quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Champions: Em jogaço, Real e United ficam no empate

De Belo Horizonte.
Por Eduardo Henrike.


13/02/13 – Nesta quarta-feira (13), o Real Madrid recebeu no estádio Santiago Bernabéu, em Madrid, o Manchester United pelo jogo de ida das oitavas de final da UEFA Champions League. A partida, embora muito movimentada, terminou com um empate por 1 a 1. O resultado agradou aos ingleses, que jogarão com a vantagem de um empate sem gols no jogo de volta, dia 05 de março, no estádio Old Trafford, em Manchester.

Na primeira fase da competição, o Manchester se classificou em primeiro lugar no grupo H de maneira invicta, com 12 pontos, quatro vitórias, dois empates, nove gols marcados e seis sofridos. Já o Real se classificou em segundo lugar do grupo D, com três vitórias, dois empates, uma derrota, 15 gols marcados e nove gols sofridos.

Cristiano Ronaldo se isolou na artilharia da competição com 7 gols.
(Foto: AFP/Getty Images)
O jogo

O Real Madrid começou comandando o jogo. Aos cinco minutos, a primeira grande chance. Após cruzamento de Cristiano Ronaldo pela esquerda, a bola sobrou para Fábio Coentrão, que na entrada da área, pegou de primeira com o pé direito e acertou a trave do goleiro De Gea. Mas quem marcou primeiro foi o Manchester. Aos 19 minutos, os ingleses chegaram pela primeira vez. Wayne Rooney cobrou escanteio na cabeça de Welbeck, que subiu bem e marcou o primeiro gol do confronto.

O Real continuou dominando a partida. Com maior posse de bola, tentava romper a forte marcação aplicada pelo Manchester. Aos 27 minutos, Cristiano Ronaldo cobrou uma falta na barreira e, no rebote, chutou de primeira, levando perigo ao gol do Manchester. Na sequência da jogada, Di Maria cruzou pela esquerda para o artilheiro da Champions League, Cristiano Ronaldo, subir sozinho no terceiro andar e marcar de cabeça para o Real, empatando a partida.

Dez minutos depois, Xabi Alonso fez um lançamento magistral para o alemão Özil, que dominou dentro da área e chutou para uma boa defesa de De Gea. Grande jogo! E só dava Real. Aos 42 minutos, CR7 dominou na entrada da área, cortou pra dentro e chutou forte de canhota. A bola passou raspando o travessão.

As equipes voltaram para a segunda etapa com as mesmas escalações. Com o Manchester com outra postura, tentando manter o Real no campo defensivo. Aos sete, o Real chegou perto com Di Maria, que dominou na entrada da área e chutou rente a trave do De Gea.

Aos 14 minutos, José Mourinho, técnico do Real, realizou a primeira alteração no time. Trocou Benzema por Higuaín. Logo após essa alteração, o Real quase marcou. Khedira cruzou pela direita e Fábio Coentrão pegou de primeira na segunda trave, obrigado De Gea fez uma ótima defesa com os pés, evitando a virada dos espanhóis.

Aos 18, Sir Alex Fergusson, técnico do Manchester United, mudou pela primeira vez. Sacou o japonês Kagawa e colocou no jogo o experiente Ryan Giggs, na tentativa de sair um pouco da pressão imposta pelo Real.

Aos 26 minutos, em um rápido contra-ataque do Manchester, Rooney carregou pelo meio e tocou para Robin Van Persie, que encheu o pé e acertou o travessão após desvio do goleiro Diego López. A jogada continuou e o próprio Van Persie teve outra chance. Ele dominou dentro da área e chutou “mascado”. Xabi Alonso conseguiu tirar a bola antes que ela cruzasse a linha do gol. “Prato cheio” para quem respira futebol!

Em busca da vitória, os técnicos continuavam promovendo alterações. Pelo lado do Manchester, Welbeck deu lugar ao Valencia. Já no Real, Modric entrou na vaga de Di Maria. Pouco tempo depois, Mourinho gastou a última alteração. Xabi Alonso, que era dúvida para a partida, deu lugar ao brasileiro naturalizado português, Pepe. Parecia que um técnico copiava o outro, e na mesma hora, Fergusson trocou Rooney pelo brasileiro Anderson. O jogo continuava muito disputado!

Já nos acréscimos, a torcida do Real levou um grande susto. Van Persie chutou rasteiro e cruzado para um desvio na ponta dos dedos do goleiro Diego López. Aproveitando a conclusão dos três dados de acréscimos, o árbitro não quis se comprometer e não deixou que o Manchester cobrasse o escanteio, apitando o fim de mais um grande jogo de futebol.

Oitavas de final da UEFA Champions League – jogos de Ida:

12/03/13
Celtic 0x3 Juventus – Glasgow
Valencia 1x2 PSG - Valencia

13/03/13
Shakhtar Donetsk 2x2 Borussia Dortmund – Donetsk
Real Madrid 1x1 Manchester United – Madrid

19/02/13
Porto x Málaga – Porto
Arsenal x Bayern de Munique – Londres

20/02/13
Milan x Barcelona – Milão
Galatasaray x Schalke 04 – Istambul

Ficha do jogo:

Real Madrid: Diego López, Arbeloa, Varane, Sergio Ramos, Fábio Coentrão, Khedira, Xabi Alonso (Pepe), Özil, Di Maria (Modric), Cristiano Ronaldo e Benzema (Higuaín). Técnico: José Mourinho.

Manchester United: De Gea, Rafael, Jones, Ferdinand, Evra, Evans, Carrick, Kagawa (Giggs), Welbeck (Valencia), Rooney (Anderson) e Van Persie.
Técnico: Alex Ferguson.

Local: Santiago Bernabéu, em Madrid-ESP

Árbitro: Felix Brych (ALE)
Auxiliares: Mark Borsch (ALE) e Stefan Lupp (ALE)

0 comentários :

Postar um comentário