Canhota alemã saiu de um 5/2 contra para fechar 2º set contra bielorrussa e vencê-la pela 1ª vez em 7 jogos; Johanna Konta leva a melhor no duelo das surpresas
De Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.
27/01/2016 - Foi definida na madrugada desta quarta-feira (27) a segunda semifinal da chave de simples feminino do Australian Open, o primeiro Grand Slam de tênis da temporada. E o primeiro jogo do dia comprovou as expectativas de um grande duelo. A alemã Angelique Kerber, cabeça de chave 7, viveu dia inspirado na Rod Laver Arena. Contra a ex-número 1 do mundo e atual cabeça de chave 14, a bielorrussa Victoria Azarenka, Kerber deu uma aula de forehands e controle emocional, o que ficou claro quando ela saiu de um 5 a 2 contra para fechar o segundo set e, consequentemente, definir a vitória por 2 sets a 0. As parciais foram de 6/3 e 7/5, resultado que coloca a canhota em sua primeira semifinal no Aberto da Austrália.
Aliás, a semi em Melbourne já iguala o melhor desempenho de Kerber em qualquer um dos quatro Slams, já que ela conseguiu "apenas" chegar também a esta fase duas vezes, em Wimbledon (2012) e US Open (2011), além das quartas de final em Roland Garros (2012). Na Austrália, os melhores desempenhos até este ano haviam sido as oitavas em 2013 e 2014.
Kerber conseguiu grande atuação para alcançar sua primeira semifinal em Melbourne.
(Foto: Tennis Australia/Divulgação Australian Open)
A adversária de Kerber foi definida na sequência. No duelo entre duas tenistas de desempenho surpreendente neste Slam, a britânica Johanna Konta (47ª do ranking, que eliminou Venus Williams) bateu a chinesa Shuai Zhang (133 do mundo, que veio do quali e bateu Simona Halep). O triunfo da tenista de 24 anos também foi em dois sets, com parciais de 6/4 e 6/1. É o melhor desempenho de Konta, tenista nascida na Austrália, no Grand Slam da Oceania. Antes, ela não havia chegado sequer à chave principal, sendo eliminada na segunda rodada do quali em 2013 e 2014, antes de parar no primeiro jogo no ano passado.
As semifinais femininas (a outra será entre Serena Williams e Agnieszka Radwanska) já serão realizadas na madrugada desta quinta-feira (28), no horário de Brasília. Serena e Radwanska jogam à 1h30, duelo seguido por Kerber vs. Konta. Tudo isso antes de Djokovic e Federer entrarem em quadra pela 1ª semi masculina, às 6h30. A outra será definida ainda nesta madrugada, após os jogos entre Andy Mirray e David Ferrer, e entre Milos Raonic e Gael Monfils.
Em dia iluminado, Kerber bate Azarenka
O primeiro jogo da quarta-feira em Melbourne começou com Azarenka cometendo erros não forçados e sofrendo com o forehand da canhota Kerber, que venceu no primeiro game de saque da adversária e sem perder nenhum ponto. Depois, sofreu um pouco para confirmar seu serviço, mas conseguiu abrir 2 a 0. Azarenka percebeu que deveria fazer algo diferente em seu jogo, e aproveitou para soltar alguns "come ons" em quadra. Porém, Kerber estava disposta a comprovar que, ao menos inicialmente, isso não seria o suficiente para deter seu bom jogo. A alemã abriu 4 a 0, com outra quebra e outra confirmação de serviço.
Vika se soltou mais a partir do quinto game, quando conseguiu confirmar seu saque pela primeira vez e, confiante, quebrou o serviço da adversária no game seguinte. O fantástico início de Kerber já havia passado e o jogo tornou-se mais "igual". Kerber precisou jogar mais de oito minutos em um duríssimo oitavo game para confirmar o serviço e abrir 5 a 3. Confiante, teve um 0-40 a seu favor na sequência, mas não conseguiu fechar o set. Precisou do quarto set point para confirmar outra quebra e o 6/3 a seu favor.
Azarenka retornou precisando pressionar e abrindo 15-40 para conseguir uma quebra logo de cara. Depois, a bielorrussa confirmou o serviço "de zero". A intensidade da partida caiu um pouco no início da segunda parcial, o que era natural pelo que foi apresentado pelas duas no primeiro set, mas voltou a crescer na reta final. Com a direita funcionando bem, Azarenka voltou a quebrar o saque de Kerber e abriu 5 a 2. Depois, sacou para o set, abriu 40-0, mas viu a a alemã reagir de maneira espetacular e conseguir a quebra com uma bela sequência de winners. Sacando de novo pro set no décimo game, Vika sofreu mais uma vez, mas Kerber se agigantou para devolver a segunda quebra e empatar em 5 a 5. Ali, o cenário passou a ser totalmente favorável para a top 10, que conseguiria mais uma quebra para fechar o set em 7/5 e o jogo em 2 a 0.
Johanna Konta dominou duelo contra Shuai Zhang e foi à semi.
(Foto: Tennis Australia/Divulgação Australian Open)
Konta domina Zhang e vai à semi
Agressiva e jogando bem com seu primeiro saque, Johanna Konta começou bem o jogo, dominando, e conseguindo uma quebra logo no terceiro game. Mantendo o nível de jogo e vencendo outra vez no saque de Shuai Zhang, Konta chegou a 5 a 2, mas não conseguiu fechar o set. Ainda com uma quebra de frente, teve outra chance para sacar e fechar, e precisou suar para definir o 6/4, em seu sexto set point.
Konta voltou em ótimo nível para o segundo set, com uma quebra logo no primeiro game. Apesar de ter cedido um game na sequência, a britânica/australiana voltou a quebrar o serviço da chinesa para abrir 2 a 1. Outra quebra a favor de Konta no quinto game encaminhou a vitória por 6/1.
0 comentários :
Postar um comentário