Apesar das dificuldades para parar ataque sérvio, seleção conta com erros adversários para ganhar a 2ª partida na competição
Do Mineirinho.
Por João Vítor Marques.
31/05/2015 - Dos 50 pontos brasileiros nos dois primeiros sets, 22 foram em erros adversários. A equipe insegura, no entanto, logo deu lugar à vibrante seleção sérvia, que endureceu mais uma vez o jogo contra o Brasil, pela 2ª partida da Liga Mundial de Vôlei 2015, no Mineirinho. Apesar das dificuldades, a seleção comandada por Rubinho (que substitui Bernardinho, suspenso por 10 jogos), aproveitou ótima partida de Wallace e Riad para vencer por 3 sets a 1, parciais de 25/18, 25/20, 19/25 e 25/22.
Destaques na seleção brasileira, o oposto Wallace fez 19 pontos e o central Riad, 16. Do lado sérvio, mais uma vez, os ponteiros Ivovic, com 15 pontos, e a jovem estrela Uros Kovacevic, com 17, tiveram boas atuações.
Brasil sofre, mas derrota novamente a Sérvia no Mineirinho.
(Foto: Thomás Santos/Estúdio Treze)
(Foto: Thomás Santos/Estúdio Treze)
Após as duas vitórias conta a Sérvia, o Brasil volta à quadra contra a Austrália, em São Bernardo do Campo (SP). São dois jogos, marcados para os dias 5 e 7 de junho. Nas mesmas datas, a Sérvia encara a Itália, em Pesaro e Bologna. Em julho, outra cidade brasileira recebe partidas da seleção local: Cuiabá será o palco do clássico Brasil x Itália, últimos dois jogos do Grupo A da Liga Mundial.
A Itália, com duas vitórias fora de casa sobre a Austrália, lidera o grupo, com seis pontos. O Brasil vem em seguida, com cinco, já que o primeiro dos dois triunfos da equipe sobre a Sérvia foi por 3 a 2, que dá apenas dois pontos ao vencedor. Sérvia, com um, e Austrália, que ainda não pontuou, vêm em seguida. Os dois primeiros colocados dos grupos A e B e o campeão da segunda divisão se classificam à fase final da competição, que vai ser disputada no Rio de Janeiro. Como país sede, o Brasil já está garantido.
Quando a bola subiu...
O Brasil veio à quadra bastante modificado em relação ao primeiro jogo: Riad, Wallace e William entraram nos lugares de Lipe, Rapha e Vissotto. E foi o "mago" William quem começou ditando o ritmo do jogo. Explorando bem as pontas, especialmente com Lucarelli, e mais forte no bloqueio - com Riad -, os Brasil abriu 5 a 2. Lisinac até conseguiu dois bloqueios seguidos, mas a Sérvia chegou ao primeiro tempo com desvantagem de quatro pontos. Apesar da melhora na recepção, a equipe brasileira ainda apresentava algumas dificuldades do primeiro jogo. Mas nada que pudesse atrapalhar o resultado: se o Brasil errava, a Sérvia errava muito mais - foram 11 pontos cedidos de graça pelos europeus só no primeiro set. Isso, somado ao bom desempenho de Wallace e Lucarelli, levou os comandados de Rubinho à vitória por tranquilos 25 a 18.
Com Ivovic sacando muito forte, a Sérvia logo abriu três a zero no segundo set. O equilíbrio voltou quando Wallace apareceu nas pontas. O jogador do Sada Cruzeiro ainda emendou uma sequência de três saques e os donos da casa viraram: 8 a 6 no primeiro tempo técnico. Se de um lado a Sérvia tinha Uros Kovacevic, do outro, o Brasil tinha Riad, Wallace, Isac e Lucarelli dividindo a responsabilidade no ataque. As bolas nas pontas da Sérvia funcionavam e a equipe vibrava muito no Mineirinho. Mas não deu. A equipe européia seguiu errando muito e cedeu mais 11 pontos para o Brasil, que fechou em 25 a 20.
As luzes vindas da torcida para iluminar o ginásio no intervalo acenderam a Sérvia no início do terceiro set. Sempre explorando as pontas, a equipe européia abriu 8 a 4. O Brasil não conseguia reagir: passe quebrado e ataque com dificuldades para furar o bloqueio. Nessas horas, aparecia a bola de segurança: Wallace. O camisa 4 chamava a responsabilidade no ataque e ainda conseguiu encaixar uma sequência de saques para diminuir o prejuízo. Rali após rali, o Brasil chegou: 13 a 12 para os sérvios. Mas não deu. Os erros dos donos da casa se tornaram mais frequentes e a Sérvia contou com Kovacevic e Ivovic para recuperar a vantagem. E foi numa bola rápida pelo meio que Lisinac fechou o set em 25 a 19.
No quarto set, o ataque do Brasil voltou a funcionar. William começou a explorar as bolas de meio de rede com Riad e o bloqueio voltou a funcionar. Mas o equilíbrio continuava, num jogo intenso e cheio de ralis. Ao primeiro tempo técnico, 8 a 6 para os donos da casa. As equipes trocavam pontos, até que a Sérvia buscou virou o jogo: 15 a 14. Mas a tranquilidade na hora decisiva deu ao Brasil a vantagem: 19 a 17. Ponto a ponto, o jogo ganhava ares de tensão. E foi num erro do Uros Kovacevic, destaque sérvio, que o Brasil fechou o set: 25/22, e 3 a 1 no placar final.
Ficha de jogo:
Brasil 3x1 Sérvia
25/18, 25/20, 19/25 e 25/22.
BRASIL
Começaram: William (0 ponto), Wallace (19), Murilo (5), Lucarelli (9), Riad (16) e Isac (5). Líbero: Serginho.
Entraram: Evandro, Rapha, Lipe e Felipe.
Técnico: Rubinho.
SÉRVIA
Começaram: Atanasijevic (4), Jovovic (15), Kovacevic (17), Lisinac (13), Podrascanin (8) e Ivovic. Líbero: Rosic.
Entraram: Aleksa Brdjovic (3), Starovic (4) e Majstorovic.
Técnico: Nikola Grbic.
2ª rodada do Grupo A da Liga Mundial de Vôlei 2015
Local: Mineirinho, em Belo Horizonte.
Público: 8.054 presentes
Data: 31/05/2015
Horário: 10h (de Brasília)
Maior pontuador do jogo: Wallace, do Brasil - 19 pontos
Arbitragem: Mohamed Shahmiri (IRI) e Hernan Casamiquela (ARG).
0 comentários :
Postar um comentário