arsenal da seleção.


Ronaldinho (Flamengo) - Vem jogando bem pelo rubro-negro carioca. Nessa lista, é uma boa. Talvez, para uma "renovação" tanto abordada por todos, não seja uma boa, pelo menos em relação à idade. Se for para puxar a responsabilidade e ajudar os jovens (futebolisticamente falando), quem sabe.


0 comentários :

Postar um comentário