terça-feira, 27 de outubro de 2015

Sada Cruzeiro confirma favoritismo e atropela Capitanes de Arecibo na estreia do Mundial

Leal, Isac e Wallace comandam vitória mineira por 3 a 0 em Betim (MG); equipe volta à quadra nesta quarta


De Belo Horizonte.
Por João Vítor Marques.

27/10/2015 - O peso do favoritismo, amplificado pela ansiedade de uma estreia, nem de longe desestabilizou o Sada Cruzeiro. Jogando diante de sua torcida no Ginásio Divino Braga, em Betim (MG), os donos da casa iniciaram bem a caminhada em busca do bicampeonato e atropelaram o Capitanes de Arecibo. A diferença técnica ficou evidente com os erros e a fraca recepção dos atuais campeões porto-riquenhos, que permitiram aos jogadores do Sada até diminuírem o ritmo no terceiro set. No fim das contas, tranquilos 3 a 0 (parciais de 25 a 13, 25 a 18 e 25 a 20) e confiança aumentada para tentar se classificar em primeiro no grupo A do torneio.

Recuperado de lesão, Wallace foi um dos destaques do Sada, com nove pontos. Ao lado dele, Leal e Isac, os maior pontuadores do jogo com dez bolas no chão, também desequilibraram.

Pelo lado do Capitanes de Arecibo, Hector Soto foi o destaque. O atleta, que tem experiência internacional e já jogou na Rússia e na Itália, repetiu Leal e também pontuou dez vezes. Juntos, Muñiz e Caceres fizeram 15 pontos.

Recuperado de lesão, Wallace ajuda Sada Cruzeiro a vencer o Capitanes de Arecibo na estreia do Mundial.
Foto: FIVB

Nesta quarta (28), o Sada Cruzeiro volta à quadra às 20h10. Desta vez, o adversário é o poderoso Zenit Kazan, da Rússia, outro favorito ao título. A equipe européia também integra o grupo A do Mundial. Após folgar no primeiro dia da competição, os russos também entram em quadra na quinta. No outro grupo, Paykan Tehran (Irã), Ah Ahly (EGI) e UPCN (ARG) disputam as duas vagas para as semifinais do torneio (confira a tabela completa no fim da matéria).

Quando a bola subiu...

Apenas 20 minutos foram necessários para o Sada Cruzeiro fechar o primeiro set. Com Isac confiante, a equipe começou atropelando os azarões do Capitanes de Arecibo. A variedade de jogadas empolgava a torcida em Betim, que via os donos da casa chegarem a 8 a 2 na primeira parada técnica obrigatória. O domínio cruzeirense pouco foi ameaçado no primeiro set - a maioria dos pontos porto-riquenhos vieram em erros adversários. Uma sequência de dois bloqueios empolgou o Capitanes de Arecibo, mas não foi suficiente. Wallace, Leal e Isac encaminhavam a vitória tranquila do Sada, que abriu 20 a 10. Daí para frente, nenhum perigo para a equipe da casa. Vitória por 25 a 13, após belo saque de Wallace.

O segundo set parecia reservar mais equilíbrio que o primeiro. Ponto a ponto, as equipes chegaram ao primeiro tempo técnico com um 8 a 6 em vantagem do Sada. O equilíbrio, no entanto, durou pouco. Wallace mostrou de vez que está recuperado de uma hérnia de disco, e deu tranquilidade aos mineiros, que abriram 16 a 10. Não bastasse a inferioridade técnica do Capitanes de Arecibo, a equipe porto-riquenha voltou a errar como no primeiro set. Com isso, o caminho se abriu para o Cruzeiro de Leal, maior pontuador da partida até então, com oito pontos. No fim das contas, 25 a 18, após novo erro do Capitanes de Arecibo.

A forte chuva que caía em Betim atrasou o começo do terceiro set, mas não desconcentrou os donos da casa. William, Wallace e Leal comandaram os ataques cruzeirenses, que abriram 8 a 4. Mas as coisas se complicariam para o Sada. Conduzidos por Soto e Muñiz, o Capitanes de Arecibo explorava falhas no bloqueio mineiro. Bolas pelo meio de rede funcionavam e recolocaram os porto-riquenhos no jogo: 11 a 11. Mas quando o momento decisivo do jogo chegou, a experiência e a qualidade técnica do Cruzeiro falaram mais alto. Foi a hora dos tri-campeões da superliga mostrarem a força. E foi num ataque de Filipe que os mineiros fecharam o set em 25 a 20. Fim de jogo e classificação encaminhada para as semifinais.

Ficha do jogo:


Sada Cruzeiro (BRA) 3 x 0 Capitanes de Arecibo (PRI)
(25/13, 25/18, 25/20)


SADA CRUZEIRO (BRA)
Começaram: William, Wallace, Filipe, Leal, Éder e Isac. Líbero: Serginho.
Entraram: Alan e Fernando
Técnico: Marcelo Méndez 

CAPITANES DE ARECIBO (PRI)
Começaram: Edgardo Goas, Héctor Soto, Cáceres, Lozada, Matos e Muñiz. Líbero: Pedro Cabrera.
Entraram: Juan Figueroa e Nestor Bracero.
Técnico: David Alemán

1ª rodada da fase de grupos do Mundial de Clubes de Vôlei 2015
Local: Ginásio Divino Braga, em Betim (MG).
Data: 27/10/2015
Horário: 20h10 (horário de Brasília)

Arbitragem: Walter Hugo Vera Mechan (PER) e Wensheng Luo (CHI)

***

Mundial de Clubes de Voleibol Masculino 2015 - Betim (MG):



Grupo A: Sada Cruzeiro, Capitanes de Arecibo (PRI) e Zenit Kazan (RUS)
Grupo B: Paykan Tehran (Irã), Ah Ahly (EGI) e UPCN (ARG)



Tabela de jogos (horário de Brasília): 
Terça, dia 27: 
17h10: Paykan Tehran 3 x 0 Al Ahly
20h10: Sada Cruzeiro 3 x 0 Capitanes de Arecibo

Quarta, dia 28: 
17h10: UPCN x Al Ahly
20h10: Sada Cruzeiro x Zenit Kazan

Quinta, dia 29: 
17h10: Zenit Kazan x Capitanes de Arecibo
20h10: UPCN x Paykan Tehran

Sexta - Semifinais:
17h30: 1° do Grupo B x 2° do Grupo A
20h: 1° do Grupo A x 2° do Grupo B

Sábado:
11h40: 3° lugar
15h: Final

0 comentários :

Postar um comentário