quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Vôlei: Campeonato Mineiro Masculino é oficialmente apresentado

Competição conta com cinco equipes, quatro delas integrantes da Superliga 2015/2016


De Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.

26/08/2015 - Foi apresentada oficialmente nesta quarta-feira (26) a edição 2015 do Campeonato Mineiro Masculino de Vôlei. Na verdade, a bola já subiu na última sexta (21), primeiro jogo entre Unincor/Três Corações e UFJF de Juiz de Fora, no ginásio Pelezão, em Três Corações. O time tricordiano venceu por 3 sets a 2 (25/27, 25/11, 19/25, 25/22 e 15/12). 

A temporada 2015 do estadual masculino de vôlei conta com cinco equipes. Além de Três Corações e UFJF, também estão na disputa outras três equipes confirmadas na Superliga 2015/2016 (assim como a UFJF): Montes Claros, Minas Tênis Clube e o atual pentacampeão mineiro, o Sada Cruzeiro. 


Marcelinho Ramos, Nery Tambeiro, Alexandre Fadul, Marcelo Méndez e Toninho Resende comandam as equipes neste Mineiro Masculino de Vôlei.
(Foto: Orlando Bento/Minas TC)

O Minas estreia no estadual nesta quinta-feira (27), às 19h, em Belo Horizonte. O duelo será contra o Unincor/Três Corações, na Arena Minas Tênis Clube, na Rua da Bahia. A estreia do Montes Claros também será contra o time de Três Corações, no Tancredo Neves, em Montes Claros, no dia 29, próximo sábado. Já o Sada Cruzeiro é outro que estreia contra a equipe do interior, mas em Três Corações, no dia 9. 

Na primeira fase, todos se enfrentam duas vezes e apenas uma das equipes ficará de fora das semifinais, marcadas para 17 de outubro, na casa do time de melhor campanha. A final será no dia seguinte, no mesmo local.

"Interiorização"

O vice-presidente da Federação Mineira de Voleibol, Tomás Mendes, destacou a "interiorização" como uma das atrações do campeonato. "É muito legal poder iniciar um novo Campeonato Mineiro, em que aumentamos o número de times, recebendo a equipe de Três Corações. E o legal é que a gente tem conseguido levar o campeonato pro interior. Fizemos jogos em Sete Lagoas, com ótima presença de público, também parcerias com a prefeitura de Mariana, confirmamos UFJF x Minas em Ponte Nova... então, tem sido muito gratificante. Aumenta a presença de público e conseguimos interiorizar o campeonato".

Para este ano, além dos jogos nas casas dos três times do interior (Três Corações, Montes Claros e Juiz de Fora), também haverá jogos em Ponte Nova (os dois entre Minas x UFJF em 12 e 13 de setembro) e em Sete Lagoas (dois mandos do Sada Cruzeiro contra Montes Claros e UFJF, em 25 e 26 de setembro). O Cruzeiro jogará apenas uma vez em sua casa, o Riacho, em Contagem (dia 13 de outubro, último jogo da primeira fase, contra o Minas).

Confira a tabela de jogos completa.



O Mineiro Masculino 2015 começou na última sexta, com vitória de Três Corações (azul) sobre a UFJF (amarelo).
(Foto: Cristiano Sávio/Divulgação FMV)


Hegemonia

Desde 2010, um ano depois do título do Montes Claros, o Sada Cruzeiro tem dominado o voleibol estadual (e, evidentemente, o nacional, com três títulos e cinco finais de Superliga nos últimos cinco anos). Após a chegada de Marcelo Méndez, foram cinco títulos mineiros de maneira consecutiva, com quatro finais disputadas no Riacho, em Contagem. Méndez se orgulha do feito, ainda mais por ter sido o primeiro torneio que teve a oportunidade de disputar e vencer no Brasil em 2009, ainda no comando de Montes Claros. Depois, de 2010 em diante, outros cinco títulos pelo Cruzeiro.

"Este ano teremos um torneio disputado e entraremos para vencer novamente. Estamos iniciando a temporada com muitos desfalques que estão defendendo as seleções, mas vamos aproveitar para dar ritmo e nos preparar bem para o Mundial de Clubes, no fim de outubro", afirmou Méndez, que disputará a sua sétima edição do estadual, em busca do sétimo título. Com a preparação em andamento sem muitos nomes do grupo, devido às convocações para seleções adulta e de base, o Sada Cruzeiro visa o Mundial de Clubes disputado em Belo Horizonte entre 27 de outubro e 1º de novembro.

"Surpresa"

Na temporada 2014/2015 da Superliga, o Minas Tênis Clube teve mais um ano com baixo investimento, devido à ausência de um patrocinador forte, e com muitos jovens atletas no elenco. Ainda assim, graças ao bom trabalho do técnico Nery Tambeiro, o tradicional clube da capital alcançou um surpreendente quarto lugar na Superliga. Para esta temporada, a situação será semelhante, com limitação ainda maior nas opções de banco.

Tendo em vista esta limitação, o objetivo da pré-temporada tem sido prevenir lesões para não reduzir ainda mais o grupo, evitando o que aconteceu com o levantador Everaldo na temporada passada, lesionado no primeiro set do primeiro jogo do Mineiro. Um dos remanescentes do último ano, Everaldo considera esse mais um desafio para outro jovem grupo minas-tenista. "O ano passado foi um desafio muito grande pra gente. Apesar de ser um time mais experiente, a maioria dos atletas estava buscando um espaço no mercado e num grande clube como o Minas. Então, era uma pressão grande. E esse ano não vai mudar muito. Estamos com um time menos experiente, mas um grupo muito dedicado. Focamos muito no trabalho, evolução dia a dia, que é o nosso objetivo até o fim da temporada".

