De Belo Horizonte.
Por Matheus de Oliveira.
23/04/11 - JIMI são os Jogos do Interior de Minas. É um programa criado pelo governo para a interação das cidades do interior no meio esportivo. De forma geral, podem participar atletas com idade a partir de 16 anos, mas em algumas modalidades são taxadas faixas etárias. Por exemplo: no atletismo apenas atletas nascidos em 1997, no ciclismo, apenas os nascidos em 1996.
Os jogos contam com 20 modalidades, sendo em todas elas, disputado separadamente equipes masculinas e femininas: atletismo, atletismo PCD, basquete, basquete para cadeirantes, ciclismo speed, ciclismo mountain bike, futsal, ginástica artística, ginástica de trampolim, handebol, judô, karatê, natação, natação PCD, peteca, taekwon-do, tênis de mesa, tênis de mesa adaptado, vôlei e xadrez.
O JIMI é dividido em 3 etapas: microrregional (19 a 24 de abril), regional (19 a 24 de junho) e estadual (19 a 24 de outubro). Pela sequência, uma etapa serve de classificatória para a outra. Dos vencedores da etapa estadual, saem os representantes do estado para os Jogos Abertos Brasileiros.
Num estado grande como Minas Gerais, para a realização dos jogos é necessário para alguns atletas longas viagens que são bancadas pelas prefeituras das cidades representadas. Porém, a verba disponibilizada aos treinadores das equipes nem sempre é suficiente para levar todos os atletas, principalmente quando se trata de modalidades coletivas.
É perceptível a falta de vontade de algumas prefeituras com um projeto de tamanha importância para desenvolvimento de novos ídolos e de cidadãos, mas o esporte é paixão. Vários participantes, que em algumas ocasiões são cortados de participar dos jogos pela falta de dinheiro disponibilizado pelas autoridades, vão por conta própria. Sim, eles pagam para jogar.
Um outro detalhe que me foi passado por uma atleta da natação, é que os participantes reclamam com razão da alimentação que têm disponível: “a comida é de qualidade, mas não é a ideal para um atleta.”, diz uma competidora.
Além das autoridades, gostaria de chamar atenção para o papel da imprensa. Não vi, ouvi ou li em alguma emissora ou jornal, notícias ou mesmo boletins sobre os Jogos do Interior de Minas. A imprensa que sempre cobra das autoridades projetos como este, deixa de fazer sua parte que é a divulgação.
Situações como as descritas no parágrafo acima, poderiam ser evitadas se algum veículo de comunicação de peso estivesse presente para denunciar.
Por outro lado, a assessoria e marketing do governo fazem questão de anunciar os jogos? Até agora, a única coisa que vi foi um site com notícias que de vez em quando é atualizado: http://www.jimi.mg.gov.br/site/index.php . Estes atletas precisam de espaço, patrocínio e estrura porque capacidade e vontade demonstram ter. O amador de agora, pode ser um Ciello no futuro.
0 comentários :
Postar um comentário