Matheus de Oliveira,
de Belo Horizonte
O primeiro duelo das quartas-de-final da Copa América aconteceu mais cedo, precisamente às 16h, em Córdoba. Entraram em campo Colômbia e Peru para decidir que passa pra uma das semifinais da competição.
O nível técnico era tão baixo que, para quem via, parecia que mesmo se as equipes jogassem o resto do dia não conseguiriam marcar gols, mas ele veio como alento pro coração peruano na prorrogação. Não só ele, mas um segundo também. O que ninguém contava é com a colaboração do arqueiro Martínez nos dois tentos. Com a classificação, o Peru aguarda o vencedor do clássico entre Argentina e Uruguai pra semifinal.
Foto: Terra
No primeiro tempo tivemos um jogo muito ruim, com poucas emoções. O Peru entrou em campo com a intenção de não deixar a Colômbia jogar. A Colômbia entrou em campo pra jogar, mas não conseguia devido à boa marcação imposta pela defensiva adversária.
Os alvirubros praticamente não atacavam, estavam esperando o erro colombiano que não acontecia.
Aliás, acontecia, mas não em termos defensivos. A Colômbia pecava quando deixava Falcao Garcia ficava isolado dos meias que pouco chegavam em razão da saída de bola sendo dificultada pelo Peru. Seleção esta que permanecia maior parte do tempo com a bola nos pés, mas com muita paciência pra esperar uma brecha alheia.
Nenhuma grande oportunidade de gol foi criada na etapa inicial, mas o jogo já melhorara em relação aos vinte minutos iniciais. As equipes começavam a atacar com mais ímpeto, mas na hora da conclusão as equipes falhavam e sequer um dos goleiros foram exigidos.
O Peru mudou de postura no segundo tempo. A equipe começou se arriscando mais e surpreendendo a Colômbia, aos três minutos já obrigou o goleiro Martinez a praticar boa defesa em arremate de Chiroque.
A seleção tricolor levou perigo numa jogada que seria a tônica no decorrer do segundo tempo. Lançamentos longos pra Falcao Garcia. No primeiro deles já levou perigo chutando cruzado, muito perto da meta de Fernández. Dois minutos depois, Moreno sofre pênalti cometido por Rodriguez. A estrela da seleção, Falcao Garcia parte pra cobrança e arrematou pra fora, à direita do gol.
Logo após o penal perdido, Dayro Moreno tem a chance de redimir o companheiro Garcia após boa jogada pela direita, mas finaliza na trave.
Foto: EFE
Apesar de melhor, os colombianos sediam espaços pro Peru que pouco aproveitava, mas numa dos volantes colombianos, Balbín ficou livre na cabeça de área e chutou obrigando Martinez a intervir espetacularmente. No fim da segunda etapa, a Colômbia continuou melhor, mas sem efetivar o tento. Seguimos então pra prorrogação.
No início da prorrogação tivemos um ritmo sequente ao do fim do segundo tempo. Colombianos sempre buscando o ataque e peruanos acuados. Porém, foram eles que abriram o placar. Após cobrança de falta de Vargas, o goleiro Martínez reboteou e a bola sobrou pra Lobatón fuzilar da entrada da grande área. Grande passo pra classificação.
Atrás no placar, a seleção colombiana ficou nervosa e começou atacar sem se preocupar em levar o segundo. E levaram. O goleiro Martínez tocou na fogueira pro lateral Zúñiga que também bobeou e deixou o adversário tomar a frente e rolar pra Vargas marcar.
Ficha do Jogo:
Colômbia: Martínez; Zúñiga, Luis Perea, Yepes e Armero; Sánchez, Guarín, Aguilar (Gutiérrez) e Daryo Moreno e Adrián Ramos (Hugo Rodallega); Falcao Garcia. Técnico: Hernan Darío Gomez
Peru: Fernández; Revoredo, Christian Ramos, Alberto Rodriguez e Vilchez; Cruzado, Balbín, Vargas e Advíncula (Carlos Lombatón). Chiroque (Yoshimar Yotún) e Paolo Guerrero. Técnico: Sérgio Markarián
Local: estádio Mário Kempes, em Córdoba (ARG)
Árbitro: Francisco Chacón (MEX)
Auxiliares: Leonel Real (CRC) e Francisco Mondria (CHI)
0 comentários :
Postar um comentário