sábado, 7 de novembro de 2015

Lorena comanda vitória do São José contra o Minas em BH

Responsável por 24 pontos, oposto e capitão joseense é o principal nome na vitória por 3 a 0, na estreia pela Superliga. Escobar, maior pontuador da última edição, saiu zerado no ataque


Da Arena Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.

07/11/2015 - O discurso é modesto, mas a largada foi animadora. Após a derrota na semifinal do Paulista para o Sesi-SP e com o objetivo inicial de se classificar para as quartas de final da Superliga Masculina de Vôlei, o experiente time do São José dos Campos abriu a temporada 2015/2016 da competição com uma vitória empolgante pra cima do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, por 3 sets a 0. As parciais do jogo disputado na tarde deste sábado (7), em Belo Horizonte, foram de 25/19, 25/21 e 25/23.

A atuação consistente da equipe paulista se deve principalmente ao seu oposto titular e capitão da equipe, o experiente Lorena, responsável por 24 pontos e o principal nome da partida. Apesar disso, o jogador escolhido como melhor em quadra (votação popular pelo site da CBV) foi o ponteiro Hugo, que marcou apenas cinco pontos no duelo.

Lorena foi o grande nome da vitória do São José na estreia pela Superliga. 
(Foto: Orlando Bento/Minas TC)

O Minas este ano tem como opções de banco, na grande maioria, jovens atletas formados no clube. Na partida de hoje, o destaque do time saiu justamente da condição de reserva, o ponteiro Thiago, de 20 anos. Ele anotou sete pontos, assim como o ponteiro cubano Raidel. O outro cubano do time, o oposto Yadrian Escobar, não repetiu a média de atuações da temporada passada, quando foi o maior pontuador da Superliga, e foi substituído já no primeiro set, trocado pelo jovem Madaloz. Escobar sequer pontuou no ataque, enquanto o reserva, componente das categorias de base da seleção, saiu de quadra com quatro acertos. Além da inconsistência ofensiva, o trabalho de recepção também deixou a desejar, proporcionando alguns contra-ataques joseenses, fortes também com o ponteiro Diogo, responsável por 12 pontos.

A chance de reabilitação para o Minas não é nada fácil. Na próxima quinta-feira (12), às 20h (de Brasília), a equipe de Belo Horizonte vai até Campinas enfrentar o Brasil Kirin, que largou na competição com vitória por 3 sets a 0 sobre o Copel Telecom Maringá, também neste sábado (7). Já experiente time do São José joga às 19h30 do mesmo dia, contra o Voleisul/Paquetá, no Tênis Clube, em São José dos Campos.

Quando a bola subiu...

São José começou cometendo muitos erros. Dos primeiros oito pontos minas-tenistas, três foram em erros do adversário. Na corrida até abrir 8 a 6, o Minas não cedeu pontos em erros. O time joseense se segurava no jogo com o levantador Rodriguinho apostando no oposto Lorena, responsável pela metade dos ataques do time. Após a primeira pausa, após dois bloqueios dos donos da casa com participação do cubano Escobar, o técnico Leonardo Carvalho pediu tempo para ajustar o time.

Quando Diogo chegou no saque, complicou a recepção do Minas e fez a desvantagem de cinco pontos cair para dois (15 a 13), quando Nery Tambeiro pediu tempo. Os problemas no passe continuaram e São José chegou ao empate em 17 a 17; Nery parou novamente. Os cubanos Raidel e Escobar, mal no passe e ataque, foram substituídos, mas os erros persistiram e os joseenses abriram vantagem: 25 a 19, com dez pontos de Lorena.

Maior pontuador do Minas no primeiro set (4 pontos), Canuto, especialista no passe, encontrou dificuldades no bloqueio adversário. 
(Foto: Orlando Bento/Minas TC)

Para a segunda parcial, a passagem de Escobar pelo saque foi fundamental para fazer o Minas sair de um 2 a 1 contra e virar para 5 a 3. Assim como no primeiro set, os donos da casa abriram 8 a 6, mas no decorrer do set, voltaram a se perder nos erros de recepção. São José, mais uma vez, se encheu de confiança e chegou já ao segundo tempo técnico com vantagem de dois pontos. Antes disso, Nery Tambeiro pediu tempo e tirou Escobar de quadra. O maior pontuador da Superliga não conseguia virar nenhuma bola e o jovem Madaloz entrou no jogo. Com Raidel bem no saque, o Minas empatou empatou em 16 a 16. Nesse cenário, Lorena chamou a responsabilidade mais uma vez e virou tudo a favor do time visitante. 25 a 21.

O técnico Nery Tambeiro voltou a equipe minas-tenista para o terceiro set com os garotos Madaloz e Thiago nos lugares de Escobar e Canuto. Ainda faltava intensidade. Após o time paulista abrir 8 a 6, Nery retornou com Canuto para o jogo na vaga de Raidel. Permanecendo em quadra, o garoto Thiago apareceu bem no saque e ataque, até o Minas empatar em 10 a 10. Porém, a equipe minas-tenista ainda tinha dificuldades em manter o nível de jogo, ainda mais com o passe quebrado. O bloqueio manteve o Minas no jogo (16/17), obrigando Leonardo Carvalho a gastar um tempo. Thiago era quem regulava em todos os fundamentos, sendo o principal responsável pela virada para 18 a 17. Porém, mais uma vez, o São José cresceu no momento decisivo e a vitória não escapou. Com um ataque de segunda do levantador Rodriguinho, o set foi fechado em 25 a 23 e o jogo em 3 a 0.

Ficha do jogo:

Minas Tênis Clube 0x3 São José dos Campos
19/25, 21/25 e 23/25

MINAS:
Começaram: Everaldo, Escobar, Canuto, Raidel, Flávio e Pétrus. Líbero: Lucianinho.
Entraram: Madaloz, Thiago, Eduardo e Leozão. 
Técnico: Nery Tambeiro

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS:
Começaram: Rodriguinho, Lorena, Hugo, Diogo, Brunão e Júnior. Líbero: Mário Júnior. 
Entraram: Everton, Alemão e Lucas Salim. 
Técnico: Leonardo Carvalho

Local: Arena Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte (MG)
Público: 509
Data: 07/11/2015 
Horário: 14h45 (de Brasília)

Arbitragem: Luiz Henrique Coutinho e Anderson Luiz Caçador, ambos de Minas Gerais

***

Superliga Masculina de Vôlei 2015/2016: 
1ª rodada: 
7/11 (sáb): 
13h: 
Brasil Kirin 3x0 Copel Telecom Maringá - 25/20, 25/19 e 25/16 (SporTV) 
14h45: 
Minas Tênis Clube 0x3 São José dos Campos - 19/25, 21/25 e 23/25 (RedeTV)
8/11 (dom): 
18h: 
Voleisul/Paquetá x Juiz de Fora
19h: 
Montes Claros x Funvic/Taubaté
9/11 (seg), às 18h30: 
Lebes/Gedore/Canoas x Sesi-SP (SporTV) 
18/11 (qua), às 20h: 
Bento Vôlei/Isabela x Sada Cruzeiro

2ª rodada: 
11/11 (qua), às 18h30: 
Sada Cruzeiro x Lebes/Gedore/Canoas (SporTV) 
12/11 (qui): 
19h30: 
Juiz de Fora x Copel Telecom Maringá
São José dos Campos x Voleisul/Paquetá
20h: 
Sesi-SP x Montes Claros
Brasil Kirin x Minas Tênis Clube
Funvic/Taubaté x Bento Vôlei/Isabela 

0 comentários :

Postar um comentário