quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Dominante, Bauru mantém invencibilidade no NBB ao bater o Minas em BH

Após desvantagem nos primeiros minutos, equipe do ex-minas-tenista Demétrius abriu frente e garantiu terceira vitória em três jogos na atual temporada


Da Arena Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.

12/11/2015 - Atual campeão continental, vice-intercontinental e vice-nacional, o Paschoalotto/Bauru fez valer o seu favoritismo na noite desta quinta-feira (12), ainda que atuando fora de casa contra o promissor time do Decisão Engenharia/Minas, pela quarta rodada do Novo Basquete Brasil 2015/2016. Na Arena Minas Tênis Clube, os comandados do ex-minas-tenista Demétrius Ferracciú, que reencontrou seu antigo clube menos de um mês após sua saída, dominaram o jogo durante todo o tempo. O único momento de desvantagem foi nas primeiras ações do primeiro período, quando o Minas abriu 6 a 3. Depois disso, caminho aberto para o elenco bauruense construir a vitória por 83 a 67, aproveitando a queda de confiança do ataque mineiro, após o acúmulo de erros.

Agora, o Minas chega a três derrotas em quatro partidas, sendo duas em casa. Na última terça-feira (10), o time pecou defensivamente e parou no Franca Basquete por 85 a 75. O time está na parte baixa da tabela, em 13º, fora da zona de classificação. Já o Bauru segue como um dos líderes do campeonato, com três vitórias em três jogos e aproveitamento máximo. No momento, o time bauruense é o melhor, já que Uniceub/BRB/Brasília e Paulistano (2-0) ainda jogam na rodada. Clique e confira a tabela completa da competição.

Ataque minas-tenista cometeu muitos erros e, consequentemente, perdeu confiança.
(Foto: Orlando Bento/Minas TC)

Apesar da derrota, o Minas contou com mais um jogo de pontuação alta do ala-armador Danilo Siqueira. Foram 17 pontos do jovem atleta. Também pelo Minas, o ala portorriquenho Isaac Sosa anotou 12 pontos, dois a mais que o pivô Ralfi Ansaloni. Do lado do Bauru, a mão certeira do ala americano Robert Day pesou desde o início. Foram 17 pontos dele, com quatro de cinco chutes longos acertados. Já o experiente ala Alex Garcia, que começou mal no jogo e só retornou no terceiro período, teve ótimo segundo tempo e saiu com 12 pontos. Destaque também para o ala Léo Meindl, que entrou bem na partida e saiu com 10 pontos e oito rebotes.

O Minas volta a jogar na próxima terça-feira (17), às 21h (de Brasília), a terceira vez fora de casa. O duelo será contra o Universo/Vitória, no ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, na Bahia. A sequência também inclui uma visita a Fortaleza para encarar o Solar/Basquete Cearense na próxima quinta-feira (19), às 20h30. Já o Bauru terá uma sequência de dois jogos em casa. Na quarta-feira (18), recebe o Pinheiros no Panela de Pressão às 20h, e na sexta (20), no mesmo horário, joga contra o Banrisul/Caxias do Sul, que era o pior time nas três primeiras rodadas, mas conseguiu grande vitória contra o São José nesta quinta, fora de casa e na prorrogação (76 a 71).

Nesta sexta (13), aqui no Boleiros da Arquibancada, confira um papo com Demétrius, técnico do Bauru, comentando o início no novo clube. 

Quando a bola subiu...

Já na saída de jogo, o armador Coelho mostrou como deveria ser a postura do Minas caso quisesse vencer o forte elenco bauruense: com vontade. O promissor organizador do time, que foi mal na partida, se jogou para recuperar uma bola praticamente partida após Léo Demétrio pegar a primeira posse, mas exagerar na força para dar o passe para o fundo da quadra. Do outro lado, um time com múltiplas opções. A inteligência e coragem do jovem armador Ricardo Fischer, a força e consistência defensiva e ofensiva do ala Alex Garcia, a precisão nos arremessos do ala Robert Day, a boa técnica próximo à cesta do ala-pivô Jefferson William e a versatilidade do pivô Rafael Hettsheimeir.

