domingo, 28 de agosto de 2011

Renan Ribeiro falha e Montillo brilha. Cruzeiro vence o Galo no Brasileirão

De Belo Horizonte.

Atlético e Cruzeiro jogaram na Arena do Jacaré, há pouco, em duelo válido pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. O placar foi favorável à equipe azul, por 2 a 1. Se existisse justiça no futebol, diríamos que este placar não seria o mais justo para a partida de hoje. Na segunda etapa, o Cruzeiro se abdicou do jogo e encontrou o gol da vitória no fim da partida, em falha do goleiro Renan Ribeiro.

O Cruzeiro saiu na frente com Montillo, ainda no primeiro tempo. Com a lesão de Wellington Paulista, Joel Santana preferiu recuar sua equipe, colocando Charles, totalmente sem ritmo de jogo, em campo. Ao intervalo, Cuca modificou sua equipe que dominou completamente as ações na segunda etapa e achou um golaço ainda na primeira metade da etapa final com Fillipe Soutto, que contou com a falha do goleiro Fábio, que preferiu apenas olhar a bola entrar em seu ângulo superior esquerdo. Ao fim da etapa, Montillo chutou de fora da área e Renan Ribeiro aceitou.

O destaque ruim do clássico de hoje ficou para os assistentes mineiros. Helbert Costa Andrade e Guilherme Dias Camilo erraram muito, prejudicando ambas as equipes. O primeiro inclusive validou o gol do Cruzeiro, que estava impedido.

As duas equipes voltam a jogar na próxima quarta-feira, abrindo o returno. O Atlético vai à Arena da Baixada enfrentar o xará paranaense e o Cruzeiro enfrentará o Figueirense em Ipatinga. O Galo não terá Serginho e o Cruzeiro não terá Naldo, Fábio e Montillo, ambos suspensos.

Torcida compareceu em bom número na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.
(Foto: Alexandre Guzanshe / EM / D.A. Press)

O Atlético entrou em campo desfalcado de Dudu Cearense, vetado pelo Departamento Médico. Mas o reforço veio das arquibancadas. Apenas torcedores alvinegros puderam comparecer à Arena, devido à já contestada medida da polícia, para questões de segurança. Outra mudança na equipe do Atlético foi a entrada de Eron entrou na lateral-esquerda. Na postura tática da equipe em campo, Richarlyson começou atuando como homem de sobra, entre Réver e Leonardo Silva, configurando um 3-5-2.

Já o Cruzeiro não apresentou surpresas em relação à equipe que treinou durante a semana. Roger entrou como titular no meio-campo, dividindo a responsabilidade da armação de jogadas com Walter Montillo.

O Atlético chegou assustando primeiro. Logo aos 2 minutos, Eron cruzou rasteiro pela esquerda e Guilherme deu leve desvio, assustando Fábio. A bola saiu à esquerda. O Galo começou melhor, mas a Raposa tratou logo de equilibrar as coisas. O Cruzeiro foi tentando sair e finalizava de fora da área mas, sem assustar o goleiro Renan.

Isso até os 11 minutos. Anselmo Ramon encontrou Wellington Paulista, que rolou para Montillo driblar o goleiro do Atlético e entrar com bola e tudo. O lance foi muito difícil para a arbitragem mas, Montillo pareceu pouco à frente. Cruzeiro 1 a 0 e vaias para Richarlyson, que perdeu a bola que iniciou o contragolpe azul.

O Atlético tentou ir para o abafa, mas não conseguia concluir em gol. O Cruzeiro conseguia penetrar na defesa alvinegra com extrema facilidade, como aos 18 minutos, numa finalização de Wellington Paulista que teve grande intervenção de Renan Ribeiro. Wellington que sairia dois minutos depois, por lesão muscular. Charles entrou na sua vaga. E entrou muito mal, fora de ritmo de jogo, cometendo muitas faltas. O volante não realizava uma partida completa há muito tempo. Cruzeiro ficou apenas com um atacante.

A partir dos 25 minutos, o Atlético mudou o posicionamento em campo. Richarlyson que atuava mais defensivamente, passou a compor o meio-campo, caindo pelo setor de meia-esquerda, se revezando com Eron no apoio por aquele lado, assim como foi na partida contra o Botafogo, pela Sul-americana. Meio-campo que apresentava sérias dificuldades na armação.

O Cruzeiro tentava sair explorando os espaços cedidos pelo meio de campo do Atlético, que se apressava em sair em disparada ao ataque.

Joel Santana foi obrigado a mudar sua equipe por mais uma vez. Diego Renan também saiu lesionado. Gilberto entrou para o seu lugar, aos 43 do primeiro tempo. Não houve tempo para a criação de outros lances na primeira etapa.

Montillo comemora o seu primeiro gol no jogo.
(Foto: Ramon Bittencourt / Lancenet)

Para o segundo tempo, o técnico Cuca fez duas mudanças. Neto Berola entrou no lugar de Eron e Daniel Carvalho entrou no lugar do apagadíssimo Caio, por mais uma oportunidade.

O Atlético pressionou o Cruzeiro, acuando a equipe azul dentro de sua própria área. Até por culpa de Joel Santana, que recuou sua equipe ainda no primeiro tempo, tentando jogar no contra-ataque. Cuca enxergou bem a proposta do Cruzeiro e mudou a postura de sua equipe. O torcedor sentiu o momento e empurrou o Atlético.

E na pressão o Galo achou o seu gol. E um golaço. Fillipe Soutto soltou uma pancada de fora da área e Fábio aceitou. A bola foi no ângulo, mas o goleiro azul poderia ter defendido. O Atlético empatava aos 11 minutos. 1 a 1.

O Cruzeiro não tinha forças para sair de trás e o gol do Atlético teimava em não sair. Aos 25 minutos, Fábio teve importantíssima participação ao evitar o golaço de Magno Alves.

Neto Berola entrou muito bem no jogo, infernizando o setor esquerdo de marcação do Cruzeiro que, já cansado, não conseguia parar o camisa 40 do Atlético.

Mas o Cruzeiro que se encontrava mal no jogo, encontrou seu gol aos 42 minutos, num chute de fora da área de Montillo, contando com a falha clássica de Renan Ribeiro. Gol que colocou o Cruzeiro na sétima colocação do campeonato, com 27 pontos. A fase ruim do Atlético continua. O Galo caiu para a 19ª colocação, mantendo os 15 pontos.

Ficha do Jogo:
Atlético x Cruzeiro

ATLÉTICO:
30-Renan Ribeiro
7-Serginho
5-Réver
4-Leonardo Silva
39-Eron (40-Neto Berola)
55-Pierre
20-Richarlyson
25-Fillipe Soutto
38-Caio (83-Daniel Carvalho)
9-Guilherme (11-Magno Alves)
90-André
Técnico: Cuca

CRUZEIRO:
1-Fábio
2-Vitor
3-Léo
4-Naldo
6-Diego Renan (17-Gilberto)
5-Fabrício
8-Marquinhos Paraná
7-Roger (18-Ortigoza)
10-Montillo
11-Anselmo Ramon
9-Wellington Paulista (16-Charles)
Técnico: Joel Santana

Estádio: Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.
Público Pagante: 16.726
Renda: R$ 85.640,00

Árbitro: Sálvio Espínola Fagundes (FIFA-SP)
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo (MG) e Helbert Costa Andrade (MG)

Cartões amarelos: Serginho e André (Atlético); Naldo, Roger, Fabrício, Fábio e Montillo (Cruzeiro).

0 comentários :

Postar um comentário