Nadal é Hexa em Roland Garros (Globoesporte)
Nadal é pela sexta vez o campeão de Roland Garros
Por Anderson Moura,
do Recife
O espanhol Rafael Nadal se tornou hoje hexa campeão de Roland Garros igualando o recorde do sueco Björn Borg, que també conquistou seis vezes o Torneio de piso batido. O título veio com uma vitória sobre seu principal rival, o número 3 do Mundo, o suíço Roger Federer por 3 sets a 1, parciais 7/5, 7/6(3), 5/7 e 6/1, além disso essa é a quarta final que o Federer perde para o Nadal, que de quebra continuou com a liderança do Ranking ATP.
Dono da maior sequência de vitórias no saibro (81 triunfos, de 2005 a 2007), Nadal já vem sendo considerado por muitos o maior tenista da história da superfície. Em Roland Garros, ele tem no currículo 45 vitórias e só uma derrota. O único revés ocorreu em 2009, diante do sueco Robin Soderling, nas quartas de final. Naquele ano, Federer aproveitou e finalmente venceu o torneio.
O sexto triunfo em Paris também significa o décimo título de Grand Slam do espanhol. Fora de Paris, ele também venceu Wimbledon em 2008 e 2010, o Australian Open em 2009 e o US Open em 2010. Nadal é o segundo mais jovem tenista a alcançar a dezena - nesta lista, ele também fica atrás de Borg, que tinha 24 anos e 30 dias quando venceu Wimbledon em 1980.
Grande final entre Nadal e Federer (Tênis News)
HISTÓRIA DO JOGO:
Federer mostrou um tênis confiante por vários momentos da partida, mas outra vez sucumbiu em momentos importantes na parte mental pro espanhol. O suíço disparou 64 winners contra 56 erros. Nadal deu 43 vencedoras e errou 27.
Federer começou a todo vapor, fazendo saque e voleio e quebrando logo no segundo game indo pra cima e contando com vários erros do espanhol. Ele abriu3/0 e controlava com muita precisão e confiança até o 5/2 quando teve um set-point, mas cometeu erro. Nadal então aplicou duas passadas no forehand e conseguiu a quebra com erro de voleio do suíço. Nadal então igualou em 5/5 e a confiança de Roger desmoronou. Ele voltou a se equivocar, Nadal quebrou, fez 6/5 e fechou com uma bola vencedora de forehand com 7/5 em 1h03min.
Na segunda etapa Federer largou murcho, sentindo a perda do anterior. Cometeu demasiados erros e viu Nadal abrir 2/0 e ter breaks para abrir duas quebras. Federer conseguiu se segurar e ficou mais preciso para igualar em 4/4. Mas Nadal tornou a quebrar, fez 5/4. Em um game super equilibrado Nadal jogou com forehand na fita que saiu no set-point e a chuva caiu com intensidade paralisando o jogo por 15 minutos. O suficiente para Federer rever a tática e voltar à quadra com o que fez no 1º set. Ele virou para 6/5 salvando outro set-point. No tie-break porém Nadal foi mais firme, abriu 4 a 0 e fechou por 7/6 (7/3), em 1h12min, com bola vencedora de forehand.
O terceiro set começou equilibrado até Nadal quebrar e fazer 4/2 com Federer errando tudo. Mas o suíço não se deu por vencido e voltou a jogar de forma ofensiva, variando com slices e curtinhas para igualar em 4/4. Ele forçou erros de Nadal e com um slice winner quebrou de novo para ter 6/5 e fechar o set por 7/5 com winner em 50 minutos.
Na quarta parcial Federer largou firme, abriu 0/40 no primeiro game, mas o Touro Miúra apareceu, aplicou dois winners, um ace, outro bom saque e se safou. O espanhol então ganhou confiança, quebrou Federer, abriu 4/1 e foi pra cima do suíço quebrando de volta para fechar com um erro de Federer: 6/1.
Próximo torneio do Nadal e do Federer será o Torneio de Queen's em Londres, em piso de grama, preparatório para Wimbledon.
Ajuda: Globoesporte e Tênis News
0 comentários :
Postar um comentário