quarta-feira, 17 de junho de 2015

Histórico! Jogo coletivo dos Warriors bate Cavs fora de casa, e franquia volta a ser campeã da NBA

Curry, Green e Iguodala somam 66 pontos e desequilibram na primeira conquista de Golden State após 40 anos de seca


De Belo Horizonte.
Por João Vítor Marques.

17/06/2015 - Nem os tênis dourados especiais de LeBron James para a partida nem a mística da garotinha cega Marlana Vanhoose (que cantou o hino dos EUA antes do jogo) nem o fator casa deram forças suficientes para o Cleveland Cavaliers nesta terça-feira. A noite era mesmo da melhor equipe da temporada na NBA: o Golden State Warriors. Liderados por Stephen Curry, Daymond Green e Andre Iguodala (o MVP das Finais), que juntos somaram 66 pontos, o time foi à Quicken Loans Arena, venceu por 105 a 97 e fechou a série da final em 4 a 2. Título histórico para a franquia, que não conquistava a NBA desde 1975.

Curry, o MVP da temporada, e Iguodala, o MVP das Finais.
(Foto: NBAE/Getty Images)

Esbanjando um jogo coletivo de muita velocidade, os Warriors tiveram em Andre Iguodala e Stephen Curry os principais cestinhas: 25 pontos para cada. O título de MVP das finais ficou para Iguodala, ao contrário do que era previsto antes do jogo 4, quando o ala assumiu a titularidade na vaga do grandalhão Andrew Bogut e mudou o cenário da decisão. Draymond Green completou o trio decisivo com um triplo-duplo: 16 pontos, 11 rebotes e dez assistências. Segundo brasileiro campeão do melhor basquete do mundo, Leandrinho permaneceu em quadra por quase 15 minutos e pontuou cinco vezes.

Pelo lado dos Cavs, sempre ele: mesmo bem marcado, LeBron James anotou impressionantes 32 pontos, 18 rebotes e nove assistências. Duplo-duplo para Tristan Thompson (15 pontos e 13 rebotes) e Mozgov (17 pontos e 12 rebotes). Boa partida de JR Smith, que pontuou 19 vezes.


Iguodala, surpreendentemente e merecidamente, o MVP das Finais.
(Foto: NBAE/Getty Images)

Quando a bola subiu...

Equilíbrio e nervosismo já “tradicionais” no começo dos jogos da série se repetiram nos primeiros minutos do duelo. De um lado, os Warriors não conseguiam acertar lances de três; do outro, três jogadas dos Cavs incompletas por conta do estouro dos 24 segundos. Saldo de 8 a 8. As bolas de três começaram a cair, e Stephen Curry entrou aceso no jogo: o MVP da temporada regular anotou nove dos 13 primeiros pontos dos visitantes.  A quantidade de turnovers e o pequeno aproveitamento no arremesso desequilibraram contra os Cavs. Ao fim do primeiro quarto, amplo domínio visitante e 28 a 15 no placar.

O segundo quarto voltou com o Cleveland um pouco melhor: Mozgov e LeBron deram maior equilíbrio entre defesa e ataque, e a equipe encurtou a diferença para sete pontos. Isso, aliado ao aproveitamento em arremesso de apenas 27% dos Warriors, fez com que os donos de casa entrassem de vez no jogo. As bolas de três e a movimentação rápida de bola davam sobrevida à Golden State, que conseguiu se recuperar. Os Cavs ainda enfrentavam dificuldades com a previsibilidade do ataque, limitado a investidas de um bem marcado LeBron James. Ainda assim, o craque conseguiu colocar fogo no jogo e diminuir a diferença ao fim do segundo quarto: 45 a 43.


Após Splitter, Leandrinho é o segundo brasileiro campeão da NBA.
(Foto: NBAE/Getty Images)

A virada do Cleveland veio já no começo do terceiro quarto, com belo arremesso de Tristan Thompson. Mas não era mesmo a noite dos Cavs. Livre, Green achou uma bola de três para os Warriors, que voltaram aos poucos a se distanciar: 61 a 51. A dobradinha Curry-Iguodala desequilibrava. Até a metade do quarto, tinham feito 29 pontos no jogo.  Veloz e com muita facilidade para envolver a defesa adversária, a equipe visitante seguia segura. Energizados com uma sequência de cravadas do reserva Ezili, os Warriors fecharam o quarto com 73 a 61.

Mas não se pode brincar com o time do melhor jogador do mundo. Liderados por LeBron, os Cavs conseguiram sete pontos seguidos e incendiaram a Quickens Loans Arena: 75 a 68. O jogo ganhava ares de tensão, com bolas de três consecutivas dos dois lados. No fim, no entanto, não teve jeito: prevaleceu a força da equipe, em detrimento do brilho individual de LeBron. Mesmo com a recuperação dos Cavs,  Draymond Green, Stephen Curry e Iguodala desequilibraram novamente e buscaram o título histórico para os Warriors: 105 a 97.


***

A caminhada até o título - Golden State Warriors 

Temporada regular: 67 vitórias e 15 derrotas - 1º colocado da Conferência Oeste

Playoffs: 
1ª rodada: 4x0 vs. New Orleans Pelicans
2ª rodada: 4x2 vs. Memphis Grizzlies
Final do Oeste: vs. 4x1 Houston Rockets

Final da NBA: vs. 4x2 Cleveland Cavaliers

***

PLAYOFFS - FINAL


Golden State Warriors 4x2 Cleveland Cavaliers - GSW CAMPEÃO

Jogo 2 - Domingo (7/6), às 21h: Cleveland Cavaliers 95 @ 93 Golden State Warriors
Jogo 3 - Terça (9/6), às 22h: Golden State Warriors 91 @ 96 Cleveland Cavaliers
Jogo 6 - Terça (16/6), às 22h: Golden State Warriors 105 @ 97 Cleveland Cavaliers

Relembre toda a temporada na página da NBA.

0 comentários :

Postar um comentário