segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Tandara estreia como titular no Minas, mas Praia domina, vence clássico e mantém liderança da Superliga

Com grande atuação, equipe uberlandense leva a melhor no duelo mineiro e se mantém em primeiro, com oito vitórias seguidas


Da Arena Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.

18/01/2016 - O Dentil/Praia Clube segue aproveitando ao máximo o momento na liderança da Superliga Feminina de Vôlei 2015/2016. Desde a oitava rodada (derrota para o Rexona-Ades por 3 a 0), são oito jogos com vitórias consecutivas da equipe uberlandense. A desta segunda-feira (18) foi emblemática. No clássico contra o Camponesa/Minas, pela 16ª rodada (5ª do 2º turno), o Praia venceu por 3 sets a 0, com parciais de 25/22, 25/20 e 25/18, em duelo disputado sob os olhares de duas mil pessoas na Arena Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte. A partida que marcaria a estreia da oposta Tandara como titular ficou como o jogo que explicitou o grande momento vivido pelas comandadas de Ricardo Picinin.

Com o resultado, o Praia Clube chega a 42 pontos, com 14 vitórias em 16 jogos. Neste momento, o time de Uberlândia tem dois jogos a mais que o vice-líder Rexona-Ades, que tem cinco pontos a menos e joga nesta terça (19) contra o São Cristóvão Saúde/São Caetano. Já o Camponesa/Minas perde a terceira posição para o Vôlei Nestlé, de Osasco, que venceu o Terracap/Brasília também nesta segunda por 3 a 0 e chega a 35 pontos, um a mais que o Minas.

Praia chegou a oito vitórias seguidas na Superliga Feminina.
(Foto: Orlando Bento/Minas TC)

Tandara, que deixou a então titular Rosamaria no banco, saiu de quadra com apenas cinco pontos. Mais uma vez, o destaque minas-tenista ficou para a ponteira Carla, responsável por 16 pontos. Do outro lado, uma atuação muito consistente da central Walewska, ex-minas-tenista que saiu de quadra com 15 pontos pelo Praia Clube. A oposta cubana Daymi Ramírez e a ponteira americana Alix Klineman anotaram 10 pontos cada. A levantadora Claudinha foi a escolhida melhor em quadra (voto popular pela transmissão de TV) e levou o Troféu VivaVôlei.

Pela Superliga Feminina, Minas e Praia só voltam a jogar no dia 2 de fevereiro, às 19h30 (de Brasília). O time de Belo Horizonte segue em sua Arena e recebe o vice-lanterna Renata Valinhos/Country. Já a equipe de Uberlândia retorna ao Triângulo Mineiro para encarar o Sesi-SP. Aliás, o Sesi será o adversário do Praia na próxima sexta-feira (22), às 19h30, pelas quartas de final da Copa Brasil, também em Minas Gerais. Já o Minas recebe o Terracap/Brasília, no mesmo dia e horário.

Logo mais, na Rádio B.A., confira as entrevistas gravadas após o confronto.

Quando a bola subiu...

O clássico teve mesmo cara de clássico. De um lado, a vibrante equipe do Praia Clube; do outro, o dono da casa impulsionado por seu torcedor, o Minas. O Praia começou apoiado na boa técnica de sua ponteira, a americana Alix Klineman. Já o time minas-tenista optou inicialmente pela boa distribuição de sua promissora levantadora Naiane, que foi irregular na partida. Depois do tempo técnico com vantagem mínima a favor das praianas. o Minas baseou todo o seu jogo na ponteira Carla, que passou a ser a única responsável pela virada de bola da equipe. Quando o jogo estava empatado em 11 a 11, o bloqueio apareceu para o Praia, que abriu dois. Como o Minas cedia muitos pontos em erros e o Praia pouco errava, a folga uberlandense chegou a quatro. Ao fim do set, 25 a 22 para o Praia.

