terça-feira, 10 de novembro de 2015

NBB: Em jogo apertado, alas desequilibram e Franca bate Minas em BH

Em seu primeiro jogo em casa no NBB, mineiros não conseguem parar ótima atuação de Cauê e Antônio

Da Arena Minas Tênias Clube.
Por João Vítor Marques.

10/11/2015 - O primeiro jogo em casa na NBB não atendeu às expectativas da torcida do Decisão Engenharia/Minas. Em uma partida muito equilibrada contra o Franca, na Arena Minas Tênis Clube, os mandantes lutaram, mas não conseguiram parar as ótimas atuações dos alas Cauê e Antônio, coordenados pelo experiente Nezinho. Atrás no começo do jogo, a equipe paulista se recuperou, abriu dez de vantagem no primeiro tempo e conseguiu segurar a diferença. No fim, vitória paulista por 85 a 75.

Ambos do Franca, Antônio, com 22, e Cauê, com 18, foram os maiores pontuadores do jogo. O segundo, inclusive, já jogou no Minas e está de volta de uma lesão no olho. Além deles, o pivô Mathias fez valer seus 2,08 metros e pegou 15 rebotes, e o armador Nezinho deu 14 assistências.

Pelo lado do Minas, destaque para Danilo Siqueira, com 16 pontos, três rebotes e quatro assistências. Com a mesma pontuação do companheiro, Léo Demétrio também jogou bem, especialmente no segundo tempo, e ainda pegou sete rebotes.

Foto: Orlando Bento/MTC

Com o resultado, o Franca alcança sua segunda vitória no NBB - a primeira fora de casa. A equipe volta às quadras pela competição somente no dia 25, contra o Brasília, na capital federal. Antes disso, os comandados de Lula Ferreira viajam à Venezuela para a disputa da semifinal da Liga Sul-Americana, entre os dias 17 e 19 deste mês.

Pelo lado do Minas, o próximo compromisso já é nesta quinta (12), quando recebe o Bauru, às 19h30. A equipe tem uma vitória e duas derrotas no NBB.

Clique e confira classificação e tabela completas do NBB.

Quando a bola subiu...

O jogo começou com o Minas incisivo, tentando fazer valer o mando de quadra. Com dificuldades para infiltrar na defesa paulista, restava arriscar de fora. E a tática deu certo: três bolas de três em quatro tentativas. Pelo lado do Franca, maior variedade de ações ofensivas. Comandada pelo experiente armador Nezinho, a equipe equilibrou o jogo e diminuiu a vantagem para 16 a 14. Nem mesmo a boa atuação de Danilo Siqueira conseguiu parar a reação dos visitantes. E foi justamente na arma usada pelo adversário que o Franca virou o jogo. Duas bolas de três no último minuto do quarto colocaram os paulistas à frente: 23 a 18.

O ala Cauê manteve o bom aproveitamento do Franca no começo do segundo quarto: novo arremesso de longe, nova bola de três. Os visitantes dominavam o garrafão, com ótima atuação de Mathias, e a vantagem que era de cinco já havia dobrado com menos de três minutos de jogo. Com isso, apesar de o Minas até ter ensaiado uma reação após a entrada de Ansaloni, restou ao técnico Cristiano Grama parar o jogo para reorganizar a equipe. E foi aí que Kernich-Drew incendiou o jogo para os donos da casa, com jogadas em alta velocidade. Faltando pouco mais de três minutos, a diferença já havia caído para dois pontos: 35 a 33. Mas não teve jeito. Com 100% de aproveitamento em seus arremessos, Cauê e Antônio desequilibraram para o Franca. No fim, 45 a 35.

O quinteto titular do Minas voltou arrasador no início do terceiro quarto. Com marcação pressão e um basquete de muita velocidade, os donos da casa incendiaram a torcida e diminuíram a desvantagem para três pontos em uma enterrada de Danilo Siqueira. Restou ao técnico Lula Ferreira pedir tempo. A estratégia funcionou e acalmou os ânimos do Franca, que voltou a pontuar. Nezinho retomou o controle do jogo e aproveitou noite inspirada de Antônio e Cauê no ataque. Mas a vontade do Minas falou mais alto. Léo Demétrio fazia boas jogadas com Coelho, e os donos da casa encerraram o período com 64 a 59 contra.

Mathias e Isaac voltaram para o último quarto chamando a responsabilidade. Com isso, a estrela de Nezinho voltou a aparecer e o Franca abriu 71 a 62. O Minas até esboçou reação, mas não dava mais. A equipe visitante mostrou personalidade, apesar da baixa média de idade da equipe (menos de 23 anos), e conseguiu segurar a vantagem. No fim, vitória paulista por 85 a 75.


Ficha de jogo

Minas 75 x 85 Franca
(18/23, 17/22, 24/19 e 16/21)

MINAS:
Começaram: Coelho (9), Sosa (13), Danilo Siqueira (16), Léo Demétrio (16) e Shilton (8 pontos).
Entraram: Panuzio (0), Rafael (0), Pedro Macedo (0), Ansaloni (0), Kernich-Drew (13) e Pitico (0).
Técnico: Cristiano Grama

FRANCA:
Começaram: Nezinho (8), Bruno (0), Antônio (22), Schneider (14) e Mathias (8).
Entraram: Cauê (18), Thiaguinho (0), Matheus (0), João Pedro (0), Isaac (13) e Kurtz (2).
Técnico: Lula Ferreira

Local: Arena Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte.
Data: 10/11/2015
Horário: 19h30 (de Brasília)

Arbitragem: Fernando Serpa Oliveira, Joaquins Duarte Feitosa Neto e Emanuel dos Santos Pereira.

0 comentários :

Postar um comentário