Interceptação de Malcolm Butler na linha do gol dá aos Pats o título do Super Bowl XLIX
De Aracaju.
Por Henrique Ferrera.
02/02/2015 - Tom Brady passou para quatro touchdowns, Malcolm Butler interceptou Russell Wilson na end zone e o New England Patriots virou uma desvantagem de dez pontos no quarto período para bater o Seattle Seahawks por 28 a 24 no Super Bowl, neste domingo (01).
Brady superou duas interceptações para liderar os Patriots ao seu quarto título de Super Bowl, se tornando o terceiro quarterback da história, junto com Terry Bradshaw, de Pittsburgh, e Joe Montana, de San Francisco, a ganhar quatro títulos.
Tom Brady celebra o tão sonhado quarto título. (Foto: AP/David J. Phillip) |
Primeira parte
Os times começaram o jogo sob o teto retrátil do University of Phoenix Stadium após lidar com algumas distrações nestas duas semanas, muito além dos burburinhos típicos de Super Bowl. Os Patriots estão sendo investigados por usar bolas murchas em sua vitória por 45 a 7 sobre Indianapolis no jogo do título da AFC. Enquanto isso, a estrela Lynch foi um espetáculo diário para os Seahawks nesta semana, já que o running back se recusou à responder as perguntas da imprensa.
No 12º confronto entre os times de melhor campanha desde 1975 e o segundo em sequência, os Seahawks (14-5) estavam tentando se tornar o primeiro time a ganhar Super Bowls seguidos desde os Patriots, uma década atrás. Seattle atropelou Denver por 43 a 8 ano passado.
Brady, o primeiro quarterback a ser titular em seis Super Bowls, teve apenas duas interceptações em seus primeiros cinco. Ele cometeu a sua primeira no primeiro quarto, na end zone, quando Jeremy Lane fez sua primeira interceptação na carreira em um passe horrível de Brady e disparou até Edelman o acertar com o capacete enquanto fazia o tackle. Lane foi para o vestiário com uma contusão no braço e ficou fora do resto da partida.
Brady se recuperou para mandar o seu 50º passe para touchdown em playoffs, recorde da NFL - de onze jardas para Brandon LaFell. Ele lançou passe de 22 jardas para Gronkowski com 31 segundos para o fim do segundo quarto, dando aos Patriots a vantagem de 14 a 7.
O completamente desconhecido Chris Matthews foi o destaque de Seattle no jogo. (Foto: AP/Matt York) |
Mas os Seahawks responderam rápido. Wilson andou oitenta jardas em cinco jogadas e 29 segundos. Robert Turbin correu dezenovo jardas. Wilson correu para mais dezessete jardas. Wilson encontrou Lockette para 23 jardas, e um facemask fez o time andar mais dez. Em vez de chutar um field goal, os Seahawks arriscaram mais uma jogada com seis segundos restando. Matthews venceu Logan Ryan e fez a recepção.
Segunda parte
Após a performance colorida de Katy Perry no intervalo, os Seahawks voltaram voando. O receiver desconhecido Chris Matthews teve um jogo sensacional nos primeiros três quartos, fazendo suas primeiras quatro recepções da carreira para 109 jardas. Matthews, primo do defensive end do Hall da Fama, Reggie White, havia jogado em apenas três jogos antes de recuperar a bola crucial do onside kick no jogo do título da NFC contra Green Bay.
Sua primeira recepção foi uma bola incrível de 44 jardas sobre Kyle Arrington até a linha de onze dos Patriots. Duas corridas depois, Lynch marcou em uma terceira para o gol na linha de três. A recepção seguinte de Matthews foi um TD de onze jardas, com dois segundos para o fim do segundo quarto. Ele fez uma recepção de 45 jardas na primeira sequência do terceiro quarto, deixando Steven Hauschka em posição de chutar um field goal de 27 jardas para abrir 17 a 14.
Na posse seguinte, de New England, o linebacker Bobby Wagner passou na frente de um passe de Brady para Rob Gronkowski e retornou seis jardas para a linha de 34 dos Patriots. Wilson teve uma corrida de quinze jardas, e Lynch correu catorze jardas antes do passe para TD de Baldwin, que sofreu uma falta por atitude antidesportiva na comemoração, abrindo 24 a 14 para os Seahawks sobre os Patriots, rumo ao quarto período.
New England virou o jogo no último período. (Foto: Kyle Terada/USA Today Sports) |
Com os Seahawks vencendo por 24 a 14, a defesa dos Patriots se segurou e Rob Ninkovich sacou Wilson, forçando o punt. Após Brady ser sacado na primeira jogada, ele comandou a campanha por 76 jardas para deixar New England em posição de chutar um field goal. A sequência de Brady, que culminou no passe para Amendola, deu a ele o recorde de passes para TD em Super Bowls, com onze. Brady também bateu o recorde de passes completos, com 37. Ele terminou com 328 jardas aéreas.
Perdendo por dez pontos no começo do quarto final, Brady comandou os Patriots à virada com um passe de cinco jardas para TD de Danny Amendola no fundo da end zone, e um de três jardas para Julian Edelman com 2:02 para o fim do jogo, que decretaria o placar.
Depois de Jermaine Kearse conseguir uma recepção de 33 jardas completamente insana, incrível e inacreditável para chegar a linha de cinco jardas dos Patriots, Marshawn Lynch correu quatro jardas até a linha de um. Mas Wilson, alinhado na formação shotgun, foi interceptado em passe que seguia para Ricardo Lockette.
Brady pulou desesperado na linha lateral e abraçou Belichick para celebrar a vitória. Um desanimado Wilson saiu do campo atordoado. Enquanto os Patriots (15-4) gastavam o relógio, os jogadores das duas equipes brigaram e o linebacker Bruce Irvin, dos Seahawks, foi expulso.
Os Patriots igualaram Dallas e Pittsburgh com mais aparições no Super Bowl, com oito. Eles se tornaram a sexta franquia a vencer pelo menos quatro. Brady e Belichick - a única parceria técnico-QB a chegar a seis juntos - lideraram os Patriots a três títulos entre 2001 e 2004.
E agora, ao quarto.
0 comentários :
Postar um comentário