quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Rio Open: João Souza sofre, comete erros, mas vai às quartas

Feijão teve nas mãos a chance de fechar o jogo no segundo set, mas só conseguiu a vitória após três horas de partida


De Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.

18/02/2015 - Poderia ter sido mais tranquilo, mas João Souza, tenista número 88 do mundo e 2 do Brasil, teve que suar para eliminar o esloveno Blaz Rola (92º), nesta quarta-feira (18), pelas oitavas de final do Rio Open. Após vencer o primeiro set, Feijão teve nas mãos a oportunidade de fechar a segunda parcial, mas desperdiçou e teve que jogar o terceiro set. Sem se abater, apesar dos muitos vacilos, o paulista venceu o duelo por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 6/7 (9) e 6/4, e segue vivo na competição e em bom momento no circuito mundial. 

Nas quartas do Aberto do Rio de Janeiro, Souza vai enfrentar o austríaco Andreas Haider-Maurer (74º), que surpreendeu e eliminou o espanhol Tommy Robredo, número 3 do torneio e 18 do mundo. A vitória foi por 6/3 e 6/2, também nesta quarta-feira.

João Souza poderia ter avançado com mais tranquilidade.
(Foto: Rio Open/Divulgação)

O jogo

Feijão já começou o jogo quebrando o serviço adversário sem levar nenhum ponto. João Souza atacava forte, colocando em quadra a confiança conquistada pelos últimos resultados. Do outro lado, um adversário muito inconsistente foi quebrado outra vez, fazendo Souza chegar a 5 a 1. Sacando para o set no oitavo game, Feijão falhou e foi quebrado pela primeira vez, mas ainda tinha a vantagem. A vitória viria no décimo game, em 6/4.

Com o serviço quebrado no inicio do segundo set, Feijão esteve em desvantagem até o sétimo game, quando conseguiu devolver e empatar na sequência em 4 a 4. Com o brasileiro cometendo muitos erros, Rola chegou a ter três set points quando Souza sacava em 4/5, mas Feijão se salvou. No tie-break, João Souza não conseguiu se impor e viu o esloveno ter mais três set points, mas perdendo todos. Depois, quem teve três chances foi Souza, que cometeu erros infantis e deu nova chance ao europeu para fechar em 11-9.

Ao contrário do que normalmente acontece em cenários como esse, Feijão não se abateu no terceiro set. O brasileiro contou com o baixo desempenho do esloveno nos segundos serviços e conseguiu duas quebras a uma para fazer novo 6/4 e fechar o jogo em 2 sets a 1.

Marcelo Melo lesionou a coluna antes da estreia nas duplas e não conseguiu passar da 1ª rodada.
(Foto: Rio Open/Divulgação)

Bia Maia e Teliana Pereira mantêm Brasil vivo nas duplas. Lesionado, Melo dá adeus

Jogando contra a taiwanesa Chin-Wei Chan e a romena Raluca Olaru, as brasileiras Beatriz Haddad Maia e Teliana Pereira conquistaram a única vitória brasileira nos outros jogos do dia (com exceção de João Souza). A dupla brasileira venceu em dois apertados sets, parciais de 7/6 (2) e 7/6 (4). Nas quartas de final, o desafio será contra Elena Bodgan/Nicole Melichar.

Formando a parceira número 3 do lado masculino, Marcelo Melo e o austríaco Julian Knowle não tiveram a mesma sorte e deram adeus já na primeira rodada. Melo lesionou a coluna após o treinamento da tarde, ao abaixar para pegar o tênis, e entrou em quadra totalmente debilitado. O duelo contra o espanhol Pablo Andujar e o austríaco Oliver Marach terminou com vitória dos adversários por 2 sets a 0, com parciais de 6/0 e 6/3. 

Já Laura Pigossi e a montenegrina Danka Kovinic também pararam em Ysaline Bonaventure e Rebecca Peterson e perderam em três sets: 6/4, 3/6 e 12-10, pelas quartas de final. Mais cedo, Gabriela Cé também foi eliminada na segunda rodada de simples, como você conferiu aqui.

Ferrer vence a segunda

Se Tommy Robredo foi embora pra casa mais cedo, o também espanhol David Ferrer (cabeça de chave 2 e número 9 do mundo) fez diferente e confirmou o favoritismo diante do holandês Thiemo de Bakker (136º), vindo do qualifying. A vitória de Ferrer, no último jogo do dia na quadra central, foi por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (8), 2/0 e desistência do adversário. Ferrer terá nas quartas de final um bom duelo contra o argentino Juan Monaco, atual 66º do ranking.

0 comentários :

Postar um comentário