Nesta quinta, confira aqui no B.A. a entrevista com Nery Tambeiro, comandante minas-tenista.

O técnico Nery Tambeiro e o levantador Everaldo seguem representando o Minas em 2015/2016.
(Foto: Orlando Bento/Minas TC)

Força do interior

Montes Claros e UFJF já se consolidaram no vôlei nacional como forças da primeira divisão. O MOC, oitavo colocado na última Superliga conseguiu um título mineiro e um vice-campeonato nacional no fim da década, e tenta voltar a incomodar os times de maior investimento. Já Juiz de Fora, aos poucos, também quer se fortalecer e manter-se entre os 12 principais times do país. Na temporada passada da Superliga, foi o nono colocado e acabou não avançando aos playoffs.

Tradicionalmente uma equipe que mobiliza seus torcedores, o Montes Claros conta com uma atração a mais em quadra: o retorno de André Nascimento ao vôlei e a Minas Gerais, onde construiu sua história e foi tricampeão representando o Minas Tênis Clube. "Pra mim, é um prazer voltar a jogar. Queria agradecer a toda equipe de Montes Claros por poder voltar ao cenário brasileiro e principalmente em Minas, onde passei por um grande ciclo de vitórias. Estou bastante motivado, bem confiante na equipe que temos, uma equipe jovem, e meu objetivo é estar bem realmente, passar alguma experiência para minha equipe e poder jogar", projetou o camisa 9.

"Eu senti muita agonia para voltar. Fiquei um tempo parado, mas realmente vi que não era a hora de parar. Eu senti realmente essa vontade de sentir essa adrenalina, e principalmente em Montes Claros, que é uma cidade que abraça o vôlei. Já joguei contra, sei como é. É mais um motivo de eu poder voltar", concluiu André. Em breve, confira aqui no B.A. a entrevista completa com André Nascimento, relembrando a carreira no Minas e projetando o futuro. Fique ligado. 

Do lado de Juiz de Fora, o técnico Alexandre Fadul terá a primeira oportunidade de disputar o Campeonato Mineiro. "Será a minha primeira oportunidade. Será um grande prazer fazer parte dessa competição extremamente difícil, com grandes equipes. Não tenho dúvidas de que teremos grandes jogos", afirmou Fadul, aproveitando para elogiar os outros projetos, como o de Três Corações. O técnico de Juiz de Fora também se mostrou confiante em seu grupo. "Temos um grupo jovem, atletas em sua primeira oportunidade, mas estamos trabalhando muito forte. Independente de serem jovens, falo para eles todos os dias que quando gente põe o pé dentro de quadra, nosso papel é lutar pela vitória, independente de quão forte seja o adversário".

Everaldo, André Nascimento, Serginho, Fábio Paes e Renato Hermely representaram os clubes na apresentação.
(Foto: Orlando Bento/Minas TC)

Para crescer no cenário nacional

O Unincor/Três Corações tem um claro objetivo para esta temporada: tentar ir bem no Mineiro e conseguir disputar a Superliga B, a segunda divisão nacional. O técnico Toninho Resende, à frente de um projeto que prioriza e privilegia atletas da região de Três Corações e a categoria de base, preferiu adotar "um discurso mais simples" para um projeto ainda dependente da vontade política. "Estamos tentando manter a chama do voleibol em Três Corações, não por ser uma cidade pequena, mas porque já tivemos uma equipe de Superliga, mas em outra realidade política, de apoio financeiro e de estrutura. Estamos tentando mostrar nosso trabalho na base", revelou Toninho, destacando a presença de 70% dos atletas do time principal formados na base.

"Três Corações já teve diversas gerações de grandes atletas de base, mas a cada momento político, de mudança de gestão, tivemos que abrir mão de todos os nossos futuros atletas para começar novamente. O fato de termos um parceiro como a Unincor nos dá uma perspectiva de dar uma continuidade ao trabalho, independente da política que venha a assumir a prefeitura no próximo ano. Primeiro, temos que tentar manter todo nosso elenco infanto-juvenil e juvenil e manter a estrutura", projetou o treinador tricordiano.

Mineiro Feminino

Ficou definida nesta semana também a fórmula de disputa do Campeonato Mineiro Feminino de Vôlei 2015. A competição contará com cinco equipes: Camponesa/Minas Tênis Clube e Dentil/Praia Clube, que disputam a Superliga e entram na competição estadual na fase final, e Mackenzie/ArcelorMittal, Minas Náutico e Vôlei Itabirito, que se enfrentam em turno e returno na fase classificatória. Dos três times que disputam a primeira fase, dois avançam para a disputa do quadrangular final com Minas e Praia, fase disputada no Praia Clube, em Uberlândia, casa do atual campeão estadual.

Os jogos finais serão realizados entre 28 e 31 de outubro, enquanto a fase classificatória terá início no próximo sábado (29), às 19h (de Brasília), com o jogo entre Mackenzie e Vôlei Itabirito, no ginásio do Mackenzie, em Belo Horizonte.

0 comentários :

Postar um comentário