sexta-feira, 15 de abril de 2011

Reta final da Liga Europa

Gustavo Carratte,
de São Paulo.

Duelos de ontem definiram os semi-finalistas da competição. Os portugueses Porto, Benfica e Braga, além do espanhol Villarreal, avançaram.

SPARTAK MOSCOU 2x5 PORTO

Para quem imaginava um jogo mais seguro do Spartak, que sofreu goleada também por 5 gols em Portugal, se surpreendeu.

Os portugueses não só venceram bem o jogo, como demonstraram desde o início que a partida tomaria este rumo.

Como se não bastasse os dois gols ainda no primeiro tempo, no início da segunda etapa o placar já mostrava três gols de vantagem para os visitantes. Depois disso, foram dois gols para cada lado, um time bastante satisfeito, o outro desmotivado, e não houveram tantas emoções.


A classificação foi extremamente merecida, e o azar foi todo dos russos, que, apesar das duas vexatórias derrotas, tinham qualidade para chegar pelo menos às semi-finais, caso não enfrentassem um adversário tão competitivo e favorito ao título.


Gols: Hulk (28), Cristían Rodriguez (47) 1ºT; Guarín (2), Dzyuba (7), Falcão (9), Ari (27) e Rúben Micael (44) 2ºT



PSV EINDHOVEN 2x2 BENFICA


A grande vantagem adquirida no jogo de ida, de 4x1, quase escapou dos benfiquistas.


Os holandeses, motivadíssimos, foram pra cima e conseguiram abrir dois gols de vantagem. Na metade do primeiro tempo, a classificação praticamente garantida dos portugues já estava a apenas um gol de ser quebrada. A empolgação de torcedores e jogadores do PSV eram evidentes, e tudo se encaminhava para um intervalo com 2 a 0 para os mandantes. Porém, um lance mudou o destino do jogo: Luisão, num chute pra lá de acrobático, descontou e colocou tudo em ordem, já nos acréscimos.


Os minutos de intervalo que tinham tudo para ser de muita motivação para um lado, e ainda mais planejamento do outro, foi completamente alterado.


No segundo tempo, a qualidade do time da casa já não era mais a mesma, e o Benfica ainda conseguiu empatar, em cobrança de penalti, com Cardozo.


Gols: Dzsudzsák (17), Lens (25), Luisão (47) 1ºT; Óscar Cardozo (18) 2ºT



TWENTE 1x3 VILLARREAL


Com um placar muito confortável conquistado na Espanha, o submarino amarelo foi até a Holanda enfrentar o Twente.


Era visível a inferioridade técnica dos holandeses, que, valentes, buscavam reverter o placar. Ainda no primeiro tempo, conseguiram sair na frente, mas dois penaltis convertidos pelos espanhóis, e um gol no fim, garantiram mais uma vitória dos visitantes, que, assim como o Porto, venceram por goleada em casa, e repetiram a boa atuação na segunda partida.


Nas suas devidas proporções, é claro, mas, dos pequenos da Europa, o Villarreal é o clube que mais se aproxima do estilo de jogo do Barcelona, que encanta a todos. É futebol de nível técnico muito menor, obviamente, mas assemelha-se bastante pela manutenção da posse de bola, assim como pela busca por espaços sem perder a paciência na construção das jogadas. Diferente dos catalães, nem sempre consegue colocar isso em prático, mas a intenção é boa.


Gols: Bajrami (32) 1ºT; Rossi (60), Marco Rúben (84) e Cani (90) 2ºT



BRAGA 0x0 DYNAMO KIEV


No jogo de ida, um empate em 1x1 na Ucrânia, que deu ao Braga a vantagem de jogar em casa por um simples empate em 0x0.


O Dynamo tinha time para fazer frente aos portugueses, veio com boas chances de cravar sua ida às semis, mas não foi páreo para o espírito guerreiro dos jogadores do Braga.


Aos 29 minutos, Paulo César foi expulso, e deixou os mandantes com um a menos. Heroicamente, o resultado sem gols foi assegurado até o fim, e o time de Portugal fez história. Já tinha chegado às quartas eliminando o gigante inglês Liverpool, vencendo por 1x0 em casa, e empatando sem gols na casa do adversário, e repetiu o feito nas quartas. As proporções eram muito menores, o Dynamo está longe de ser um grande esquadrão, mas é acertado, tem seus pontos fortes, e provavelmente, por muitos, era considerado o favorito para chegar à próxima fase.


Os confrontos de semi-finais ocorrerão nos dias 28 de Abril e 05 de Maio, e os vencedores disputarão, no dia 18 de Maio, a grande final da Uefa Europa League.

Porto x Villarreal começarão duelando em Portugal, com a segunda partida sendo na Espanha.

No duelo onde ambos são portugueses, a partida de ida será em Braga, e o segundo, em Lisboa, com mando do Benfica.

0 comentários :

Postar um comentário