terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Bellucci e Feijão são eliminados na primeira rodada do Australian Open

Brasileiros não conseguem manter bom nível por muito tempo e são superados por Ferrer e Dodig


De Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.

20/01/2015 - Números 1 e 2 do Brasil, Thomaz Bellucci (65º do mundo) e João Souza (115º geral) tiveram desafios complicados na primeira rodada do Aberto da Austrália, o primeiro Grand Slam de tênis da temporada. Entrando como azarão contra o espanhol David Ferrer, cabeça de chave número 9, Bellucci arrancou o primeiro set, mas levou a virada após mais um de seus apagões. Já Souza, o "Feijão", endureceu o duelo contra o croata Ivan Dodig (86º do ranking), chegou a ter a oportunidade de vencer um set, porém, perdeu os três.

Fora da chave de simples, o Brasil ainda é representado pelos brasileiros Bruno Soares, André Sá e Marcelo Melo nas duplas. Melo, ao lado do croata Ivan Dodig, estreia logo mais contra o alemão Andre Begemann e o holandês Robin Haase.

Ferrer conseguiu virar o jogo e atropelar Bellucci após o primeiro set.
(Foto: Getty Images)

Esperar qualquer resultado diferente era improvável para Thomaz Bellucci. David Ferrer sofreu com o bom jogo do brasileiro no primeiro set, mas, dali em diante, encaminhou a virada com certa tranquilidade. Cheio de erros não forçados (59 a 26), Bellucci não conseguiu jogar mais. Ferrer chegou a vencer 12 games consecutivos. A vitória do espanhol por 3 sets a 1 teve parciais de 6/7 (2), 6/2, 6/0 e 6/3. O próximo desafio de Ferrer será contra o ucraniano Sergiy Stakhovsky (71º), que eliminou o sérvio Dusan Lajovic (68º) em cinco sets: 6/3, 4/6, 6/4, 6/7 (3) e 6/4.

Ligado no jogo, Thomaz Bellucci dificultou as coisas desde os primeiros games contra David Ferrer. O brasileiro chegou a incomodar no terceiro game, mas não conseguiu a quebra. Depois, foi pressionado no game seguinte, e confirmou com muito custo. Bellucci fazia jogo competitivo e o primeiro set só foi definido no tie-break. Ferrer cedeu mini-break e o brasileiro aproveitou. A vitória de Thomaz veio em 7/6 com 7-2 no tie-break.

Porém, o "gás" do brasileiro acabou. Acumulando erros não forçados e cedendo três quebras a Ferrer, Thomaz perdeu por 6/2. No terceiro set, o brasileiro nem viu a bola e levou um "pneu": 6/0. Sem errar, Ferrer fez 6/3, com duas quebras de serviço. Sexta vitória de Ferrer em sete jogos contra Bellucci.


João Souza é outro que sofreu com os erros não forçados. Foram 70 durante o jogo contra o croata Ivan Dodig, que venceu por 3 sets a 0, parciais de 6/4, 7/5 e 6/4. Feijão chegou a estar a um game de fechar o segundo set, mas vacilou e permitiu a virada. Agora, Dodig, parceiro de Melo nas duplas, irá enfrentar o japonês Kei Nishikori, cabeça de chave número 5, que tirou o espanhol Nicolas Almagro: 6/4, 7/6 (1) e 6/2.

Cometendo muitos erros não forçados, João Souza foi quebrado por Dodig logo em seu segundo game de serviço. As muitas falhas do brasileiro facilitavam um pouco as coisas para o croata. Dodig seguiu com a quebra até o décimo game, quando sacou para a vitória na parcial por 6/4.

Feijão voltou com boa postura para o segundo set. Agressivo, bem nas devoluções e preciso nas subidas à rede, abriu 4 a 0. Conseguindo devolver uma das quebras, Dodig voltou pro jogo e pressionou no fim. Na hora de fechar, João Souza começou a errar muito, com falhas em sua esquerda. Sacando em 5/3, foi quebrado. Abatido, perdeu seu serviço mais uma vez no 11º game e Dodig virou para 6/5. O croata confirmou o 2 a 0 fazendo 7/5.

Quebrado logo no início do terceiro set, Souza teve que devolver o prejuízo de imediato para seguir brigando pelo jogo. Porém, ainda errando muito, cedeu nova quebra para Dodig, que fechou em 6/4.

Clique para conferir todos os resultados do dia 2 do Australian Open.

Logo mais, confira a coluna "Mundo do Tênis - Nas quadras da Austrália", trazendo os detalhes do segundo dia do primeiro Grand Slam do ano. 

0 comentários :

Postar um comentário