quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Mundo do Tênis - Nas quadras da Austrália #3

Gigantes em apuros: Nadal e Sharapova sofrem, mas seguem no Australian Open. Marcelo Melo estreia com vitória


De Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.

21/01/2015 - Maria Sharapova e Rafael Nadal entraram em quadra nesta quarta-feira (21) imaginando classificações em sets diretos e já de olho na terceira rodada do Australian Open 2015, o primeiro Grand Slam de tênis da temporada. Porém, logo após o primeiro set de suas partidas, os dois perceberam que a história seria diferente. No segundo jogo do terceiro dia na Rod Laver Arena, Sharapova, a número 2 no ranking feminino, esteve muito perto da derrota para a compatriota Alexandra Panova, apenas a 150ª do mundo. Já Nadal, o número 3 entre os homens, jogou batalha de mais de quatro horas contra o americano Tim Smyczek, apenas o 112º do ranking. Porém, os dois top 10 se salvaram e seguem na competição.

A quarta-feira também foi dia de estreia e vitória brasileira nas duplas. Marcelo Melo está na segunda rodada.

Emocionado com a vitória, Nadal sofreu (e muito) para ir à terceira rodada.
(Foto: Jason Lockett/Tennis Australia/Divulgação Australian Open)

Gigantes em apuros

Rafael Nadal e Tim Smyczek abriram a faixa noturna (manhã brasileira) com um jogo espetacular. Após Nadal controlar o primeiro set e vencer por 6/2, o americano assumiu o controle e dominou. Com 12 a 2 em winners e três quebras de serviço, Smyczek empatou o jogo com um 6/3. No terceiro set, o equilíbrio prevaleceu, com o americano vencendo apenas no tie-break, por 7/6 (2). Perdendo por 2 a 1, Nadal teve que remar muito para não ser derrotado e, no quarto set, não deu nenhuma chance em seus serviços e conseguiu uma preciosa quebra para fechar em 6/3. No quinto set, tensão. Nadal teve que sacar em 4/5, mas suportou a pressão e conseguiu uma quebra no 11º game. Sacando para o jogo, ele fechou em 7/5. Vitória de Nadal por 3 sets a 2, com parciais de 6/2, 3/6, 6/7 (2), 6/3 e 7/5. O espanhol irá enfrentar o israelense Dudi Sela (106º).

Já a russa Maria Sharapova, tenista número 2 do mundo, teve que superar os próprios erros para seguir no seu objetivo de voltar ao topo do ranking mundial. A top 10 esteve muito perto da eliminação, mas passou pela sua compatriota, Alexandra Panova. Mesmo acumulando 51 erros não forçados e baixo desempenho no saque (só 56% dos primeiros serviços entraram), Sharapova segue viva no torneio. Maria começou atropelando e, mesmo com um apagão que complicou seu jogo durante todo o segundo e terceiro sets, saiu vencedora. A vitória por 2 sets a 1 teve parciais de 6/1, 4/6 e 7/5. Sharapova jogará agora contra a cazaque Zarina Diyas (31º).

Com menos problemas, Federer também avançou à terceira rodada.
(Foto: Getty Images)

O suíço Roger Federer, cabeça de chave 2, sofreu um pouco menos. Ele derrotou o italiano Simone Bolelli (48º), sem tanta dificuldade. Vitória de virada por 3 sets a 1, com parciais de 3/6, 6/3, 6/2 e 6/2, e classificação para enfrentar o italiano Andreas Seppi (46º). Já o cabeça de chave 6, Andy Murray, passou fácil pelo australiano Marinko Matosevic (81º), fazendo 6/1, 6/3 e 6/2, e duelará contra o português João Sousa (55º). O número 7, Thomas Berdych, eliminou o austríaco Jurgen Melzer (108º) fazendo 7/6 (0), 6/2 e 6/2. Berdych irá jogar contra o sérvio Viktor Troicki (54º).

Do lado feminino, a número 3, Simona Halep, fechou o dia com duplo 6/2 sobre Jarmila Gajdosova (62ª), e irá enfrentar Bethanie Mattek-Sands (258º). A número 7, a canadense Eugenie Bouchard, passou pela holandesa Kiki Bertens (72º) por 6/0 e 6/3 e enfrentará Caroline Garcia (36º).

O Brasil no Australian Open

Marcelo Melo estreou com grande atuação na chave de duplas masculinas. Ao lado do croata Ivan Dodig, o mineiro derrotou o alemão Andre Begemann e o holandês Robin Haase por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (2) e 6/2. Melo e Dodig fizeram jogo primoroso, sem dar oportunidades para que os adversários crescessem. No equilibrado primeiro set, o bom trabalho de saque fez a diferença. No segundo, a vitória foi ainda mais tranquila, facilitada por duas quebras de serviço logo de cara.

Na segunda rodada em Melbourne, a dupla cabeça de chave número 4 da competição irá enfrentar o vencedor do duelo entre Andrey Golubev/Denis Istomin e Thanasi Kokkinakis/Nick Kyrgios.

O Brasil ainda conta com outros dois representantes nas duplas masculinas. Bruno Soares, formando a quinta melhor dupla ao lado do austríaco Alexander Peya, e André Sá, junto ao croata Mate Pavic, estreiam às 22h (de Brasília) desta quarta-feira (21). Na quadra 11, Sá jogará contra os colombianos Juan Sebastian Cabal e Robert Farah. Já Soares, na quadra 12, encara o sérvio Viktor Troicki e o russo Mikhail Youzhny.


Dia 4

As partidas de segunda rodada da chave de simples seguem nesta quinta-feira (22). O quarto dia na Rod Laver Arena, a partir das 22h (de Brasília) desta quarta, será aberto com Agnieszka Radwanska (6) contra Johanna Larsson (70ª). Na sequência, os dois líderes do ranking jogam. Primeiro, Serena Williams (1) encara Vera Zvonareva (203ª), e, na sequência, tem Novak Djokovic (1) contra Andrey Kuznetsov (88ª).

Na faixa noturna (a partir das 6h de Brasilia), Victoria Azarenka (44ª) e Caroline Wozniacki (8) fazem duelo de duas ex-primeiras do mundo, enquanto a top 10 Petra Kvitova (4) encara Mona Barthel (43ª) ainda durante a próxima madrugada. Também nas primeiras horas do dia, o atual campeão Stanislas Wawrinka (4) será desafiado por Marius Copil (194º), enquanto e Kei Nishikori (5) enfrenta Ivan Dodig (86º).

Veja a agenda completa do dia 4.

Clique para conferir todos os resultados do dia 3.

Diariamente, além da cobertura dos jogos principais, confira a coluna "Mundo do Tênis - Nas quadras da Austrália", trazendo os detalhes do primeiro Grand Slam do ano. 

0 comentários :

Postar um comentário