Após Robert Day abrir a contagem com um chute longo para Bauru, a defesa do Minas, tecla constantemente batida pelo técnico Cristiano Grama, começou a aparecer, com marcação pressão já na quadra adversária. A virada veio em 6 a 3, com três ataques certeiros. A partida era pegada, intensa o tempo todo, e na dificuldade para penetrar no garrafão minas-tenista, a alternativa encontrada pelo Bauru foi o chute longo. Robert Day acertou seus primeiros três, fazendo a vantagem chegar a 16 a 10 para o time paulista. Apenas Day e Jefferson pontuavam para o time bauruense, mas o elenco com maior possibilidade de rodagem facilitava o trabalho de Demétrius. Alex, por exemplo, pilhado no jogo com a marcação adversária, deu lugar a Léo Meindl, que entrou bem. O Minas errou sequencialmente no ataque e Bauru abriu, com tranquilidade, 25 a 12.

Engolido pela eficiência ofensiva do Bauru, o Minas mostrava pouca confiança no ataque, o que ficava evidenciado pelas chances "fáceis" desperdiçadas. Cristiano Grama tentava rodar a equipe, tentando encontrar melhores opções, mas o desafio era mesmo reencontrar a força defensiva. E foi assim que o time encostou em 29 a 19, com boa participação do jovem Léo Demétrio, ofensiva e defensivamente. Porém, erros ofensivos dos donos da casa, o último em decisão errada do armador Coelho, fizeram Bauru voltar a abrir 13 em 33 a 20 na metade final do período. Após muitos erros dos dois lados, 35 a 30 ao intervalo (10 a 8 para Bauru).

Técnico Cristiano Grama tentou rodar o elenco para reduzir erros ao longo do jogo.
(Foto: Orlando Bento/Minas TC)

O ala Alex Garcia, que sequer havia sido utilizado pelo técnico Demétrius no segundo quarto, voltou como titular para o segundo tempo em Bauru, e já retornou com os cinco primeiros pontos bauruenses na parcial. Do lado do Minas, o início do terceiro período teve o armador Henrique Coelho cometendo mais um erro ofensivo. O time minas-tenista chegou a encurtar a desvantagem, mas os chutes longos aumentaram ainda mais a vantagem de Bauru. Nas mãos de Alex e Day, a equipe visitante abriu 49 a 30. O Minas contava com boa participação do ala Pedro Macedo para tentar encostar, mas Alex, destaque do período, tratou de esfriar os ânimos com um chute de três (56 a 38, com três minutos restando). O portorriquenho Sosa, meio apagado na partida, voltou a aparecer e conseguiu duas jogadas de três pontos consecutivas (56 a 44). Bastaram dois erros ofensivos do Minas para Bauru voltar a abrir. 61 a 44 (26 a 24 para o time paulista na parcial).

Com Bauru abrindo o período final com 17 de vantagem, o último quarto teria caráter protocolar, ainda que se tratasse de uma oportunidade para o Minas ajustar os erros e melhorar seu jogo. Assim fez a equipe de Belo Horizonte, que não se deixou abater e tentou continuar pressionando nos dois lados da quadra. Porém, uma reviravolta inesperada não aconteceu. 23 a 22 para o Minas no período e 83 a 67 para o time bauruense no placar final.

Ficha do jogo:

Decisão Engenharia/Minas 67 x 83 Paschoalotto/Bauru
1º tempo: 20x35 (12x25 e 8x10)
2º tempo: 47x48 (24x26 e 23x22)

MINAS:
Começaram: Henrique Coelho (6 pontos), Danilo Siqueira (17), Isaac Sosa (12), Léo Demétrio (6) e Shilton (8).
Entraram: Panunzio (0), Pedro Macedo (8), Ansaloni (10) e Dexter Kernich-Drew (0).
Técnico: Cristiano Grama

BAURU:
Começaram: Ricardo Fischer (7), Alex Garcia (12), Robert Day (17), Jefferson William (11) e Rafael Hettsheimeir (6).
Entraram: Paulinho Boracini (11), Léo (0), Wesley Sena (9), Gui Santos (0), Léo Meindl (10) e Labbate (0).
Técnico: Demétrius Ferracciú 

Local: Arena Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte
Público: 653 presentes
Renda: R$ 1698,60
Data: 12/11/2015
Horário: 19h30 (de Brasília)

Arbitragem: Jonas Pereira, Andreia Regina e Eduardo Albano

0 comentários :

Postar um comentário