Após abrir 2 a 0 e sofrer o empate, donos da casa vencem em 5º set polêmico. Minas-tenistas assumem a ponta pelo número de vitórias
Da Arena Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte.
Por Júlia Alves.
30/09/2015 - O Minas Tênis Clube é o novo líder do Campeonato Mineiro de Voleibol Masculino. O primeiro clássico da temporada 2015 foi vencido pelo time minas-tenista, que suou para derrotar o atual pentacampeão estadual, o Sada Cruzeiro. Com bom voleibol, apoiado nos ataques dos cubanos, o Minas abriu 2 a 0, acabou sofrendo o empate e teve que fechar no tie-break. O set decisivo teve um erro da arbitragem que prejudicou os cruzeirenses, que não conseguiram reverter a desvantagem após uma bola de Escobar, que passou por fora da antena e caiu na quadra, ser marcada como dentro. A vitória do time da Rua da Bahia por 3 sets a 2 teve parciais de 25/19, 28/26, 22/25, 27/29 e 15/13.
Os cubanos Yadrian Escobar e Raidel Gonzalez foram os nomes do Minas. Escobar anotou 22 pontos e dividiu o posto de principal pontuador com o oposto Alan, do Sada Cruzeiro, substituto do lesionado Wallace. Raidel anotou 20. A pontuação foi feita pelo Boleiros da Arquibancada, já que a Federação Mineira de Voleibol não realiza scout.
Com os dois pontos somados, o Minas chega a 16 pontos e seis vitórias. O Cruzeiro vem em segundo, também com 16, mas cinco vitórias e um jogo a menos.
Comandados por Escobar (#3), minas-tenistas assumem a ponta do estadual.
(Foto: Thomás Santos/Estúdio Treze/Boleiros da Arquibancada)
A Raposa ainda tem dois jogos por fazer, enquanto o Minas só tem mais um, o segundo clássico. Nessa reta final da primeira fase do Mineiro, os embates irão definir a ordem das equipes na classificação, determinando os confrontos da semifinal. O Sada Cruzeiro encara o Montes Claros, no dia 3 de outubro. A partida será realizada no Ginásio Tancredo Neves, em Montes Claros, às 17 horas. O Minas só retorna às quadras no dia 13 para enfrentar o Sada Cruzeiro, no Poliesportivo do Riacho, em Contagem, às 20 horas. Será o último jogo da primeira fase.
Logo mais, na Rádio B.A., confira as entrevistas gravadas após o confronto.
Clique e confira a galeria de fotos do jogo.
Quando a bola subiu...
A partida começou equilibrada, com as duas equipes disputando ponto a ponto. O Sada Cruzeiro, sem o lesionado Wallace e o selecionável Isac, forçava saques, porém, cedia muitos pontos para o Minas. Apesar dos erros, o time visitante esteve em vantagem nas duas paradas técnicas. Na reta final do set, o saque dos donos casa fez a diferença. Com dificuldades na recepção e o passe quebrado, o Sada não conseguia virar a bola e viu o adversário abrir vantagem. Após dois pontos de saque de Raidel, o Minas fechou a primeira parcial em 25 a 19.
No segundo set, o Minas manteve o mesmo ritmo, entretanto, encontrou um adversário melhor no ataque e no saque. Mesmo com um rendimento superior, o Sada não conseguiu parar a eficiente equipe minas-tenista, que foi para a primeira parada em vantagem de 8 a 6. Os visitantes voltaram a apresentar os mesmos erros do set anterior e o Minas abriu uma boa diferença no marcador. No entanto, em boa passagem de Leal no saque, o Sada fez quatro pontos seguidos e deixou tudo igual, 23 a 23, e o final do set emocionante. Foi ponto lá e cá, até que o levantador Everaldo decidiu com um ace, garantindo a vitória do Minas na segunda parcial, 28 a 26.
Everaldo decidiu o segundo set com um ace.
(Foto: Thomás Santos/Estúdio Treze/Boleiros da Arquibancada)
O terceiro set foi o mais equilibrado do jogo, com os dois times se revezando na ponta. A equipe da casa, muito bem na recepção, conseguia jogar com o passe na mão e virar a bola com facilidade. Dessa maneira, o set chegou ao seu primeiro tempo técnico com a diferença de dois pontos para o Minas. O Sada Cruzeiro, por sua vez, contou com o jovem o oposto Alan, que substitui o lesionado Wallace, para virar e ir para a segunda parada técnica em vantagem de 16 a 14. Muito consistente em toda a partida, o Minas pecou no fim do set, e o Sada aproveitou as falhas do adversário para fechar o set em 25 a 22.
Sem querer deixar o confronto ser decidido no tie-break, o Minas colocou um ritmo intenso na partida desde o princípio do quarto set. Aproveitando as falhas do adversários e sem vacilar no ataque, os donos da casa abriram quatro pontos de diferença. O Cruzeiro parecia não conseguir reverter a vantagem, até que, após boa sequência no saque, Rodriguinho, que entrou no lugar do apagado Filipe, tratou de igualar o marcador com um ace. A partir daí, o jogo voltou a ficar equilibrado e foi decidido por detalhes. O Minas esteve próximo de vencer o set. Em um erro de ataque cruzeirense, a bola iria para fora, quando bateu na ponta do pé. Quanto teve a oportunidade, o Sada não errou, conseguindo fechar a parcial em 29 a 27 e levar o jogo para o set desempate.
Leal participou bem do jogo a partir da reação cruzeirense.
(Foto: Thomás Santos/Estúdio Treze/Boleiros da Arquibancada)
Como não poderia ser diferente, no tie-break do clássico sobrou emoção. O Sada Cruzeiro começou melhor e logo abriu três pontos de diferença. O Minas reagiu, deixou tudo igual e colocou fogo no jogo. Apesar da qualidade técnica dois dos lados, o lance determinante para o resultado foi protagonizado pela arbitragem. Quando o set estava 9 a 8, o árbitro Luiz Coutinho anotou equivocadamente bola dentro do ataque do Minas, o que gerou muita discussão. A pancada de Escobar passou por fora da antena, revoltando os celestes. A polêmica da arbitragem tirou do trilho a equipe do Sada, que passou a acumular falhas. Mais estável emocionalmente, o time da casa chegou a fazer 13 a 9. Com Alan no saque, os visitantes esboçaram reação, diminuindo a diferença para 14 a 13. Porém, o Minas contou com o erro de Alan no saque para definir set em 15 a 13 e vencer o jogo.
Ficha do jogo:
Minas Tênis Clube 3 x 2 Sada Cruzeiro
25/19, 28/26, 22/25, 27/29, 15/13
MINAS:
Começaram: Everaldo, Escobar, Canuto, Raidel, Flávio e Pétrus. Líbero: Lucianinho.
Entraram: Leozão. Madaloz, Thiago e Eduardo.
Técnico: Nery Tambeiro
Técnico: Nery Tambeiro
SADA CRUZEIRO:
Começaram: William, Alan, Filipe, Leal, Éder, Pedrão Líbero: Serginho.
Entraram: Fernando, Moreno, Rodriguinho e Eder Levi.
Entraram: Fernando, Moreno, Rodriguinho e Eder Levi.
Técnico: Marcelo Méndez
Local: Arena Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte (MG)
Data: 30/09/2015
Horário: 19h (de Brasília)
Arbitragem: Luiz Henrique Coutinho (MG) e Gustavo Costa (MG)
0 comentários :
Postar um comentário