Brasileiros não conseguem manter bom nível por muito tempo e são superados por Ferrer e Dodig
De Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.
20/01/2015 - Números 1 e 2 do Brasil, Thomaz Bellucci (65º do mundo) e João Souza (115º geral) tiveram desafios complicados na primeira rodada do Aberto da Austrália, o primeiro Grand Slam de tênis da temporada. Entrando como azarão contra o espanhol David Ferrer, cabeça de chave número 9, Bellucci arrancou o primeiro set, mas levou a virada após mais um de seus apagões. Já Souza, o "Feijão", endureceu o duelo contra o croata Ivan Dodig (86º do ranking), chegou a ter a oportunidade de vencer um set, porém, perdeu os três.
Fora da chave de simples, o Brasil ainda é representado pelos brasileiros Bruno Soares, André Sá e Marcelo Melo nas duplas. Melo, ao lado do croata Ivan Dodig, estreia logo mais contra o alemão Andre Begemann e o holandês Robin Haase.
Ferrer conseguiu virar o jogo e atropelar Bellucci após o primeiro set.
(Foto: Getty Images)
Esperar qualquer resultado diferente era improvável para Thomaz Bellucci. David Ferrer sofreu com o bom jogo do brasileiro no primeiro set, mas, dali em diante, encaminhou a virada com certa tranquilidade. Cheio de erros não forçados (59 a 26), Bellucci não conseguiu jogar mais. Ferrer chegou a vencer 12 games consecutivos. A vitória do espanhol por 3 sets a 1 teve parciais de 6/7 (2), 6/2, 6/0 e 6/3. O próximo desafio de Ferrer será contra o ucraniano Sergiy Stakhovsky (71º), que eliminou o sérvio Dusan Lajovic (68º) em cinco sets: 6/3, 4/6, 6/4, 6/7 (3) e 6/4.
Ligado no jogo, Thomaz Bellucci dificultou as coisas desde os primeiros games contra David Ferrer. O brasileiro chegou a incomodar no terceiro game, mas não conseguiu a quebra. Depois, foi pressionado no game seguinte, e confirmou com muito custo. Bellucci fazia jogo competitivo e o primeiro set só foi definido no tie-break. Ferrer cedeu mini-break e o brasileiro aproveitou. A vitória de Thomaz veio em 7/6 com 7-2 no tie-break.
Porém, o "gás" do brasileiro acabou. Acumulando erros não forçados e cedendo três quebras a Ferrer, Thomaz perdeu por 6/2. No terceiro set, o brasileiro nem viu a bola e levou um "pneu": 6/0. Sem errar, Ferrer fez 6/3, com duas quebras de serviço. Sexta vitória de Ferrer em sete jogos contra Bellucci.
Cometendo muitos erros não forçados, João Souza foi quebrado por Dodig logo em seu segundo game de serviço. As muitas falhas do brasileiro facilitavam um pouco as coisas para o croata. Dodig seguiu com a quebra até o décimo game, quando sacou para a vitória na parcial por 6/4.
Feijão voltou com boa postura para o segundo set. Agressivo, bem nas devoluções e preciso nas subidas à rede, abriu 4 a 0. Conseguindo devolver uma das quebras, Dodig voltou pro jogo e pressionou no fim. Na hora de fechar, João Souza começou a errar muito, com falhas em sua esquerda. Sacando em 5/3, foi quebrado. Abatido, perdeu seu serviço mais uma vez no 11º game e Dodig virou para 6/5. O croata confirmou o 2 a 0 fazendo 7/5.
Quebrado logo no início do terceiro set, Souza teve que devolver o prejuízo de imediato para seguir brigando pelo jogo. Porém, ainda errando muito, cedeu nova quebra para Dodig, que fechou em 6/4.
Clique para conferir todos os resultados do dia 2 do Australian Open.
0 comentários :
Postar um comentário