sábado, 26 de fevereiro de 2011

"O Clássico das Multidões"


Matheus de Oliveira, com a colaboração de João Vitor,de Belo Horizonte.

Atlético x América, o clássico das multidões:
26/02/11 - Atlético, um clube fundado por 22 estudantes belo-horizontinos de classe baixa no coreto do Parque Municipal em Belo Horizonte, em 1908.


América, um clube fundado por jovens estudantes da burguesia belo horizontina em 1912.

Duas das maiores agremiações do futebol mineiro na época, já que, o Yale (depois Palestra, Ypiranga e hoje Cruzeiro) tinha tradição mesmo em outro esporte: a bocha.

Atlético, o time com maior torcida no estado e América, com o segundo maior número de adeptos, sempre faziam clássicos equilibrados nos campos da Av. Augusto de Lima, onde hoje temos o Minascentro (campo do Atlético) e o Mercado Central (campo do América). O Atlético, como a origem dos seus fundadores, tinha apoio maciço do proletariado, era o time do povo. O América tinha apoio de empresários e da alta classe da cidade, já que foi formado pelas trinta famílias que comandavam a política e o rumo de Minas.
Vamos conhecer a história do clássico pelos números:

Jogos: 380
Vitórias do América: 100
Vitórias do Atlético: 187
Empates: 93
Gols pró América: 479
Gols pró Atlético: 659
Maior goleada do América: 7 a 2, em 15 de maio de 1952
Maior goleada do Atlético: 6 a 1, em 11 de setembro de 1938
Clássico com mais gols: América 6x4 Atlético, em 8 de junho de 1930
Maior público: Atlético 2x0 América, 82.960 em 16 de março de 1969

Umas das mais importantes partidas disputadas entre América x Atlético, pela final do Campeonato Mineiro de 1999, terminou com vitória alvinegra. Com um gol de pênalti de Lincoln, hoje no Palmeiras, o Galo sagrou-se o Campeão. Um público de mais de 70 mil pessoas esteve no Mineirão. O Atlético que tinha nomes como Cláudio Caçapa, Lincoln, Mancini, Beletti, Gallo e Marques, estremeceu o estádio com uma grande vitória.Você já deve ter visto as imagens desta partida, mas o áudio é uma raridade que trazemos para vocês. A narração é de Mário Henrique “Caixa” com reportagem de Roberto Abras e ainda dá pra ouvir uma palhinha do saudoso Osvaldo Faria, aquele que tinha ‘coragem para dizer a verdade’. Ouça:

Uma outra grande partida protagonizada pelas duas equipes aconteceu em 2001. Dessa vez, quem levou a melhor foi o América, vencendo por 4 a 1 na primeira partida da final do Campeonato Mineiro. No jogo da volta, o Atlético venceu por 3 a 1. O Coelhão sagrou-se o Campeão estadual naquele ano.

Os gols, com a transmissão da Rede Globo, de volta aqui:

Galo e Coelho se enfrentam por três vezes no ano passado, com três empates. Trazemos aqui os gols do último e mais marcante jogo do ano passado, terminado em 3 a 3.

O clássico de amanhã será disputado na Arena do Jacaré, às 17h, em partida válida pela 5ª rodada do Campeonato Mineiro.

1 comentários :