terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Nadal passa por Bellucci na estreia e segue rumo ao bi do Rio Open

Após altos e baixos no primeiro set, número 3 do mundo atropela brasileiro na segunda parcial e avança à segunda rodada no Rio de Janeiro


De Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.

17/02/2015 - Quando o sorteio do Rio Open 2015 definiu o espanhol Rafael Nadal (3 do mundo e cabeça de chave 1) como primeiro adversário de Thomaz Bellucci, não foi em vão que todos lamentaram. Encarar o espanhol logo de cara não era nada bom para o tenista número 1 do Brasil e atual 64 do mundo, ainda mais após uma eliminação na estreia no Brasil Open, torneio de nível menor com relação ao Aberto do Rio de Janeiro (de nível ATP 500, enquanto o Aberto de São Paulo é 250). A expectativa geral foi confirmada na noite desta terça-feira (17), quando o espanhol derrotou Bellucci por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/1, em 1h31min de confronto disputado no Jockey Club Brasileiro.

No primeiro set, Nadal não jogou seu melhor tênis. Rafa cedeu duas quebras de saque para Thomaz, mas o brasileiro não conseguiu aproveitá-las, cometeu uma série de erros bobos e cedeu três quebras ao espanhol. No segundo set, Nadal não deu nenhuma chance a Bellucci e venceu com tranquilidade. Foi a quarta vitória do ex-número 1 do mundo em quatro jogos contra o paulista.

Campeão em 2014 quando retornava de lesão, Nadal busca o bi do Rio Open.
(Foto: Rio Open/Divulgação)

Leia também:

O adversário de Nadal nas oitavas sairá do confronto entre o espanhol Pablo Carreño Busta (55º) e o argentino Carlos Berlocq (76º), realizado também na noite desta terça-feira.

O jogo

Bellucci começou a partida com dificuldades para confirmar seu serviço, mas soltou a canhota para defender o saque. Nadal confirmou seu primeiro game com mais tranquilidade. Thomaz seguia mal em seus serviços até ser quebrado após seis break points para Nadal, que abriu 3 a 2. O espanhol voltou abrindo 40-0 no game seguinte, mas cometeu quatro erros não forçados consecutivos e viu Bellucci devolver a quebra (3 a 3). Porém, quem passou a errar foi o brasileiro, que não conseguiu manter o serviço na sequência e perdia por 4 a 3. Os dois tenistas tornaram-se muito instáveis em seus serviços e os dois games seguintes também foram de quebras, com Nadal chegando a 3 a 2 em breaks e sacando para o set em 5 a 4. Dessa vez sem vacilos, o número 3 fez 6/4, em 52 minutos.

O brasileiro voltou ao segundo set parecendo demonstrar que a postura seria diferente. Sacando, Bellucci abriu 40-0, mas logo voltou a cometer erros e Nadal aproveitou para quebrar e abrir 1 a 0. No game seguinte, Thomaz incomodou, deu pancadas, mas acabou vendo o espanhol confirmar. E aí Nadal embalou. A vitória veio em 6/1.

Ferrer também vence na estreia

Jogando contra o compatriota Daniel Gimeno-Traver (99º), o espanhol David Ferrer largou com vitória no Rio Open, no jogo que antecedeu Nadal vs. Bellucci. Cabeça de chave 2 e número 9 do mundo, Ferrer venceu por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/3. O próximo adversário será o holandês Thiemo de Bakker (136º), que eliminou o brasileiro Guilherme Clezar (230º) na segunda-feira (16).


Dia 3

O terceiro dia do Rio Open 2015, esta quarta-feira (17), começa com o segundo desafio da surpresa brasileira Gabriela Cé (261ª), que desafia a sueca Johanna Larsson (69ª) após boa vitória na estreia. Na sequência, o espanhol Tommy Robredo (18º) encara o austríaco Andreas Haider-Maurer (74º). Às 16h45 (de Brasília), Marcelo Melo estreia nas duplas ao lado do austríaco Julian Knowle e contra Pablo Andujar/Oliver Marach. Nos jogos da noite, a partir das 19h, João Souza (88º) joga a segunda rodada contra Blaz Rola (92º) e David Ferrer encara Thiemo de Bakker.

Na quadra 1, as brasileiras Bia Maia e Teliana Pereira jogam a competição de duplas contra Chin-Wei Chan e Raluca Olaru, enquanto Laura Pigossi e a montenegrina Danka Kovinic enfrentam Usaline Bonaventure e Rebecca Peterson na quadra 2.

Clique para conferir resultados, tabela de jogos e chaves completas do Rio Open.

0 comentários :

Postar um comentário