Na abertura da nova "Era Dunga", camisa 10 decide com golaço e seleção brasileira bate adversários das quartas da Copa
De Belo Horizonte.Por Vinícius Silveira.
06/09/2014 - Foram 59 dias após o vexatório 7 a 1 para a Alemanha na semi da última Copa do Mundo. Passada mais um Mundial, a seleção brasileira recomeçou sua vida com seu "novo velho" treinador. Dunga comandou o Brasil no primeiro amistoso pós-Copa e os canarinhos venceram a Colômbia por 1 a 0, gol único marcado por Neymar, cobrando falta já na reta final. O segundo duelo no retorno de Dunga já tem data marcada: será na próxima terça-feira (9), às 22h (de Brasília), no MetLife Stadium, em Nova Jersey.
Seu reencontro com a camisa amarela não poderia ser melhor.
(Foto: Rafael Ribeiro/CBF)
Outro fator importante foi o reencontro de Neymar com seu algoz naquele Mundial. O volante Zuñiga tirou o atacante da Copa do Mundo após uma joelhada nas costas do craque brasileiro. Passado aquele triste episódio, ambos de cumprimentaram antes da partida começar, e Neymar mostrou ao meio-campista que jogo de futebol ganha-se jogando bola e não apenas com artifícios antidesportivos.
O jogo
Ainda com uma base vinda da última Copa do Mundo, o técnico Dunga utilizou-se de jogadores que não estiveram presentes no Mundial do Brasil. Casos do zagueiro Miranda, do lateral Filipe Luis e do atacante Diego Tardelli, além dos outros jogadores que entraram na etapa final. O Brasil mostrou mobilidade em campo, mesmo sem explorar a máxima qualidade de seus atletas. Por sua vez, a Colômbia iniciou partida muito previsível e se ressentindo de ritmo de jogo de seus principais jogadores, já que a maioria dos convocados atua no futebol europeu. No velho continente, a temporada está no início.
Mesmo com apenas três treinamentos desde a reunião dos jogadores convocados, a seleção brasileira tinha qualidade em campo. Sempre explorando a velocidade e a movimentação de Neymar e Diego Tardelli, o Brasil chegava com facilidade, mas não aproveitava. A Colômbia fez o goleiro Jefferson sujar as luvas apenas uma vez em um chute de Cuadrado.
No segundo tempo, a história ficou ruim para a Colômbia com o segundo cartão amarelo do atacante Cuadrado. Com um a mais, o Brasil se plantou na defesa colombiana e partiu para uma pressão incessante. Dunga começou a fazer as mudanças na equipe, como as entradas dos volantes Elias e Fernandinho, dos meias Éverton Ribeiro e Philippe Coutinho e do atacante Robinho nos lugares de Luiz Gustavo, Ramires, Willian, Oscar e Diego Tardelli.
O time tinha a partir de então um meio-campo ainda mais leve, mas ainda um pouco de desorganização. Porém, aos 37 minutos, o gol saiu no brilho individual do camisa 10 e novo capitão. Neymar cobrou falta com perfeição e anotou o único gol da partida.
Ficha do jogo
Brasil 1 x 0 Colômbia
BRASIL:
Jefferson; Maicon, Miranda, David Luiz (Marquinhos) e Filipe Luis; Luiz Gustavo (Elias), Ramires (Fernandinho), William (Everton Ribeiro) e Oscar (Philippe Coutinho); Diego Tardelli (Robinho) e Neymar.
Técnico: Dunga
COLÔMBIA
Ospina, Zuñiga (Mejía), Zapata, Valdés e Pablo Armero; Aldo Ramirez (Arías), Sanchéz (Ramos), Cuadrado e James Rodriguez (Falcão Garcia); Gutierrez (Bacca) e Jackson Martínez (Guarín).
Técnico: José Pekerman
Amistoso de futebol
Local: Sun Life Stadium, em Miami (EUA)
Público: 73.429 pagantes
Data: 05 de setembro de 2014
Gol: Neymar, aos 37 minutos do segundo tempo
Árbitro: Dave Gantar (CAN)
Auxiliares: Daniel Belleau (EUA) e Phillippe Briere (CAN)
0 comentários :
Postar um comentário