quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Cruzeiro vence jogo duro contra o Bahia e segue com 7 de folga; Atlético para no Corinthians

Raposa sai atrás, mas tem força e qualidade para virar e abrir vantagem novamente; Galo não impede retorno do Timão ao G-4


De Belo Horizonte.
Por Vinícius Silveira.

11/09/2014 - A noite dos times mineiros prometia ser feliz e proveitosa. No entanto, apenas o lado azul de Minas Gerais teve o que comemorar. Os alvinegros assistiram a derrota do Galo em São Paulo para o Corinthians, com gol marcado pelo meia Petros, que conseguiu reverter uma suspensão de seis meses para três jogos. Já no Mineirão, o Cruzeiro venceu o Bahia, de virada, por 2 a 1. Os gols foram de Éverton Ribeiro (pênalti) e Ricardo Goulart, após o ex-atleticano Rafael Miranda abrir o placar na etapa inicial. O embate valia pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Com o resultado, o Cruzeiro volta a deixar sete pontos de diferença para o segundo colocado, o São Paulo (46 contra 39). Já o Bahia amarga a zona de rebaixamento: é o lanterna com apenas 15 pontos ganhos. Na próxima rodada, os celestes vão à capital paulista encarar o São Paulo, em confronto direto às 16h, no Morumbi. No mesmo dia e horário, os tricolores recebem o Figueirense, no Joia da Princesa, em Feira de Santana.

De volta da seleção, Éverton Ribeiro comemora o gol de empate.
(Foto: Gualter Naves/LightPress/Site oficial do Cruzeiro)

Cruzeiro sofre, mas vence

O Bahia foi o responsável pela última derrota celeste no Mineirão. No fim do Brasileiro 2013, os baianos venceram por 2 a 1 e esta vitória ajudou a equipe da Boa Terra a se livrar do descenso naquele campeonato. No entanto, o Cruzeiro começou assustando nos primeiros minutos. Primeiro com uma bola na trave na cabeçada de Manoel, e a segunda na falta cobrada por Lucas Silva, que parou no travessão. 

Disposto a engrossar pra cima do Cruzeiro, o tricolor tinha sua estratégia de contra-ataque pronta para pegar os cruzeirenses. Aos 25 minutos, Guilherme Santos cruzou da esquerda e Rafael Miranda, revelado pelo Galo, abriu o marcador no Mineirão. O gol baiano desestruturou os celestes, que só tiveram uma nova chance de marcar após boa trama entre Ricardo Goulart e Marcelo Moreno, mas o boliviano arrematou para fora.

No segundo tempo, sem demora, Marcelo Lomba defendeu uma cabeçada à queima roupa de Manoel. Dois minutos depois, o árbitro Marcos Mateus Pereira apontou pênalti de Guilherme Santos em Ricardo Goulart. O zagueiro Tite reclamou e levou amarelo. Ironicamente, o defensor aplaudiu o juiz, que acabou o expulsando. Na cobrança, Éverton Ribeiro deixou tudo igual no placar.

No decorrer do segundo tempo, o Cruzeiro foi ficando cada vez mais ofensivo. Alisson e Dagoberto entraram nos lugares de Henrique e Marquinhos. A velocidade nas pontas era a tônica do time celestes. O Bahia insistia em contra-ataques. Depois de tanto pressionar, os cruzeirenses foram à loucura com o gol da virada marcado por Ricardo Goulart aos 25 minutos. Alegria do lado azul de Minas Gerais. O Cruzeiro ainda pressionou, mandou bolas na trave e também sofreu contra-ataques, mas o placar não foi alterado.

Livre da suspensão, Petros marcou na vitória do Corinthians.
(Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians/Divulgação)

Corinthians vence Atlético-MG e quebra jejum negativo

Na Arena de Itaquera, o Corinthians não jogou seu melhor futebol, mas foi o suficiente para bater o Atlético por 1 a 0. O gol do Timão foi marcado por Petros, que havia levado 180 dias de suspensão por empurrar um árbitro, mas teve sua pena encurtada para apenas três jogos. O volante estava habilitado para jogar, pois o aviso só poderá ser cumprido após publicação da punição, o que deve acontecer amanhã.

O Atlético chegou a pressionar e a criar chances antes mesmo de levar o gol, aos 13 minutos. O clube mineiro poderia ter empatado, mas faltou eficiência no ataque. O técnico Levir Culpi escalou a equipe com o quarteto ofensivo formado por Diego Tardelli, Luan, Carlos e Jô. Carlos, que vinha bem, foi substituído no início da segunda etapa por Guilherme, o que tirou um pouco da velocidade da equipe, que não vence fora de casa desde a sexta rodada (quando fez 3 a 2 contra o Vitória).

Com o resultado, o Corinthians, que não vencia há três jogos - dois empates e uma derrota -, retornou ao G-4 e termina a rodada em terceiro, com 36 pontos. O Atlético estacionou na oitava posição com 30 pontos. O timão volta a jogar domingo (14), às 16h, contra o Flamengo, no Maracanã. No mesmo dia, só que às 18h30, o Galo receberá o Grêmio no Independência.

***

20ª rodada - Brasileirão: 
Quarta (10/9), às 19h30: 
Palmeiras 1x0 Criciúma 
Grêmio 1x0 Atlético-PR 
21h: 
Coritiba 3x0 Chapecoense 
Sport 3x1 Santos 
22h: 
Goiás 1x0 Flamengo 
Vitória 2x0 Internacional 
Quinta (11/9), às 19h30: 
Corinthians 1x0 Atlético-MG 
20h30: 
Cruzeiro 2x1 Bahia

Classificação: 
1º - Cruzeiro - 46 pontos (20 jogos) 
2º - São Paulo - 39 pontos (20 jogos)
3º - Corinthians - 36 pontos (20 jogos)
4º - Internacional - 34 pontos, 10 vitórias e 7 gols de saldo (20 jogos)
5º - Grêmio - 34 pontos, 10 vitórias e 4 gols de saldo (20 jogos)
6º - Fluminense - 32 pontos (20 jogos)
7º - Sport - 31 pontos (20 jogos)
8º - Atlético-MG - 30 pontos (20 jogos)
9º - Goiás - 27 pontos (20 jogos)
10º - Santos - 26 pontos (20 jogos)
11º - Figueirense - 25 pontos, 7 vitórias, -8 gols de saldo e 18 gols pró (20 jogos)
12º - Flamengo - 25 pontos, 7 vitórias, -8 gols de saldo e 16 gols pró (20 jogos)
13º - Atlético-PR - 25 pontos e 6 vitórias (20 jogos)
14º - Botafogo - 22 pontos (20 jogos)
15º - Palmeiras - 21 pontos (20 jogos)
16º - Chapecoense - 20 pontos e 5 vitórias (20 jogos)
17º - Coritiba - 20 pontos e 4 vitórias (20 jogos)
18º - Vitória - 18 pontos, 4 vitórias e -8 gols de saldo (20 jogos)
19º - Criciúma - 18 pontos, 4 vitórias e -17 gols de saldo (20 jogos)
20º - Bahia - 17 pontos (20 jogos)

0 comentários :

Postar um comentário