sábado, 21 de fevereiro de 2015

Sem brasileiros, semifinais do Rio Open são disputadas neste sábado

Bia Maia e João Souza foram eliminados nas quartas do Aberto do Rio de Janeiro, enquanto Bruno Soares parou na semi das duplas. Favoritos ao título, Nadal, Ferrer e Errani seguem na luta


De Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.

21/02/2015 - A sexta-feira (20) foi, definitivamente, muito longa no Rio Open, principal torneio de tênis da América do Sul e disputado Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro. Cheio de jogos longos, o dia de confrontos na quadra central só acabou no meio da madrugada, quando Rafael Nadal (3 do mundo e 1 do torneio) e Pablo Cuevas (23º do mundo e 6 do torneio) finalizaram a peleja que deu a Nadal uma apertada vitória em três sets. Mais cedo, o dia não foi bom para os brasileiros Bia Haddad Maia, João Souza e Bruno Soares, eliminados em um momento importante da competição.

Bia Maia esteve muito perto de eliminar a número 1 do torneio.
(Foto: Rio Open/Divulgação)

A eliminação mais sentida, sem dúvida, foi a de Bia Maia. A jovem canhota de 18 anos fez jogo grandioso contra a italiana Sara Errani, atual 16 do mundo e número 1 do torneio, esteve a um passo da vitória, mas não conseguiu concretizá-la. Após vencer o primeiro set por 6/3, com autoridade, Maia chegou a sacar duas vezes para fechar a partida no segundo set, mas a italiana fechou em 7/6 (2).

Aí os duelos mentais passaram a afetar a brasileira, que se abalou emocionalmente, chegando a chorar em quadra e sentiu fortes dores na perna antes de abandonar a partida com um 3/0 contra no terceiro set. Neste sábado, Errani jogará contra a sueca Johanna Larsson (69ª), que eliminou a alemã Dinah Pfizenmaier (142ª) por 6/4 e 6/0.

Feijão também foi eliminado nas quartas.
(Foto: Rio Open/Divulgação)

Já João Souza (88 do mundo e 2 do Brasil) viveu duas semanas surpreendentes jogando no Brasil. Após a semifinal do Brasil Open, em São Paulo, Feijão chegou com moral ao Rio de Janeiro e alcançou as quartas de final, com boas chances, inclusive, de chegar à a semi e se encontrar com David Ferrer. Porém, o paulista parou no austríaco Andreas Haider-Maurer (74º), em mais um dos jogos longos do dia: 7/6, 1/6 e 6/4, em 2h20min.

Haider-Maurer se encontrará com o espanhol David Ferrer, número 9 do mundo e 2 do torneio, que, igualmente, teve dificuldades contra o argentino Juan Monaco (66º). A vitória também só veio em três sets e após duas horas de confronto: 6/3, 4/6 e 6/2.

Outro belíssimo duelo do dia foi entre o italiano Fabio Fognini (28º) e o argentino Federico Delbonis (63º), que só foi finalizado por volta de 1h deste sábado. Fognini venceu por 6/4, 6/7 (10) e 7/6 (9), em 3h12min. O adversário mais provável para Fognini era Rafael Nadal, o que se concretizou, mas não de maneira tranquila, como a sexta-feira já poderia indicar.

Nadal também passou apuros contra Cuevas.
(Foto: Rio Open/Divulgação)

Contra o campeão do Brasil Open, o uruguaio Pablo Cuevas, Nadal esteve a um passo da derrota, quando Cuevas sacava com 5/4 a seu favor após ter vencido a primeira parcial por 6/4. Porém, Nadal conseguiu a quebra e embalou para fechar a segunda parcial em 7/5. Como acontece naturalmente em casos como esse, o resultado se encaminhou com tranquilidade e o número 3 do mundo fez 6/0 na última parcial para garantir seu lugar na semi e seguir defendendo o título.

Brasil fora também nas duplas

Bruno Soares e o austríaco Alexander Peya, dupla número 1 do Rio Open, não conseguiram passar pelo espanhol Pablo Andujar e o austríaco Oliver Marach e perderam em três sets. A vitória de Andujar/Marach foi por 6/1, 4/6 e 10-7. A final será contra o eslovaco Martin Klizan e o austríaco Philipp Oswald, que tiraram os colombianos Juan Sebastian Cabal e Robert Farah, campeões do Brasil Open na última semana.

O sábado (21)

Para este sábado (21), o dia de jogos começa às 13h (de Brasília) com o confronto entre Anna Schmiedlova e a romena Irina-Camelia Begu, pela semi feminina, que também terá Sara Errani x Johanna Larsson na sequência. Após as 17h, Andreas Haider-Maurer e David Ferrer se encaram antes de Rafael Nadal vs. Fabio Fognini.

A final de duplas masculina será o último jogo do dia na quadra central, entre Andujar/Marach e Klizan/Oswald. Na quadra 1, às 16h, a final das duplas femininas será entre Irina-Camelia Begu/Maria Irigoyen e Ysaline Bonaventure/Rebecca Peterson. Bonaventure e Peterson avançaram à decisão sem jogar a semi, já que Bia Maia não pôde entrar em quadra ao lado de Teliana Pereira.

Clique para conferir resultados, tabela de jogos e chaves completas do Rio Open.

0 comentários :

Postar um comentário