quinta-feira, 9 de junho de 2011

"O sentimento não pode parar !"

Lucas Fernando,
de Belo Horizonte.

Oito anos, dois meses e 18 dias de uma angustiante espera. A torcida vascaína comemora sua primeira conquista da Copa do Brasil e a vaga para Libertadores de 2012.



09/06/11 - Mesmo com uma derrota por 3 a 2 para o Coritiba, em um jogo movimentado e dramático no Couto Pereira, o Vasco conquistou o titulo da Copa do Brasil já que havia vencido por 1 a 0, em São Januário, no Rio de Janeiro.

Com um início de temporada péssimo, o titulo da Copa do Brasil serviu como recompensa para os jogadores que recuperaram o clube e chegaram com todos os méritos à final da competição, que lhes garantiu o direito de participar da principal competição interclubes da América do Sul, a Libertadore de 2012.

Eder Luís, Alecsandro, Diego Souza e Felipe, são os principais jogadores do Vasco que ficaram na memória do torcedor por levarem o Vasco a esta conquista, já que o futebol de ambos cresceu nos jogos final da própria. Não podemos deixar de resaltar o belissímo futebol mostrado pela equipe do Coritiba, que fez uma bela Copa do Brasil, e não a conquistou por meros detalhes.

O que aconteceu no jogo

O Coxa tentou pressionar no inicio do jogo, aproveitando o contra-ataque, os cruzmaltinos tiveram a primeira boa chegada, aos três minutos, com Éder Luis que invadiu a área e chutou prensado, na rede pelo lado de fora. Aos sete minutos a resposta veio, com Léo Gago que cobrou falta no cantinho e obrigou Fernando Prass a fazer grande defesa.A pressão do Coritiba era forte, com isso, o Vasco começou a recuar.


O Coritiba mostrava que poderia abrir o placar rapidamente, mas o banho de água fria veio rapidamente, aos 11 minutos, exatamente com Alecsandro. Em um rápido contra-ataque, Eder Luis recebeu na direita e serviu o atacante, que só empurrou para as redes, 1 a 0.


Atacante comemora seu segundo gol na grande final.
(Foto: André Durão / Globoesporte.com)

Os jogadores do Coritiba sentiram o gol sofrido e passaram a errar muitos passes. O torcedor se irritava com a postura do Alviverde e o técnico Marcelo Oliveira, aos 27 minutos, tirou Marcos Paulo para a entrada do atacante Leonardo, que mudou a cara do Coxa. A mudança deu nova vida ao time. Aos 29 minutos, bola sobrevoando a área vascaína, Jonas apareceu livre pelo lado direito e tocou de cabeça, Bill surgiu por trás da defesa para desviar de cabeça para o fundo das redes vascaínas, 1 a 1.

Aos 35 minutos, Rafinha pegou rebote e de longe praticamente recuou para Fernando Prass. Bill tentou resolver sozinho, aos 40 minutos, e arrematou muito forte, longe da meta. O Vasco já começava a esfriar o jogo com a velha tática da cera quando, aos 44 minutos, Rafinha fuzilou cruzado, Prass rebateu e Davi, livre no meio da área, estufou as redes para virar, 2 a 1. O resultado ainda não era suficiente para o Coritiba ser campeão, faltava um gol para a equipe Paranaense.

Na volta do intervalo, o jogo ficou mais duro, com isso o clime ficou pesado em campo. O Coritiba tentava voltar a pressionar, mais um novo banho de água fria acabou com a festa da torcida, aos 12 minutos. De longe, Éder Luis arriscou um chute , sem entender o efeito da bola que desviou no caminho, Edson Bastos falhou e viu a bola entrar no meio do gol, 2 a 2. Imediatamente o técnico Marcelo Oliveira colocou Eltinho e Marcos Aurélio em campo.

Eder comemora seu gol com companheiros fazendo o "trem-bala da colina".
(Foto: Ag. Estado)


O jogo era simplesmente emocionante e, aos 21 minutos, pouco tempo depois do gol do Vasco, William, com um chutaço de fora da área acertou o ângulo de Prass para colocar o Coxa novamente na luta, 3 a 2.

Willan marcou um golaço e ainda deixou com esperanças a torcida Alviverde.
(Foto: Cezar Loureiro/Globo)

Aos 24 minutos, aconteceu um lance polêmico. Leonardo foi travado na área e pediu pênalti. O árbitro mandou a bola rolar.

O Coritiba foi para o desespero, bolas alçadas na grande área e chutes de qualquer lugar. Prass ganhou um tempo precioso no chão, em choque com jogador do Coritiba, com isso o arqueiro cruzmaltino esfriou a reação e garantiu o título.

Jogadores comemoram titulo inédito.

Veja os gol da partida em que o vasco sagrou-se campeão da Copa do Brasil de 2011:




FICHA TÉCNICA

CORITIBA 3 X 2 VASCO


CORITIBA: Édson Bastos; Jonas, Demerson, Emerson e Lucas Mendes (Eltinho); William, Léo Gago (Marcos Aurélio), Marcos Paulo (Leonardo), Rafinha e Davi; Bill
Técnico: Marcelo Oliveira

VASCO: Fernando Prass; Allan, Dedé, Anderson Martins e Ramon; Rômulo, Eduardo Costa, Felipe (Jumar) e Diego Souza (Bernardo); Éder Luis e Alecsandro
Técnico: Ricardo Gomes

Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data: 8 de junho de 2011

Gols:

CORITIBA: Bill, aos 29, e Davi, aos 44 minutos do primeiro tempo; William, aos 21 minutos do segundo tempo
VASCO: Alecsandro, aos 11 minutos do primeiro tempo; Éder Luis, aos 12 minutos do segundo tempo

Árbitro:
Salvio Spinola Fagundes Filho (SP)
Assistentes: Alessandro A. Rocha de Matos e Emerson Augusto de Carvalho
Cartões amarelos: Léo Gago, Bill e Leonardo (Coritiba); Eder Luis, Eduardo Costa, Felipe e Jumar (Vasco).

0 comentários :

Postar um comentário