quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Mundo do Tênis - Nas quadras da Austrália #4

Azarenka vence duelo de ex-líderes do ranking, favoritos avançam e brasileiro vai à segunda rodada nas duplas. Veja detalhes do 4º dia do Australian Open 2015


De Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.

22/01/2015 - Victoria Azarenka está mesmo disposta a voltar a se colocar entre as principais tenistas no ranking mundial. Atrapalhada por uma lesão no pé que a deixou um bom tempo de molho no ano passado, a atual 44ª do mundo venceu nesta quinta-feira (22) seu segundo desafio no Australian Open, o primeiro Grand Slam de tênis do ano. Azarenka tirou a dinamarquesa Caroline Wozniacki, cabeça de chave número 8 e outra ex-número 1 do mundo. Falando em número 1, os favoritos Serena Williams e Novak Djokovic também venceram, assim como outros grandes tenistas. O brasileiro Bruno Soares também avançou nas duplas masculinas, enquanto André Sá deu adeus logo na estreia.

Em busca do retorno ao topo, Azarenka avançou à terceira rodada.
(Foto: Ben Solomon/Tennis Australia/Divulgação Australian Open)

Azarenka em evolução

O duelo entre ex-melhores do ranking feminino movimentou a faixa noturna do Aberto da Austrália, no encerramento da segunda rodada da chave de simples. Victoria Azarenka desafiou a dinamarquesa Caroline Wozniacki e se saiu bem, Disposta a comprovar que pode voltar a figurar entre as primeiras, a bicampeã do Slam de Melbourne venceu por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/2. Após vencer dois anos seguidos (2012 e 2013), Azarenka chegou apenas às quartas de final no ano passado. Vika segue firme no torneio e terá outra pedreira na terceira rodada: ela irá enfrentar a tcheca Barbora Zahlavova Strycova (23ª) na terceira rodada.

Favoritos avançam

Ainda na segunda rodada da chave feminina, a americana Serena Williams, número 1 do mundo, sofreu demais no primeiro set contra a russa Vera Zvonareva, atual número 203 do ranking mundial e ex-número 2 (em queda após cirurgia no ombro). Após garantir a vitória na parcial com extrema dificuldade em 7/5, o jogo mudou completamente no segundo set. Serena aplicou um 'pneu', 6/0, e se garantiu na terceira rodada. Williams irá jogar contra a ucraniana Elina Svitolina, cabeça de chave 26.

Cabeça de chave 4, a tcheca Petra Kvitova derrotou a alemã Mona Barthel (44ª) por 6/2 e 6/4. A próxima adversária de Kvitova será a americana Madison Keys (35ª). Número 6, a polonesa Agnieszka Radwanska eliminou a sérvia Johanna Larsson (70ª) com extrema tranquilidade: 6/0 e 6/1. Radwanska terá a americana Varvara Lepchenko (cabeça de chave 30) como adversária na terceira rodada. 

Número 1 entre os homens, Novak Djokovic não teve nenhum problema contra o russo Andrey Kuznetsov (88ª). Vitória por 3 sets a 0, com parciais de 6/0, 6/1 e 6/4. Djoko jogará contra o espanhol Fernando Verdasco, cabeça de chave 31. Atual campeão, o suíço Stanislas Wawrinka (4) teve dificuldades, mas venceu o romeno Marius Copil (194º) em três sets: 7/6 (4), 7/6 (4) e 6/3. Stan irá enfrentar o finlandês Jarkko Nieminen (72º).

O japonês Kei Nishikori (5) derrotou o croata Ivan Dodig (86º) em três sets (4/6, 7/5, 6/2 e 7/6) e jogará contra o americano Steve Johnson (38º). Já o número 8 Milos Raonic fez 3 a 0 no americano Donald Young (6/4, 7/6 e 6/3), 56º do mundo. O canadense jogará contra o alemão Benjamin Becker (41º).


O Brasil no Australian Open

Bruno Soares está na segunda rodada da chave de duplas masculinas. Assim como Marcelo Melo, que venceu seu primeiro desafio no Australian Open 2015 na madrugada desta quarta-feira (21), Soares e o parceiro austríaco Alexander Peya derrotaram a dupla formada pelo sérvio Viktor Troicki e o russo Mikhail Youzhny, sem dificuldades, por 2 sets a 0. As parciais foram de 6/1 e 6/4, em pouco mais de uma hora de jogo. A dupla cabeça de chave número 5 jogará agora contra Oliver Marach e Michael Venus.

Pelo torneio de duplas mistas, Bruno Soares estreia na madrugada desta sexta (23), ao lado da indiana Sania Mirza. O jogo será contra a húngara Timea Babos e o americano Eric Butorac. Soares e Mirza, campeões no último US Open, formam a dupla cabeça de chave número 1 do Aberto da Austrália.

Também nesta quinta-feira em Melbourne, o brasileiro André Sá foi eliminado da chave de duplas masculinas. Ao lado do croata Mate Pavic, ele perdeu para a dupla cabeça de chave número 11, formada pelos colombianos Juan Sebastian Cabal e Robert Farah. A vitória colombiana foi por 2 sets a 1, de virada, com parciais de 3/6, 6/3 e 6/2.

Dia 5

A sexta (23) é de abertura da terceira rodada da chave de simples. O suíço Roger Federer (2) fará o último jogo do dia na quadra principal, após 0h30 (de Brasília). Na Margaret Court, Tomas Berdych (7) encara Viktor Troicki e Simona Halep (3) enfrenta Bethanie Mattek-Sands.

Na faixa noturna (6h de Brasília), Maria Sharapova (2) enfrenta Zarina Diyas (31), duelo seguido por Rafael Nadal (3) contra Dudi Sela.

Veja a agenda completa do dia 5.

Clique para conferir todos os resultados do dia 4.

Diariamente, além da cobertura dos jogos principais, confira a coluna "Mundo do Tênis - Nas quadras da Austrália", trazendo os detalhes do primeiro Grand Slam do ano. 

0 comentários :

Postar um comentário