domingo, 13 de dezembro de 2015

Mundial de Handebol: Brasil erra muito, perde para Romênia e não consegue o bi

Atuais campeãs do Mundo lutam, mas são dominadas durante o jogo todo e param nas oitavas 

De Belo Horizonte.
Por João Vítor Marques.

13/12/2015 - A campanha de apenas duas vitórias em cinco jogos na primeira fase não desanimou a Romênia no confronto contra o até então invicto Brasil neste domingo (13), pelas oitavas de final do Campeonato Mundial de Handebol Feminino. Agressivo na defesa e eficiente no contra-ataque, a equipe européia encerrou o sonho do bicampeonato brasileiro. Com grandes atuações, a armadora Neagu e a goleira Ungureanu comandaram a vitória por 25 a 22, na Sydbank Arena, em Kolding (Dinamarca).

O Brasil enfrentou problemas na defesa e na armação e terminou o primeiro tempo com cinco gols de desvantagem. Na segunda etapa, Ana Paula e Duda até comandaram um esboço de reação. Mas a sequência de erros da equipe verde e amarela e a tranquilidade romena para fazer o tempo passar foram determinantes para o resultado.

(Foto: Wander Roberto/inovafoto)

Com a vitória, a Romênia se classifica para as quartas-de-final para enfrentar as anfitriãs Dinamarca, que bateram a Suécia por 26 a 18. Além de Romênia e Dinamarca, outras duas equipes já se classificaram para as quartas: Noruega e Holanda, que eliminaram Alemanha e Sérvia. Os quatro times que faltam serão conhecidos nesta segunda-feira (14). Veja quais são os duelos no final desta matéria.

O jogo

Marcação forte e contra-ataque rápido e eficiente: a estratégia do técnico Morten Soubak para o Brasil se voltou contra as atuais campeãs do mundo. Anulando bem as principais armas ofensivas adversárias, a equipe européia contou com o bom aproveitamento de Neagu e Busceschi para abrir dois gols de vantagem: 8 a 6. O Brasil enfrentava dificuldades na armação, que geravam arremessos precipitados parados pela grande atuação da goleira Ungureanu.

Dani Piedade e Franciele entraram para tentar dar maior movimentação ao ataque, quando as romenas já venciam por 11 a 7. As mudanças também atingiram o gol: Babi deu lugar à Mayssa, que entrou bem. Mas o primeiro tempo era mesmo da Romênia, que contava com os milagres de Ungureanuv (a goleira pegou três sete metros no primeiro tempo) e os arremessos de trás dos nove metros Neagu. No fim, 13 a 8.

Com a defesa 5-1 agressiva, o Brasil forçou o erro adversário e conseguiu diminuir a desvantagem para três gols após dois minutos. Confiantes, as armadoras começaram a arriscar arremessos com apoio e a trocar passes com maior facilidade. Ana Paula e Alê voltaram bem e o Brasil se recuperou: 15 a 13. No entanto, dois minutos de desatenção com uma jogadora a menos fizeram com que a Romênia abrisse 20 a 15.

A defesa voltou a funcionar, mas os turnovers davam muitas oportunidades à Romênia. Ainda assim, foi num arremesso fortíssimo de Duda atrás dos nove metros que o Brasil diminuiu para 20 a 19. Com o relógio passando dos 50, a Romênia passou a gastar tempo. Aí não teve mais jeito. A equipe européia aproveitou minutos com jogadora a mais, abriu três gols e encerrou o sonho do bicampeonato brasileiro.


Ficha do jogo

Brasil 22 x 25 Romênia

BRASIL
Começaram: Babi (1 gol), Deonise, Duda (4), Ana Paula (5), Dara (2), Alê (3) e Fernanda (2).
Entraram: Dani Piedade (2), Amanda, Jéssica, Franciele (2), Mayssa, Larissa e Célia (1).
Técnico: Morten Soubak

ROMÊNIA
Começaram: Ungureanu, Buceschi (3), Neagu (6), Szucs, Manea, Bradeanu (7) e Nechita (5).
Entraram: Perianu, Ardean (3), Manea e Geiger (1)
Técnico: Tomas Ryde

Oitavas-de-final do Campeonato Mundial de Handebol Feminino 2015
Local: Sydbank Arena, em Kolding, na Dinamarca
Horário: 17h30 (de Brasília)

Melhor jogadora: Ungureanu (ROM)
Artilheira: Bradeanu (ROM), com sete gols

Arbitragem: Garcia Serradilla e Marin Lorente, ambos da Espanha

***

Oitavas de final - Campeonato Mundial de Handebol Feminino 2015

Domingo (13)
17h30: Brasil 22 x 25 Romênia
17h30: Alemanha 22 x 28 Noruega
17h45: Dinamarca 26 x 18 Suécia
17h45: Holanda 36 x 20 Sérvia

Segunda-feira (14)
14h45: Espanha x França
15h: Polônia x Hungria
17h30: Rússia x Coréia do Sul
17h45: Montenegro x Angola

0 comentários :

Postar um comentário