Após ceder nove pontos em erros no set inicial, o Minas tentou retornar com uma distribuição mais equilibrada da levantadora Naiane. Com um bloqueio da central Mara, a vantagem chegou a dois em 8 a 6. Depois do tempo técnico, porém, as falhas continuaram e, aproveitando-as, o Praia chegou à virada já em 10 a 9. Se Carla e Tandara pouco apareciam ofensivamente, Mari Paraíba correspondeu quando chamou foi acionada. Porém, o diferencial a favor das visitantes era o melhor aproveitamento nos contra-ataques, o que fez o Praia chegar a 16 a 14, além dos bloqueios de Daymi Ramírez. Os erros continuaram. Paulo Coco tentou a inversão com Marcelinha e Rosamaria, além da entrada de Samara no lugar de Paraíba. A intensidade e empolgação voltaram, mas não adiantou. 25 a 20, com seis pontos de Walewska, em um set primoroso da central.

Tandara estreou como titular pelo Minas, mas não conseguiu se desvencilhar da marcação praiana.
(Foto: Orlando Bento/Minas TC)

Paulo Coco voltou para o terceiro set com Rosamaria na vaga da Tandara. O Praia manteve a empolgação da parcial anterior e foi logo abrindo 3 a 0, com participações destacadas de Walewska e Daymi. Após a pausa de Paulo Coco e a entrada de Samara no Minas, o bloqueio e os erros do Praia devolveram o clube da casa ao jogo. No cenário de dificuldade, reapareceu a ponteira Alix, virando todas no ataque e fazendo o Praia chegar a 8 a 5. Tentando diminuir a vantagem a qualquer custo, o Minas se perdia em alguns momentos, e a equipe de Uberlândia voltou a abrir quatro pontos. No bloqueio, com Marcelinha e Samara (bom nome na parcial), o Minas voltou a encostar, mas a consistência praiana fez a diferença mais uma vez em um fim de set perfeito. 25 a 18 e 3 sets a 0.

Ficha do jogo:

Camponesa/Minas 0x3 Dentil/Praia Clube
22/25, 20/25 e 18/25

MINAS:
Começaram: Naiane (2 pontos), Tandara (5), Carla (16), Mari Paraíba (3), Carol Gattaz (4) e Mara (9). Líbero: Léia.
Entraram: Marcelinha (1), Rosamaria (3), Valquíria (2) e Samara (6).
Técnico: Paulo Coco

PRAIA CLUBE:
Começaram: Claudinha (4), Daymi Ramírez (10), Alix Klineman (10), Michelle Pavão (8), Walewska (15) e Natasha (8). Líbero: Tássia.
Entraram: Pri Daroit (0).
Técnico: Ricardo Picinin

16ª rodada da Superliga Feminina de Vôlei 2014/2015
Local: Arena Minas Tênis Clube. em Belo Horizonte (MG)
Público: 2086
Data: 18/01/2016
Horário: 18h30 (de Brasília)

Troféu VivaVôlei - melhor em quadra: Claudinha (PRA)
Maior pontuadora: Carla (MTC) - 16 pontos

Arbitragem: Luis Henrique Coutinho e Marcos Salles, ambos de Minas Gerais

___________________________________

Superliga Feminina - 16ª rodada (5ª do 2º turno):
Segunda (18/1), às 18h30: 
Camponesa/Minas 0x3 Dentil/Praia Clube - 22/25, 20/25 e 18/25
19h30: 
Vôlei Nestlé 3x0 Terracap/Brasília - 25/16, 25/23 e 25/17
Terça (19/1), às 19h30: 
Pinheiros x Sesi-SP
Rexona-Ades x São Cristóvão Saúde/São Caetano
Quarta (20/1), às 19h30: 
Concilig/Bauru x Rio do Sul/Equibrasil
Sábado (23/1), às 14h45: 
Renata Valinhos/Country x São Bernardo

***

13ª rodada (2ª do 2º turno) - jogos adiados: 
Segunda (25/1), às 18h30: 
Pinheiros x Renata Valinhos/Country
Terça (26/1), às 19h30: 
Rexona-Ades x Concilig/Bauru



0 comentários :

Postar um comentário