Número 1 do Brasil e única representante brasileira na chave de simples do feminino, pernambucana dá adeus na 1ª rodada. Serena, Sharapova, Djokovic e Federer avançam sem problemas
De Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.
18/01/2016 - O primeiro Grand Slam de tênis do ano já começou! Apesar de deixar as madrugadas no Brasil mais felizes, o Australian Open não começou positivamente para o nosso país em Melbourne. Isso porque a brasileira Teliana Pereira, número 1 do Brasil e 46 do mundo, foi derrotada na estreia diante da romena Monica Niculescu, 40ª do mundo aos 29 anos. Teliana sofreu em seus serviços e cedeu cinco chances de quebra à adversária, que aproveitou todas: 6/2 e 6/1.
Teliana ainda disputará as duplas. Na primeira rodada, ao lado da colombiana Mariana Duque-Mariño, o desafio será "apenas" contra a dupla número 1 do torneio, a suíça Martina Hingis e a indiana Sania Mirza.
Teliana ainda disputará as duplas. Na primeira rodada, ao lado da colombiana Mariana Duque-Mariño, o desafio será "apenas" contra a dupla número 1 do torneio, a suíça Martina Hingis e a indiana Sania Mirza.
Sem decepcionar após três meses sem jogos, Serena está na segunda rodada.
(Foto: Ben Solomon/Tennis Australia/Divulgação Australian Open)
Se Teliana deu adeus logo na estreia, os dois líderes da ATP e WTA não decepcionaram. Os dois estrearam contra adversários de bom ranking, e tiveram dificuldades um pouco diferentes. Primeiro, Serena Williams, que não entrava em quadra desde outubro do ano passado, teve teste interessante contra a italiana Camila Giorgi, número 36 do mundo. Jogando bem, Williams venceu por 6/4 e 7/5, no segundo jogo da Rod Laver Arena, a quadra principal.
Na sequência, foi a vez de Novak Djokovic encarar o jovem sul-coreano Hyeon Chung, número 52 do mundo aos 19 anos. Controlando o jogo, Djoko avançou com 6/3, 6/2 e 6/4. O próximo desafio de Djokovic será contra o também jovem francês Quentin Halys (187º, 19 anos), que passou em quatro sets pelo croata Ivan Dodig, parceiro de Marcelo Melo nas duplas. Já Serena Williams será desafiada pela taiwanesa Su-Wei Hsieh (90ª) como adversária.
Federer não teve dificuldades para seguir em Melbourne.
(Foto: Ben Solomon/Tennis Australia/Divulgação Australian Open)
Federer e Sharapova sem problemas
Dois vencedores, mas que não faturam um troféu na Austrália há muito tempo, estrearam com vitórias tranquilas. Tetracampeão (último título em 2010), Roger Federer (3º) só cedeu cinco sets para o georgiano Nikoloz Basilashvili (118º), derrotado com parciais de 6/2, 6/1 e 6/2. Já Maria Sharapova (5ª) mandou para longe as dúvidas quanto às suas condições físicas, devido a lesões recentes. Campeã em 2008, passou pela japonesa Nao Hibino (56ª) com um 6/1 e 6/3.
Na próxima rodada, Sharapova jogará contra a bielorrusa Aliaksandra Sasnovich (105ª). Já Federer terá pela frente o experiente russo Alexandr Dolgopolov (35º).
E já temos definido um grande confronto para a segunda rodada. A polonesa Agnieszka Radwanska, cabeça de chave 4, terá pela frente a ex-top 10 Eugenie Bouchard, tentando se recuperar no ranking após uma temporada de lesões. A canadense, atual 37ª do mundo, derrotou a sérvia Aleksandra Krunic (119ª) em dois sets (6/3 e 6/4), enquanto Radwanska passou pela americana Christina McHale (65ª) também por 2 a 0 (6/2 e 6/3).
Decepções
Também houve espaço para as primeiras eliminações precoces. Já na faixa noturna (manhã no Brasil), mais uma decepção da anfitriã Samantha Stosur, cabeça de chave 25. A tcheca Kristyna Pliskova, de 23 anos e número 114 do mundo, venceu a experiente australiana por 2 a 0, com 6/4 e 7/6 (6). A ex-número 4 do mundo nunca conseguiu ir bem jogando em casa. No Australian Open, o melhor desempenho de Stosur foram as oitavas de final em 2006 e 2010. No ano passado, não passou da segunda rodada.
Caroline Wozniacki foi uma das decepções da estreia.
(Foto: Luke Hemer/Tennis Australia/Divulgação Australian Open)
Outras cabeças de chave no feminino também já deram adeus. A ex-número 1 Caroline Wozniacki (16) perdeu na estreia para a cazaque Yulia Putintseva (76ª); a italiana Sara Errani (17) perdeu para Margarita Gasparyan (58ª); a alemã Andrea Petkovic (22) perdeu para a russa Elizaveta Kulichkova (109ª); a americana Sloane Stephens (24) caiu com em dois sets para a chinesa Qiang Wang (102ª); a russa Anastasia Pavlyuchenkova (26) parou na americana Lauren Davis (103ª); e a eslovaca Anna Karolina Schmiedlova (27) foi derrotada pela russa Daria Kasatkina (69ª), de apenas 18 anos.
Entre os homens, Benoit Paire (17) foi surpreendido pelo jovem Noah Rubin (328º), de 19 anos; e Ivo Karlovic (22) parou na primeira rodada diante do argentino Federico Delbonis (53º).
Clique e confira todos os resultados do primeiro dia, que também teve as classificações de Petra Kvitova (6), Tomas Berdych (6), Kei Nishikori (7) e Jo-Wilfried Tsonga (9), entre outros.
O dia 2
Teremos Brasil em quadra no segundo dia de disputas na Austrália. Na madrugada desta terça-feira (19), Thomaz Bellucci (37º) estreia na competição contra o convidado australiano Jordan Thompson (143º), de 21 anos. O jogo será o terceiro da quadra 7, que tem duelos iniciando às 22h (de Brasília) desta segunda (18).
Na quadra principal, a partir do mesmo horário, os jogos na quadra principal serão entre Garbiñe Muguruza (cabeça de chave 3) e Anett Kontaveit (85ª), Venus Williams (8) e Johanna Konta (47ª), e entre os espanhóis Rafael Nadal (5) e Fernando Verdasco (45º). Já Andy Murray (2) fará o segundo jogo da quadra Margaret Court contra Alexander Zverev (83º).
Já na faixa noturna (6h da manhã no Brasil), Simona Halep (2) será desafiada por Shuai Zhang (133ª), Stan Wawrinka (4) joga contra Dmitry Tursunov (265º), o anfitrião Lleyton Hewitt (308º) joga contra James Duckworth (129º), também da casa, e Victoria Azarenka (14) desafia Alison Van Uytvanck (43ª).
0 comentários :
Postar um comentário